19 3234 9317 ibicamp@ibicamp.com.br

A FAMÍLIA, PROJETO DE DEUS

A formação da primeira família

O salmo cento e vinte e oito declara o seguinte: Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor. O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida. E vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel! O nosso assunto, neste momento, é justamente a família, um projeto de Deus.

 

Você sabe perfeitamente que quando Deus fez o homem, ou fez Adão, depois de ter criado o globo terrestre e todas as coisas, posto os animais, as aves no céu, os peixes no mar, depois de ter feito o Jardim do Éden, então Deus fez passar perante Adão todas as maravilhas da Sua criação, para que este desse nome a todos os seres e a tudo o que existia. E foram passando os casais: o galo e a galinha, o cão e a cadela, o elefante e a elefoa, enfim cada animal com o seu par, e foram recebendo nome; e o nome que Adão atribuiu, diz a Bíblia, é o nome que permanece [ [1] ]. Foi Adão que deu nome a todas essas coisas. Mas quando terminou esta tarefa magnífica de Adão, em conjunto com Deus, Deus olhou para Adão e verificou que ele não estava bem. Por que? Porque Adão via passar diante de si os casais de cada animal. Mas eis que, de repente, ele olhou para si mesmo e viu que estava sozinho. Foi quando Deus disse: Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma adjutora que lhe seja idônea. [ [2] ] “Alguém que possa estar do seu lado, alguém que lhe possa auxiliar.” E diz a Bíblia que Deus aplicou um pesado sono sobre Adão, e enquanto Adão estava dormindo, o Senhor tirou uma de suas costelas e, desta costela, Ele fez Eva. Quando Adão despertou e viu aquela donzela do seu lado, ele muito se alegrou. E disse que ela seria chamada varoa [ [3] ], porque do varão fora tomada. E naquele momento estava constituído o primeiro casal na face da terra. E a ordem imediata de Deus foi: “Crescei e multiplicai, povoai a terra.” [ [4] ] Aí estava, nascido dentro de um coração muito especial, que é o coração de Deus, o plano de uma família. Da família humana.

 

O primeiro milagre de Jesus ocorreu num casamento

Você também sabe que o primeiro milagre que Jesus Cristo operou na terra, quando aqui esteve, aconteceu justamente num casamento, lá nas bodas de Caná da Galiléia [ [5] ]. Ali, no auge da festa, faltou vinho. Usualmente um fato como esse seria motivo até de aflição, mas foi então que Jesus pegou a água e transformou em vinho, e vinho melhor do que qualquer outro que existia naquela residência, ou fora servido naquele casamento. Esta é uma prova de que o Senhor ratificou o casamento. O casamento é um projeto de Deus, ou um plano de Deus para a perpetuação da espécie. Este é um dos pontos. Mas o ponto principal de um casamento é justamente aquele de que o homem não nasceu para viver só. Quando o Senhor fez a mulher, Ele verificou que o homem estava alegre. Isto significava ter com quem conversar, com quem compartilhar o seu dia a dia, planejar os seus projetos, ter com quem trabalhar e conviver no mesmo teto –- e isto naturalmente estava também no coração de Deus, porque o homem não foi feito para viver só. O homem foi feito para viver em sociedade. E o homem só se sente bem quando está em sociedade. E a sociedade mais próxima, que todo o homem tem, é justamente o casamento. Casamento é uma sociedade com participações comuns. Dentro de um lar cada qual tem a sua atividade, e todos trabalham juntos para a sua construção e edificação. Assim deve ser. Esta deve ser a forma. Ambos trabalham para o progresso da família, do lar ou da casa. E isto naturalmente deve pautar a nossa conduta, ao longo de toda a nossa vida.

 

Deus tem a pessoa certa para cada um(a)

Mas uma das coisas que nós queremos chamar a sua atenção foi justamente quando Deus disse para Adão naquele momento: “Não é bom que o homem esteja só; Eu farei uma adjutora, Eu vou fazer”. Deus é que faz uma companheira para o homem, e eu quero que você saiba que para cada homem deste mundo existe uma mulher preparada por Ele. O grande problema que existe no coração do homem é no momento da escolha. Porque a primeira coisa que o homem procura numa mulher é a beleza estética, a beleza física; é isto que o atrai, e então é a primeira coisa que ele procura. Ele enche os olhos, não enche o coração e muito menos a razão. Ele não procura saber o caráter da mulher, quem é essa com quem vai compartilhar a sua vida. Não, não interessa. A mulher pode ser o que for; mas tendo essa aparência física que lhe enche os olhos, é essa que ele elege. E depois os problemas, os dramas acontecem. Justamente porque o homem escolhe pelos olhos. Não escolhe pela vontade de Deus, que orienta o seu raciocínio, não. E como é Deus que tem uma mulher para cada homem, Ele sabe onde está aquela que vai ser a sua companheira, sabe. Você e eu não sabemos, Ele sabe. Mas para que Ele a traga até minha presença, uma coisa eu preciso fazer: é confiar em Deus. É confiar no Senhor e pedir a Ele; e de uma forma ou de outra, Ele vai colocar frente a frente aquela pessoa que Ele preparou para ser a minha, para ser a sua, para ser a companheira do homem. E quando as coisas são feitas dentro do parâmetro divino, com toda a certeza este lar há de ser uma bênção.

 

Problemas também edificam

Na verdade ele tende a ser um lar feliz, porque mesmo quando Deus dirige os passos de um casamento, desde a escolha do cônjuge, jamais podemos dizer que não haverá problemas nesse casamento, que não surjam dificuldades e momentos difíceis: isto, todos têm. São contingências normais da vida. E com toda a certeza até aquele casamento feito inteiramente por Deus, ele vai ter problemas. Um dos motivos para que essa condição indesejada seja inevitável, é que os problemas que surgem no lar vêm sempre com a finalidade de melhorar, de edificar e até evitar o despreparo em situações futuras mais sérias. Porque através dos problemas que surgem e na solução dos mesmos, de uma maneira sábia, inteligente, submissa aos propósitos de Deus, é que há o progresso, ocorrem as mudanças, substituem-se as rotinas ineficientes e vai-se praticando a renovação da vida, a novidade de vida quotidiana [ [6] ].

 

Quando estou falando de problemas, não me refiro a brigas, dramas, conflitos profundos e descontrolados, no sentido de inveja, ciúme, destempero verbal, pancadaria, essas coisas –- não, isso aí definitivamente não faz parte de uma vida de um casal constituído por Deus, não. Existem, sim, os momentos de contradições, porque às vezes a esposa vê o problema por um ângulo e o marido está vendo por outro, e é preciso que se chegue a um denominador comum: do debate surge a luz. É daí que surge a paz e a tranqüilidade no lar.

 

O que nós também devemos observar é que muitas pessoas não entendem, principalmente do lado masculino, que o homem, por ter sido feito primeiro que a mulher, e a quem a Bíblia atribui ser o cabeça da família, e assim é o cabeça da mulher, ele, por isso mesmo, pensa muitas vezes que pode agir como um ditador. Como se só a vontade dele devesse imperar. Só ele deve mandar, porque só ele tem cérebro, tem cabeça. Não. Quando Deus disse farei uma adjutora, é para entender adjutora como alguém que anda lado a lado, alguém que está ali para auxiliar, para compartilhar a caminhada. Quando um cai, o outro ajuda a levantar. Por isso que é bom serem dois. Mas não é simplesmente porque eu sou o homem da casa, o cabeça da família, que eu tenho o direito de anular o “eu” dos que estão comigo na minha casa. Eu não posso anular a individualidade de ninguém. Cada pessoa é uma pessoa. A minha esposa tem a sua individualidade e eu tenho de respeitar isto, assim como ela também respeita a minha individualidade. E é justamente dentro desse respeito mútuo que a felicidade no lar é realmente estabelecida.

 

A pergunta

Porém você sabe que muitas vezes surgem problemas difíceis dentro de casa. Dificuldades horríveis acontecem, verdadeiros dramas na família. E muitas vezes nós perguntamos: “Por que? Onde é que está o cerne da questão? Qual é o caminho da felicidade? Como é que eu posso fazer para tornar o meu lar o lar mais abençoado da terra? Como eu posso fazer para que a minha família seja uma família feliz? Que vivam todos bem, que todos possam participar e crescer harmoniosamente? Que tenhamos um lar que seja uma engrenagem, onde cada peça funcione a contento?”

 

A resposta da Palavra

É justamente o que estamos lendo nesta oportunidade, no salmo cento e vinte e oito. Eu quero que você acompanhe comigo a meditação neste trecho da Escritura Sagrada. Começa com uma bem-aventurança: Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor, e anda nos seus caminhos. Meu querido irmão e meu prezado amigo, aqui está a chave do sucesso para a felicidade de qualquer pessoa na face da terra. Você sabe que quando Deus fez o homem, Ele também fez a Bíblia –- Ele deixou o manual do fabricante, as normas pelas quais o homem pode se reger. Por onde ele deve operar, por onde pode proceder na sua vida. Quando Deus fez o homem, Ele também mostrou a maneira como este homem poderia “funcionar”. Isto aqui é o manual do fabricante, a Bíblia Sagrada. E a Bíblia Sagrada está dizendo aqui, “bem-aventurado é aquele que teme ao Senhor”. O que teme ao Senhor. Olhe bem: temer. Não é ter medo de Deus. Deus não espera que você tenha medo Dele. Mas Ele quer que você O tema, respeite e honre, em tudo aquilo que ele deseja de você. Como está escrito, “bem-aventurado é aquele que teme ao Senhor”. Diz mais a Bíblia, o temor do Senhor é o princípio da sabedoria [ [7] ]. Eu vou dizer-lhe, estimado leitor, que quem teme a Deus ama o próximo, e o próximo mais próximo da gente é a nossa própria esposa. Porque tudo você vai fazer para agradar a Deus. E Deus agrada-Se quando você ama a pessoa que você vê. Você só pode dizer que ama a Deus se você amar o próximo. Porque como é que você pode dizer que ama a Deus, que não vê, se você não ama o próximo, a quem vê [ [8] ]? e o próximo mais próximo que nós temos, qualquer pessoa tem, na realidade, quando solteira, é o seu pai e a sua mãe; depois de casada, é a sua esposa ou o seu marido.

 

Sabedoria e felicidade (bem-aventurança)

Você quer saber qual é o princípio da sabedoria? Não é aquele de um catedrático de uma universidade, de um instituto internacional, de um cientista do mundo, aí fora; não, não é um acadêmico, absolutamente não; a Bíblia diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Não adianta ao homem acumular uma impressionante cultura, conquistar prestígio e reconhecimento em toda a parte do mundo e ser assim muito importante e aplaudido, mas não temer nem respeitar a Deus, e fazer tudo da maneira que ele bem entende. Como diz o trecho bíblico, bem-aventurado aquele que teme ao Senhor. Bem-aventurado –- ou feliz –- é aquele homem, aquela mulher, aquele filho que teme ao Senhor. Aquele filho que teme a Deus, ele ama seu pai, respeita-o, respeita sua mãe; aquela mulher que teme ao Senhor respeita o seu marido, assim como o marido temente a Deus também respeita a sua mulher. É justamente daqui que procede o caminho da bem-aventurança. É nesse respeito mútuo que devemos nutrir uns pelos outros, que por sua vez nasce com o temor que nós devemos ter a Deus. E o salmista continua: que anda nos seus caminhos. Infelizmente, por que o homem sofre? Por que o homem padece? Por que? Porque quer criar os seus próprios métodos de vida, os seus próprios caminhos. ele quer fazer as suas próprias veredas.

 

Uma situação prática

É como se, por exemplo, você estivesse viajando por uma rodovia, e estando em dúvida sobre o caminho a seguir, parasse e perguntasse a um policial: “O que é que eu faço para chegar na cidade x?” O policial vai responder: “Olhe, siga esta estrada aqui direto; no primeiro cruzamento, aí dobre à direita; depois de andar uns dez quilômetros, vai chegar à cidade que você deseja.” Então, o que aconteceu? Aquele policial lhe mostrou o caminho para chegar onde você queria. Pois bem, assim é como diz a Bíblia: a bem-aventurança acompanha aquele que busca andar nos Seus caminhos. Ou seja, Deus, quando nos criou, e depois, quando nos salvou, Ele mostrou o caminho que devemos seguir. O caminho na vida familiar, o caminho na vida profissional, o caminho na sociedade, o caminho na vida religiosa, espiritual. Deus mostra todo o caminho para você chegar ao ponto chamado felicidade. Ele traça e revela a trilha para você andar. Agora, pense: o que seria daquele viajante a quem o guarda disse: “Olhe, siga por aqui direto, na primeira travessa dobre à direita, depois de dez quilômetros você chega à cidade que você quer”, o que aconteceria com esse viajante se, deixando o posto policial, seguisse a rodovia; mas lá na primeira travessa, em lugar de dobrar à direita, como foi mandado, ele dobrasse à esquerda ou, mesmo dobrando corretamente, em vez de andar dez, andasse vinte ou mais quilômetros: ele nunca encontraria a cidade. Vai gastar gasolina, pode ter problema no carro, dificuldades inesperadas e desnecessárias na caminhada; e depois, se quiser mesmo chegar à cidade, terá de começar tudo de novo, voltando para o ponto de onde partiu, para por fim chegar aonde queria ir. É justamente isso que acontece quando o homem quer fazer o seu próprio caminho. Deus traça um caminho, mas o homem quer fazer um diferente, o dele próprio. Deus disse: “ame a sua esposa, construa a sua casa”, mas o homem começa, sai dali e vai construir a casa dos outros. No lugar de amar a sua esposa vai amar a esposa dos outros. Daqui há pouco os conflitos começam e ele passa a perguntar: “Mas por que é que acontece tanto drama na minha casa? Por que é que vem tanto drama na minha família?” Você está andando nos caminhos do Senhor? Você está procedendo de acordo como Ele mandou?

 

O caminho de Deus para o homem e a mulher no casamento

Embora a Bíblia não seja um tratado da psicologia humana, há sutis diferenças nas recomendações de comportamento para os homens e as mulheres, uma vez que ambos são bem diferentes em muitos aspectos. A Bíblia diz, por exemplo, para o homem: maridos, amai as vossas mulheres [ [9] ]. Ela diz para a mulher: “Mulher, obedecei a vossos maridos” [ [10] ]. Há uma grande sabedoria nesta orientação, que embute algumas sensíveis diferenças de motivação entre homens e mulheres. Ela diz mais, para o filho ou filha: “Filho, honra o teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa” [ [11] ]. Deus traça o caminho, Ele mostra o caminho para você seguir. Mas o que acontece com aquele filho que se rebela contra o pai, aquela esposa que não quer obedecer o marido e aquele marido que não ama a sua mulher? Em breve esse lar se transtorna, vira um monte de infelicidade, ninguém se sente bem em casa. Daqui há pouco está fragmentado, um para um lado, outro para o outro lado, e os filhos desamparados. Por que? Porque no lugar do homem procurar caminhar na trilha feita por Deus, no caminho traçado por Deus, ele quer criar o seu próprio método de vida. Em lugar dele amar a sua mulher, começa a tratá-la como um objeto, um capacho, ele passa a tratá-la como uma escrava; tudo o que consegue com isso é ter, logo mais, uma mulher infeliz e doente dentro de casa, uma mulher acima de tudo com alta propensão à desobediência.

 

Esclarecendo conceitos

A Bíblia que a mulher deve ser submissa no Senhor [ [12] ]. O que é ser submissa no Senhor? É no momento em que o homem cumpre a sua parte de amar, ela cumpre a parte dela no obedecer, no ser submissa; mas se o homem quebra a sua parte, como é que ele vai exigir que a mulher cumpra a dela? Este lar fica transtornado, não subsiste; são peças fora do lugar. É engrenagem que não se encaixa e portanto não trabalha unida. E isso com toda a certeza vai resultar um ambiente cheio de infelicidades! Não adianta, meu amigo, você querer traçar um caminho seu; vá pelo caminho que Deus traçou, ame a sua esposa, respeite-a como sexo mais frágil, viva a vida comum do lar com discernimento, como diz a Bíblia Sagrada, respeitando e amando a sua esposa, e com toda a certeza você vai ser bem feliz. Mas olhe para ela agora. Será este o seu caso? Veja a situação dessa mulher: doente, desgostosa da vida, sem prazer, e muitas vezes reclamando do casamento, que infelizmente caiu numa armadilha, porque está nas mãos de um homem que não sabe andar pelo caminho de Deus. Homem que procura trilhar o seu próprio caminho. É preciso discernimento nisto. Você quer ser feliz? Diz a Bíblia: Bem-aventurado é aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.

 

Bem-aventurança envolve garantia de provisão

Complementa o versículo dois deste salmo cento e vinte e oito, que do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Aqui está, por exemplo, a questão da provisão do lar. A provisão da família. Veja que é uma cadeia de acontecimentos. Primeiro, “bem-aventurado o homem que anda no caminho do Senhor, que teme ao Senhor e anda nos Seus caminhos”. Este é o primeiro ponto para a felicidade conjugal, para a felicidade no lar. À medida em que você anda nos caminhos do Senhor, que você trilha na orientação dada por Ele, fica garantido que do trabalho das tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem –- do trabalho de tuas mãos comerás. Isso significa que não vai faltar o pão de cada dia para você, não vai faltar o trabalho para você ganhar o seu sustento, não vão faltar as oportunidades para você ganhar o seu dinheiro, ampliar a sua casa; então diz aqui que do trabalho das tuas mãos comerás. Das suas mãos. Não é da mão dos outros, não. É da sua mão. É das suas mãos que você vai realmente comer. Você não vai andar dependendo de ninguém. Você não vai andar esperando por ninguém. Não, porque as oportunidades surgem, e à medida em que vão surgindo, você vai sendo bem-aventurado, bem sucedido. Por que? O primeiro passo, você teme ao Senhor e anda nos Seus caminhos; do trabalho das suas mãos comerá; e diz aqui, será feliz. E tudo irá bem com você. Você já viu aquelas pessoas, aquele profissional, aquele irmão com quem tudo dá certo na vida? Onde tudo concorre para o bem? Ele perde o emprego agora, daqui há pouco já tem o convite para outro; ele faz uma transação comercial aqui, daqui há pouco já surge outra –- ele simplesmente lidera, ele governa. Diz aqui a Bíblia, tudo vai bem na vida desse homem. Comerás, e tudo te irá bem. Tudo te irá bem. Às vezes você fica até perguntando: “Mas, ó Deus, o que é que eu fiz, porque todas as coisas não dão certo para mim?” Não é mesmo, por que? Porque o primeiro ponto está aí. Você teme ao Senhor e anda nos Seus caminhos. Isto é o ponto inicial: temer ao Senhor e andar nos Seus caminhos. Deus traçou um caminho para você? Deus traçou uma trilha para você caminhar? Então siga por ela, porque tudo irá bem para você.

 

O caminho da felicidade

Então você observa aqui que na vida profissional tudo vai bem. Não é? Do trabalho das tuas mãos comerás. Feliz serás, feliz serás. O que muitas pessoas procuram é a felicidade. É “mais” quem quer ser feliz nesta vida. E as pessoas procuram a felicidade em vários ramos de atividade. As pessoas procuram a felicidade nos passeios, nas aventuras, no dinheiro, procuram, enfim, na glória deste mundo. Mas você quer saber qual é o caminho da felicidade? É aquele caminho que Deus traçou, e no qual você deve andar. Aí está o caminho da felicidade. E tudo te irá bem. Tudo. Quando diz aqui tudo te irá bem, não é somente na vida profissional, mas também na vida espiritual, na vida familiar, em todos os sentidos da sua vida. Tudo corre bem para você.

 

Videiras e oliveiras, árvores bíblicas

Assim diz o versículo três: Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera, e os teus filhos como rebento da oliveira à roda da tua mesa. Olhe só, a sua esposa, no interior de sua casa será como a videira frutífera, seus filhos como rebentos da oliveira à roda da sua casa. Aqui no Brasil é difícil identificarmos, por exemplo, a questão da videira, mas talvez você já conheça uma plantação e sabe a que me refiro. A videira, ou vide, ou cultivo da uva, é realmente algo muito lindo. Quando se anda numa plantação de parreiras, e vemos aqueles cachos pendurados, que experiência esplêndida é! Eu estava observando, alguns dias atrás, que uma das áreas do Brasil que dá uvas praticamente o ano todo, devido ao clima, é o nordeste. Aqueles cachos de uva são tão grandes que até pensamos que podem cair a qualquer momento. De tão cheios e tão pesados que são. Quando olhamos assim uma plantação de vide, até um íntimo contentamento nasce no nosso coração por ver aquilo. Você anda à sombra dela, admirando os cachos, a forma como se esparrama. Que sensação admirável! É como se nessa planta milenar estivesse continuamente a proclamação espontânea da prosperidade prometida por Deus aos Seus filhos; e diz então a Bíblia Sagrada que a sua esposa, no interior da sua casa, será como a videira frutífera, videira frutífera. É aquela pessoa que não tem tempo ruim, tudo para ela está bem, é aquela companheira amiga de todas as horas, é alguém que está sempre disposta, a qualquer momento, para ajudar, auxiliar, compartilhar. Está sempre atenta às necessidades da casa e dos filhos, é como a videira frutífera, e os seus filhos como rebentos da oliveira, à roda da sua mesa.

 

Observe bem, vemos aqui duas plantas bem diferentes, videira e oliveira, ambas comuns na história de Israel, por séculos e séculos. Rebento da oliveira. Quando você viaja pelas terras da Palestina, em Israel, principalmente no Monte das Oliveiras, lá existem os troncos de umas oliveiras que, dizem os conhecedores, são milenares. E dentro daquele tronco da oliveira você encontra outro tronco, de uma oliveira anterior, que nasceu ali, que já esteve ali em alguma ocasião, no passado. E você vê agora uma terceira oliveira, bonita, viçosa; e quando você nota aquela oliveira com as suas folhagens verdes, e você olha para o tronco desta árvore, você já vê o rebento, o filhote ali do lado. Ou seja, a oliveira é um tipo de planta que praticamente subsiste por milênios. Milênios. Por que? Porque quando morre aquela árvore, que atinge a sua maturidade, depois de alguns anos, quando chega a morrer, ela já deixou filhotes. Então daquele rebento de oliveira, já daqui há pouco brota uma outra árvore, e é realmente uma coisa esplêndida a comparação que a Bíblia nos oferece. Pois diz a Bíblia que você será como videira frutífera, e seus filhos como rebento das oliveiras à roda da sua mesa. É lindo, não é?, você ver um quadro dessa natureza. Você contempla aquela oliveira antiga, milenar, apenas um tronco; dentro dela um outro tronco, indicando que já existiu outra oliveira ali dentro; depois uma terceira árvore, que está agora adulta, frondosa, muito bonita, e no seu pé já existe ali um filhote. Pois assim Deus compara, quando Ele olha para a família, em volta da mesa, e Ele olha para o pai, olha para a mãe, para os filhos, e começa a olhar para os netos –- é o que diz a Bíblia, uma família feliz. É uma família cuja tendência é estender-se por anos e anos afora, e não terá fim. Porque quando aquele rebento mais velho, que é o avô, partir para a Eternidade, o filho já assumiu, o neto está no seu lugar, e aí sucessivamente. Ou seja, Deus promete uma longevidade nesta família que teme ao Senhor, que O respeita.

 

É muito diferente daquelas famílias que vêm ao mundo e desaparecem. Desaparecem como? Porque, em plena flor da idade, um jovem morre de overdose, outro morre nas mãos de um bandido, um terceiro é assassinado numa briga que houve, e tudo porque não há temor de Deus. As pessoas, sabendo ou não, procuram a morte antecipada. E a tendência muitas vezes é a família acabar ali, num simples momento. Acabou aquela geração, por que? Era uma geração de pessoas que viviam embriagadas, viviam na droga, viviam na violência. E a tendência é desaparecer. Muito diferente daquela família de Deus, não é? Olhe neste momento para a sua casa. Para a sua família. Você que é avô. Você que é pai, você que é filho, você que é neto. Verifique como Deus é fiel. Ele é fiel. Como diz aqui o começo deste salmo, bem-aventurado é aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. É a bem-aventurança em todos os sentidos da vida. Do trabalho das tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa no interior da tua casa será como a videira frutífera, teus filhos como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.

 

E diz aqui o versículo quatro: Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor. Que coisa linda, não é? Você ser abençoado por Deus. Você sabe que Deus está no curso da sua vida, você sabe que é Deus quem está dirigindo os seus passos, você sabe que a potente mão do Senhor o está protegendo e guardando na caminhada. Mas o segredo deste sucesso está no versículo primeiro, “temer ao Senhor e andar nos seus caminhos”. E eis como será abençoado –- a bênção de Deus sobre o homem que teme ao Senhor. Isto é bênção. É aquela felicidade que os homens procuram, e não acham. Eles pensam que isso está na fortuna, no dinheiro; eles julgam que isso está na fama, na vaidade, nos prazeres desta vida; mas a autêntica e verdadeira felicidade vem de Deus: “O Senhor te abençoe desde Sião, eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor.” E por fim, a bênção de Deus está exarada aqui no versículo cinco: O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém, durante os dias da tua vida. Para que você veja a prosperidade do povo de Deus. Para que você veja o sucesso do povo de Deus. É o que nós estamos verificando em nossos dias.

 

A prosperidade de Israel, a prosperidade da Igreja

Você sabe, Abraão teve naturalmente, primeiro Isaque, e este, por sua vez, gerou Jacó, ou Israel, ambos nascidos da carne. Mas você sabe que Abraão, antes de ser pai dos judeus, ele foi o pai da fé [ [13] ]. E diz a Bíblia que os que são da fé, estes é os que são os filhos de Abraão [|[14]|]. Os autênticos e verdadeiros filhos de Abraão são aqueles herdeiros da fé. Você sabe que antes que Isaque nascesse, Abraão já exercitava uma fé maravilhosa, sublime, porque para o próprio Isaque vir ao mundo, Abraão já tinha de ser o pai da fé. A Bíblia diz que aqueles que são da fé, estes são filhos de Abraão. E diz aqui: “O Senhor te abençoe desde Sião para que vejas a prosperidade de Jerusalém”, da Jerusalém celestial, da Jerusalém espiritual. Da Igreja. A prosperidade deste povo, que Deus está abençoando rica e maravilhosamente. Fazendo crescer, fazendo prosperar, não apenas o judeu, o povo de Israel, mas também a Sua Igreja na face da terra. e diz aqui: […] durante os dias da tua vida, e vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel! Então veja só o que diz aqui a Bíblia: O Senhor te abençoe desde Sião para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante a tua vida, e vejas os filhos de teus filhos. Você sabe que filhos dos filhos vêm a ser realmente os netos. Muitas pessoas têm a felicidade de viver num lar que, ao reunir a família, faz com que se encontrem netos e bisnetos: ali estão a segunda, a terceira, a quarta geração, neto, bisneto e, algumas vezes, até tataraneto. Você pode observar em tudo isso de que forma redundam as bênçãos vindas da parte de Deus. A partir do momento em que passamos a temer ao Senhor e andamos nos Seus caminhos. Meus prezados amigos, isto aqui é uma cadeia de acontecimentos. Se a tarefa não começar certo, dure um minuto ou uma vida, ela não vai terminar certo. Mas quando o princípio é seguro, correto, de acordo com a orientação divina, com toda a certeza vai dar certo em todos os sentidos.

 

Então, como diz aqui a Bíblia, recomendação que nos é dada pelo Senhor: “Teme ao Senhor, teme a Deus, respeita ao Senhor, não tome o Seu nome em vão.” [ [15] ] Não faça piadas com o nome de Deus. Reverencie este nome, respeite este nome, e acima de tudo, procure andar nos seus caminhos. O caminho de Deus é perfeito. Diz o salmista que lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos [ [16] ]. De que maneira poderá um jovem manter puro o seu caminho? Observando segundo a tua palavra [ [17] ]. Você quer sabe onde é que está o caminho de Deus? Você quer saber qual é a orientação de Deus na sua vida? Então você tem aqui realmente a Palavra, este manual, onde Deus mostra a Sua vontade, onde Ele apresenta aqui o Seu caminho. Então, à medida em que você lê a Bíblia, que é a Escritura Sagrada, você passa a saber qual é a vontade de Deus para a sua vida. Então prossiga, lendo, meditando, vivendo aquilo que a Bíblia declara, mostra, confirma e garante. Aleluia!

 

[ [1] ] Gênesis 2:19.

[ [2] ] Gênesis 2:18.

[ [3] ] Gênesis 2:23.

[ [4] ] Gênesis 1:28; depois, Gênesis 9:1,7.

[ [5] ] João 2:1-11.

[ [6] ] Romanos 6:4.

[ [7] ] Provérbios 9:10.

[ [8] ] I João 4:20.

[ [9] ] Efésios 5:25.

[ [10] ] Efésios 5:22.

[ [11] ] Efésios 6:1-2.

[ [12] ] Colossenses 3:18.

[ [13] ] Romanos 4:11,16f.

[ [14] ] Gálatas 3:7.

[ [15] ] Levítico 19:32, Deuteronômio 6:2 (e outros); Êxodo 20:7.

[ [16] ] Salmo 119:105.

[ [17] ] Salmo 119:9.