19 3234 9317 ibicamp@ibicamp.com.br

A CONQUISTA DA SANTIDADE

Uma instrução de Deus

Vamos abrir a Bíblia Sagrada no Livro de Números, capítulo trinta e três, e o versículo cinqüenta em diante. Disse ao Senhor a Moisés, nas campinas de Moabe, junto ao Jordão, na altura de Jericó: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando houverdes passado o Jordão para a terra de Canaã, desapossareis de diante de vós todos os moradores da terra, destruireis todas as pedras com figura e também todas as suas imagens fundidas, as deitareis abaixo, todos os seus ídolos. Tomareis a terra em possessão e nela habitareis, pois esta terra eu vo-la dei para a possuirdes; herdareis a terra por sortes, segundo as vossas famílias; à tribo mais numerosa dareis herança maior, à pequena, herança menor. Onde lhe sair a sorte, esse lugar lhe pertencerá. Herdareis segundo as tribos de vossos pais. Porém se não desapossardes de diante de vós os moradores da terra, então os que deixardes ficar, ser-vos-ão como espinhos nos vossos olhos, e como aguilhão nas vossas ilhargas, e vos perturbarão na terra em que habitardes. E será que farei a vós outros como pensei fazer-lhes a eles. Que Deus, na sua infinita bondade, abençoe os nossos corações face à leitura da Sua santa Palavra. Estamos aqui diante de um relato esplêndido, espetacular, justamente quando Deus está dando a orientação para Moisés, antes que ele atravessasse o Jordão para conquistar a Terra de Canaã. Ele está dizendo que quando Israel chegasse à Terra Prometida, era para desapossar e expulsar todos os moradores da terra. Era para destruir todas as pedras com figuras e também todas as imagens fundidas. Era para deitar por terra, destruir, eliminar completamente.

 

Muitas vezes ficamos a pensar, mas por que Deus vai tirar os povos da terra, que viviam naquela região, de uma maneira tão drástica, para assentar ali o Seu povo, para colocar os Seus filhos? Se você ler a história do povo cananeu, você poderá observar que esse povo era como um câncer na terra. Esse povo estava naturalmente espalhando pelo globo da terra toda a sua imoralidade, idolatria e feitiçaria –- tudo aquilo que era coisa pecaminosa estava com esse povo. O povo cananeu habitava nessa época a Terra de Canaã, terra que Deus havia prometido a Abraão, a Isaque e Jacó. E agora chegava o momento de conquistar esse terreno. Mas essa área de terra agora estava ocupada pelos cananeus, ferezeus, jebuzeus, gigazeus –- todos os tipos de “eus” estavam habitando a Terra de Canaã. E ali campeava, naturalmente, a idolatria, a feitiçaria, a imoralidade, a perversidade, o ateísmo, tudo aquilo que era anti-Deus e que era nocivo ao ser humano na face da terra. E então, no trecho que lemos, Deus está orientando Moisés: “Quando entrardes nessa terra, desapossareis de diante de vós todos os moradores que lá estão. Não é para deixar nem um cananeu habitando na terra. Destruireis todas as pedras com figuras. E também todas as suas imagens fundidas deitareis abaixo, todos os seus ídolos.” E Deus faz uma advertência enfática, no versículo cinqüenta e cinco: Porém se não desapossardes de diante de vós os moradores da terra, então os que deixardes ficar ser-vos-ão como espinho nos vossos olhos e como aguilhão nas vossas ilhargas. Aqui está a orientação de Deus. Deus na sua soberania, Ele sabe o que faz. Ele determina e ao homem não é dado discutir. É para fazer aquilo que Ele manda. Ele é soberano, Ele é Senhor. Não pode a criatura ficar discutindo com o seu Criador, “por que fazes assim?” [ [1] ] Absolutamente não. Deus deu uma determinação, e essa determinação deveria ser cumprida exatamente como Deus determinara.

 

Irmãos queridos, vocês sabem que não foi Moisés quem liderou o povo na conquista da Terra Prometida. Ele não chegou a atravessar o Jordão. Ele viu a terra, de longe. Mas a orientação foi dada, e a orientação foi passada para o sucessor de Moisés, chamado Josué. Josué agora estava com a incumbência justamente de eliminar todos os habitantes da Terra de Canaã, onde o seu povo iria habitar. Onde o povo de Deus iria se estabelecer. E eles, com toda a certeza, começaram a conquistar a terra. Você viu a tomada de Jericó, uma coisa realmente fabulosa, realmente algo magnífico –- como foi que Deus, apenas com um toque de trombeta, e com o alarido de seu povo, Ele destruiu aquela cidade. De fato foi milagrosamente que aquilo aconteceu. Em seguida enfrentaram um problema na conquista de Ai, porque estavam seguros de si. Foram com pouca gente para a conquista e agiram assim pensando na sua própria força, ignorando que Deus sempre tinha de ser reconhecido no comando.

 

Um expediente ingênuo, mas de repercussão gigantesca

Então foram conquistando um terreno aqui, outro terreno ali, foram avançando; mas de repente algo aconteceu na surdina, porque Satanás é astuto. Ele enviou ali um povo com um estratagema terrível: ele mandou os gibeonitas, e você encontra este relato dos gibeonitas no capítulo nove do Livro de Josué, que diz o seguinte: Sucedeu que ouvindo isto todos os reis que estavam daquém do Jordão nas montanhas e nas campinas, em toda a costa do Mar Grande defronte do Líbano, os heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os jebuseus, e os heveus, se ajuntaram eles de comum acordo para pelejar contra Josué e contra Israel. Os moradores de Gibeom, porém, ouvindo o que Josué fizera com Jericó, e com Ai, usaram de estratagema e foram e se fingiram de embaixadores, levaram sacos velhos sobre os seus jumentos, odres de vinho velhos, rotos, e consertados, e nos pés sandálias velhas e remendadas, roupas velhas sobre si, e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento. Foram ter com Josué, ao arraial, em Gilgal, e lhe disseram a ele e aos homens de Israel: Chegamos de uma terra distante; fazei pois agora aliança conosco! E os homens de Israel responderam aos heveus: porventura habitais no meio de nós, como pois faremos aliança convosco? Então disseram a Josué: somos teus servos. Então lhes perguntou Josué: Quem sois vós e de onde vindes? Responderam-lhe: teus servos vieram de uma terra muito distante, por causa do nome do Senhor, teu Deus, porquanto ouvíamos a sua fama, e tudo quanto fez no Egito, e tudo quanto fez aos dois reis dos amorreus que estavam dalém do Jordão, a Seom, rei de Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que estavam em Astarote. Pelo que nossos anciãos e todos os moradores da terra nos disseram: Tomai convosco provisão alimentar para o caminho, e ide ao encontro deles e dizei-lhes: Somos vossos servos, fazei pois aliança conosco! Esse nosso pão tomamos quente das nossas casas no dia em que saímos para vir ter convosco. E ei-lo aqui agora, já é seco e bolorento. E estes odres eram novos quando os enchemos de vinho, e ei-los aqui já rotos, e estas nossas vestes, estas nossas sandálias já envelheceram por causa do muito longo caminho. Então os israelitas tomaram da provisão e não pediram conselho ao Senhor. Josué concedeu-lhes paz e fez com eles a aliança, de lhes conservar a vida, e os príncipes da congregação lhes prepararam, ou lhes prestaram juramento. Ao cabo de três dias, depois de terem feito a aliança com eles, ouviram que eram seus vizinhos e que moravam no meio deles.

 

Veja que estratégia foi esta que estes cananeus prepararam justamente para não serem eliminados de dentro da Terra de Canaã, onde Deus havia determinado a Josué que exterminasse a todos os habitantes da terra. Era para destruir, era para erradicar todos os cananeus, ferezeus, jebuzeus, todas as suas memórias –- era para remover todas as suas lembranças, limpar completamente a terra; e este grupo de gibeonitas, que eram também cananeus, habitantes daquela terra, eles vieram com essa estratégia, enganaram a Josué e todos os príncipes de Israel. E Josué prestou juramento a eles de que seriam habitantes da terra, que nada de mal lhes aconteceria; e quando eles descobriram que eram cananeus, seus vizinhos, já era tarde demais. Eles tinham feito aliança. E a palavra do homem naquele tempo valia. Não havia como voltar atrás. A única coisa que Josué pôde fazer foi transformá-los em tiradores de água e rachadores de lenha até “o dia de hoje,” como diz a Palavra de Deus. Mas não puderam eliminar esses cananeus da terra. Estavam moralmente impedidos pela palavra empenhada.

 

Conseqüências da obediência parcial

Meus queridos irmãos, vocês sabem por que Israel sofre até o dia de hoje? Por que a nação judaica sofre até o dia de hoje? Justamente por não ter cumprido a determinação divina. Aquilo que Deus estabelecera, ou seja, que eles deveriam eliminar todos os cananeus da terra, todos os ferezeus, todos os gigazeus, era para fazer uma limpeza completa. E diz a Bíblia, “aqueles que você deixar ficar, esses lhes servirão como espinhos nos seus olhos e como aguilhão nas suas ilhargas, e vão perturbar vocês na terra em que vocês vão habitar”. Eles começaram a limpar a terra. Eles tiraram um núcleo de cananeus dali, um núcleo de ferezeus dali adiante, tiraram depois um grupo de heteus mais adiante –- mas foram deixando um aqui, outro ali, e foram deixando, por misericórdia deles, uns aqui e outros ali. Irmãos queridos, eu quero que vocês entendam que quando Deus fala, é porque Ele tem razão. Ele sabe o que está dizendo. Deus sabe perfeitamente qual é o futuro de uma pessoa, qual é o futuro de uma nação, qual é o futuro de uma sociedade. Ele sabe. Daqui do princípio Ele já conhece o fim. Ele sabe de todas as coisas, Ele conhece os passos que estão lá adiante. Ele sabia que, se eles deixassem os cananeus habitando na terra, daqui há pouco o povo de Israel estava se misturando com o ateísmo e com a idolatria daquele povo, deixando-se influenciar por todo o tipo de feitiçaria que era praticado na Terra de Canaã. Foi por isso que Deus disse: “Elimine todos porque, se você deixar um que seja, vocês vão sofrer grandemente, e as conseqüências serão desastrosas, trágicas!” Quando solicita ou pede uma coisa, Deus sabe o que está dizendo, sabe o que está falando. Deus sabe de todas as coisas, louvado seja o Seu santo nome!

 

E é por isso que nós perguntamos, ainda há pouco, se você sabe por que Israel sofre até o dia de hoje? É porque desobedeceu a determinação divina. Aqueles que eles deixaram ficar, até hoje são como espinhos nos olhos deles e como aguilhão em suas ilhargas. Havia um terreno a ser conquistado para que o povo de Deus fosse ali assentado; porque Deus tinha um plano com este povo, e por isso Ele deu esta determinação. Glorificado seja o nome de Jesus para sempre!

 

Muito bem. E nós começamos a pensar muitas vezes: “Mas que povo é este, que Deus tanto fala, e eles não obedecem!” Pois Deus está lhes dizendo como proceder, mas eles preferem os seus próprios caminhos. E ficamos olhando muitas vezes para o povo judeu, povo que foi iluminado, teve o privilégio que nenhuma outra nação da terra usufruiu, de conhecer o Deus verdadeiro; povo que experimentou os milagres magníficos que aconteceram a partir do Egito, a abertura do Mar Vermelho e toda a sua trajetória pelo deserto. Este povo via de perto a mão de Deus, via todas essas coisas maravilhosas; mas estavam lá, de vez em quando caindo, fazendo um bezerro de ouro, caindo na idolatria. E quando chega na Terra de Canaã, Deus dá uma ordem: “Eliminem todos os habitantes da terra. Tirem do seu meio toda a idolatria, qualquer vestígio deste povo que viveu aqui. Porque neste lugar vai habitar um povo santo. Mas cuidado, não deixem ficar absolutamente nada, porque aquele e aquilo que vocês deixarem, vocês terão problemas.” E quando observamos hoje a nação de Israel, às vezes dizemos: “eles estão fazendo isto?” Tudo o que está acontecendo com eles é por causa da desobediência.

 

Uma aplicação para os nossos dias

Mas eu quero que você preste atenção neste momento, meu querido irmão. Deus usou pessoas, povos e acontecimentos, para nos deixar lições impressionantes. Quando o Senhor nos tirou da perdição e nos resgatou deste mundo, você veio como um terreno totalmente minado. A sua vida achava-se completamente estragada. O Apóstolo São Paulo, escrevendo aos coríntios, diz o seguinte, no capítulo seis, versículo nove: Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis. Nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores, herdarão o reino de Deus. Esta era a triste situação, ou é a triste situação do pecador quando se chega a Deus. Esta era a minha situação e também a sua. Viemos de um mundo totalmente idólatra, contaminado pelo pecado; quando chegamos à casa de Deus, chegamos com todo aquele ranço do mundo. O mundanismo tomava conta de nossa vida. A nossa carne tinha uma força tremenda: idolatria, feitiçaria, inimizade, porfia, isso tudo, como diz Gálatas, capítulo cinco, fazia parte da nossa vida. Mas a potente mão de Deus nos alcançou, fomos resgatados do mundo e fomos colocados e plantados na Sua Igreja. Na hora em que chegamos à Igreja, Deus começou a falar conosco dizendo para eliminarmos da nossa vida todas essas coisas que tínhamos trazido do mundo. É para eliminarmos tudo aquilo que se chama pecado em nossa vida: é para limpar completamente.

 

Quando você chegou na igreja, veio com o vício do cigarro, da bebida, das drogas, do sexo, da violência, da mentira, da falcatrua, você veio com todas essas coisas lá de fora e Deus disse: “Conquiste esse terreno, porque agora o que vai habitar aí é santo. O que vai estar presente agora na sua vida é santo, e você precisa limpar o terreno; você precisa conquistar o terreno da santidade,, porque em você eu vou colocar o meu espírito. Nesse terreno vai habitar o meu Espírito, vai habitar uma nova criatura, vai habitar uma nova pessoa, nascida de Deus, e o terreno precisa ser conquistado! E se porventura você deixar alguma coisa aí, algum vestígio do velho homem, isto vai lhe servir como espinho nos seus olhos e como aguilhão na sua ilharga, e vai perturbar você durante toda a sua caminhada e trajetória na vida espiritual.” Conclusão: você passou a eliminar o cananeu do vício do cigarro, tirou da sua vida o cananeu da bebida, tirou da sua vida o cananeu da prostituição, foi eliminando um por um; a cada vitória você glorificava a Deus, a cada acontecimento você exaltava o nome do Senhor, porque adversários terríveis que estavam nesse terreno, que você nunca pôde conquistar, agora com facilidade você ia desalojando e mandando embora. Quantos e quantos anos tentando deixar o cigarro e não podia; quantos e quantos anos tentando deixar as drogas e não tinha jeito; quanto tempo tentando deixar o vício da bebida e não tinha condições para isto! Mas de repente, quando Deus disse, “vai e conquista”, Ele estava com você, dando força, dando capacidade e dando a vitória; e você foi eliminando um por um dos cananeus da sua vida.

 

Mas irmãos queridos, assim como Gibeom usou aquele estratagema para enganar Josué e todos os príncipes de Israel, é preciso que você abra bem os seus olhos agora, porque é capaz que um pecado na sua vida já tenha feito aliança com você e você até agora não conseguiu destruir ou tirar este cananeu que está perturbando a sua vida. Você eliminou o vício da bebida, glória a Deus! Você eliminou o vício das drogas, você eliminou enfim a mentira que tomava conta da sua vida –- mas será que não chegou um daqueles pecados na sua vida e disse: “Não, isto aqui não tem importância, isto aqui não faz mal, um pouquinho disto, ou um pouquinho daquilo; isso não faz diferença, diferença é você ser um viciado; mas uma vez ou outra…” E você foi fazendo alianças com esses cananeus, exatamente quando Deus havia dito que é para eliminar toda a sua memória, é para tirar todos os cananeus da vida, o cananeu da droga, da bebida, do cigarro, da prostituição, da mentira, é para eliminar completamente! Não é para deixar núcleos aqui e núcleos ali, não, porque eles vão se refazer! E, como diz a Bíblia, vão servir de espinho nos seus olhos e de aguilhão nas suas ilhargas! E vão perturbá-lo na sua vida espiritual –- quantas e quantas pessoas nós não encontramos hoje na igreja que têm uma vontade extraordinária de servir a Deus, que têm uma vontade grandiosa de ser uma bênção nas mãos do Senhor, de ser um atalaia vivo nas mãos do Espírito Santo, mas não podem, não há progresso, por que? Porque deixaram um cananeu em sua vida!

 

Um triste caso no nosso tempo

Estive lendo recentemente um e-mail que foi mandado pela equipe de David Wilkerson, onde tratam do drama de um grande homem, de um grande pregador na outra América. Aquele homem arrebatava multidões, pregava para milhares e milhares de pessoas e um dia surgiu certo boato de que havia algum problema sexual na vida daquele homem. Quando David Wilkerson pegou o telefone e foi conversar com aquele pregador, ele simplesmente confessou: “Pastor David Wilkerson, eu tenho um problema de imoralidade sexual desde a minha infância. Eu consegui eliminar todos os vícios e pecados da minha vida, mas este pecado de imoralidade sexual eu não consegui tirar da minha vida”. Então David Wilkerson declarou para aquele pastor: “Se você não eliminar este cananeu, isto vai servir de espinho nos seus olhos e de aguilhão nas suas ilhargas, e vai perturbar o seu ministério, e você não poderá progredir!” Pouco tempo depois aquele homem foi flagrado em seu pecado. Porque um cananeu estava habitando na sua vida, foi grande a queda daquele pregador! Porque deixara um simples cananeu conviver em sua existência –- e quão grave perturbação causou!

 

A conduta para a santificação

O Apóstolo São Paulo prossegue dizendo na Carta aos Coríntios: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. É lícito beber um gole de cachaça? É; é lícito tragar um cigarro? É; é lícito andar de cabeça para baixo no meio da rua? É; é lícito, mas não é conveniente, meu filho. Isso não convém ao cristão, não convém ao crente, não é conveniente para mim, não é conveniente também para você! Nós temos é que conquistar a cada passo, a cada dia, a cada instante, este terreno da santidade, da pureza; é isto que nós precisamos fazer, é isto que você precisa fazer! Diz Paulo ainda, no versículo treze, veja só: Os alimentos são para o estômago, e o estômago para os alimentos; mas Deus destruirá tanto este como aqueles. Porém o corpo não é para a impureza, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. A Bíblia não diz que você é templo [ [2] ] do Espírito Santo? A Bíblia declara que você é templo de Deus, que o Espírito de Deus habita na sua vida; e você vai pegar esse templo tão precioso e levar para um prostíbulo? Para um ambiente de bebida alcoólica? para um cinema, para assistir um filme pornográfico? Ou pegar uma revista “Playboy” e sair se deleitando nela pelo meio da rua? Você é templo do Espírito Santo e, se você é templo do Espírito Santo, há um terreno que Ele habita que se chama santidade; e a Bíblia diz, não entristeçais o Espírito Santo de Deus com o qual fostes selados para o dia da redenção [ [3] ]. O corpo é para os alimentos; o corpo não é para a impureza, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo; e diz aqui que Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará, a nós, pelo Seu poder. Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Eu porventura tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? [ [4] ] Absolutamente não. Pegar o meu corpo, que é templo, que é membro de Cristo, e me unir a uma prostituta? Ou levar para um ambiente de pecado? eu tenho um terreno para conquistar, e esse terreno se chama santidade. Deus mandou conquistar passo a passo e eliminar todos os cananeus. No versículo dezesseis, Paulo ainda diz: Não sabeis que o homem que se une a uma prostituta forma um só corpo com ela? Porque como se diz, serão os dois uma só carne. Serão os dois uma só carne. Meu querido, quando você se une a uma prostituta, ou quando se você se une a um grupo de beberrões, de pessoas inveteradas na bebida, você está se unindo, está se formando num só corpo com ele; quando você pega o seu corpo que é templo, membro de Cristo, e se une com uma prostituta, você está se formando um só corpo com ela. Você imagina a tristeza do Espírito Santo nesta hora? Você imagina a tristeza do céu neste momento, quando você pega esse terreno que é o seu corpo, que é santo, que é puro, e começa a se unir a uma cananéia?

 

Agora observe que figura linda é essa do versículo dezessete: Mas aquele que se une ao Senhor, é um espírito com Ele. Aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele. Você sabe o que significa isto? Por exemplo: há ocasiões em que você está almoçando e, de repente, alguém bate no copo de refrigerante, ou de água, naquela mesa coberta por uma toalha impermeável, e fica aquela bolha d‘água em cima da mesa. E normalmente, quando o copo vira assim, ficam uns pingos fora da bolha maior. E a gente costuma brincar: vai com o dedo, pega aquela gota pequena, e vem puxando, guiando, até encostar naquela bolha grande. Quando a bolha pequena se encosta na bolha grande, ela é sugada pela bolha grande. Você procura agora a bolha pequena e não acha mais, porque ela faz parte daquela bolha grande. O que diz aqui o Apóstolo São Paulo? Que aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele. Ele é esta bolha grande e você é aquela bolha pequena que o Espírito Santo foi atraindo para perto de Cristo; e quando você se encostou nesta bolha grande, você se tornou um só corpo com Ele. Você agora pertence a um magnífico corpo, você agora faz parte de um corpo sublime, maravilhoso e majestoso; você faz parte agora do Corpo de Cristo, na terra.

 

O Apóstolo São Paulo diz ainda: Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa comete é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que está em vós? O qual tendes da parte de Deus e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo, glorificai a Deus no vosso corpo. É isto que você precisa fazer, é isto!

 

Muito bem. você naturalmente tem observado o tema desta mensagem, que é a Conquista do Terreno da Santidade. Você naturalmente ouviu o que Deus falou para o povo de Israel e com toda a certeza você viu a aplicação à nossa vida pessoal. É bem possível que neste momento você esteja preso a um tipo de gibeonita com quem você fez aliança; é possível que haja na sua vida algum tipo de cananeu de quem você tenha tentado se livrar e não conseguiu até agora; ele continua perturbando a sua vida. Você tenta deixar, você quer crescer espiritualmente mas ele não deixa, é como o espinho nos seus olhos e como aguilhão na sua ilharga, e perturba você todo o tempo. Correm semanas inteiras em que você passa vitorioso, mas de repente você cai: é o vício, é a prostituição, a imoralidade, você peleja para se ver livre disso, mas a primeira coisa que você tem que fazer é dar fim na sua casa de toda a revista imoral, qualquer coisa que te recorde a pornografia, a imoralidade, qualquer vestígio de droga, de bebida; não adorne a sua casa com bebida alcoólica, com bebidas importadas, não, porque você sempre estará se lembrando delas. Lança fora todo o cananeu. Limpa o seu coração e permita que Deus opere na sua vida.

 

Você não tem tido forças para isto. Mas eu quero neste instante orar com você para que Deus lhe dê força, poder, autoridade, para que você continue sendo esta pessoa que você quer ser, uma bênção nas mãos do Senhor. Amado Deus e Pai celestial, que a tua potente mão fortaleça agora esta pessoa que está lendo estas linhas. Que o teu Espírito possa fazer um movimento na sua vida de tal maneira que ele sinta a Tua presença e consiga forças para se livrar deste cananeu que o perturba; e que ele possa realmente ser vitorioso em todos os sentidos da sua vida. Eu coloco cada um dos leitores em Tuas mãos e glorifico o Teu nome pela vitória, no nome de Jesus Cristo. Amém.

 

[ [1] ] Isaías 45:9.

[ [2] ] I Coríntios 3:16.

[ [3] ] Efésios 4:30.

[ [4] ] I Coríntios 6:15.