19 3234 9317 ibicamp@ibicamp.com.br

EM QUE OCUPAR NOSSA MENTE

Faça-se atento neste momento ao que Deus tem para você. Você sabe perfeitamente que todos os projetos humanos, todas as suas atividades, todas as realizações da vida começam normalmente no pensamento, com as idéias, com a meditação. A partir do momento em que o homem medita naquilo que vai fazer, está em condições de entrar em ação e executar o certo ou o errado. É o que podemos chamar de maquinações da mente. E para que suas realizações sejam boas, preciosas, edificantes, uma das coisas que você precisa saber é com o que você deve ocupar a sua mente. Com que ocupar a sua mente. Porque é a partir desse ingrediente que as coisas começam a acontecer. Então vamos ver aqui seis itens que vão nos mostrar em que ocupar nossa mente.

 

Ocupe sua mente com ideais elevados

Em primeiro lugar, o ideal de uma vida limpa. O salmo cento e dezenove, versículo nove, diz o seguinte: Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando conforme a tua palavra. A Palavra de Deus, como costumamos dizer, é o manual do fabricante. Toda a máquina que os homens constróem normalmente tem um manual. E quando você utiliza o manual corretamente, você vai colocar essa máquina para funcionar sem nenhum problema. E esse princípio nós podemos aplicar justamente à pergunta feita pelo salmista, com o que purificará o jovem o seu caminho –– ou seja, como é que o moço pode manter um caminho limpo, um caminho correto. Como é que uma pessoa pode atravessar este mundo e ser uma bênção para a família, para a sociedade, para a igreja, enfim, para todos os âmbitos da sua sociedade em que ele vive: como é que pode ser uma bênção? Justamente a pergunta que foi formulada pelo salmista, com que purificará o jovem o seu caminho?, e a resposta divina veio imediatamente, observando conforme a tua palavra. À medida em que o homem observa os preceitos divinos, a orientação que é dada por Deus, as recomendações que vêm do Trono da Graça, a maneira como você deve proceder com as pessoas que o rodeiam, com a sua família, com o ambiente de trabalho.

 

Então todas estas coisas contribuem para você atravessar direitinho, atravessar bem esta existência, viver bem na família, na escola, no trabalho, na sociedade, na igreja, onde quer que seja. Não existe uma pessoa que caminhe baseando sua vida de acordo com a Escritura Sagrada e não venha a ser uma fonte de bênção, uma fonte de alegria; ele há de ser uma pessoa prazerosa e todos se sentirão muito bem ao lado de alguém que visa continuamente o bem estar do seu próximo. Por que? Porque é através do estudo e da meditação na Palavra de Deus que nós descobrimos como amar o nosso semelhante. Por exemplo, é uma recomendação bíblica amar o próximo como a si mesmo [ [1] ]. E isto ocorre à medida que eu começo a observar como eu me amo, como gosto da minha pessoa, ao que é que eu quero para mim, e passo também a pensar desta mesma maneira em relação à pessoa que está ao meu lado, à pessoa que está junto comigo. E vamos observar que a vida será melhor, haverá melhores condições de convivência. Por que? Porque estarei pautando a minha vida de acordo com a santa, eterna e doce Palavra de Deus.

 

Quando você vê, por exemplo, Jesus Cristo dizendo em João, capitulo dez, versículo dez, “Eu vim para que você tenha vida e vida em abundância” –– a vida abundante que Cristo nos trouxe, que se encontra nas páginas da Bíblia Sagrada, não é para se comparar com esta vida de aventuras, da nossa realidade material. Considere o nosso evento nacional talvez mais importante, o carnaval. Provavelmente em nenhum outro período, ao longo do ano, as pessoas estejam tão sintonizadas com o mesmo objetivo como nessa época de folia, de ostensiva libertinagem, onde as pessoas procuram extravasar a sua carnalidade; mas quando chega ao final desse período, geralmente na quarta-feira de cinzas, você vai ver a tristeza, o dissabor, a frustrada situação dessas pessoas –– estarão mais tristes, não é? Quando termina a época do carnaval, as pessoas estão mais abatidas do que quando começaram, por que? Porque em lugar de observar a vida abundante que se encontra em Jesus Cristo, elas procuraram simplesmente extravasar a sua carnalidade, os seus desejos sensuais violentos, e outras coisas mais. Então é a respeito dessa frustração que o salmista declara, que para uma pessoa manter puro o seu caminho, é suficiente observar a Sua palavra. Observando a Bíblia, a orientação dada por Deus, você com toda a certeza será uma bênção para toda a sua casa e para você mesmo.

 

Certamente o nosso Deus é um Deus de Justiça

Em segundo lugar, o que deve ocupar a nossa mente é a certeza de um Dia do Juízo. Estamos atravessando uma época em nosso país em que a violência toma conta, prevalece e tende a crescer. Mas por que as pessoas se tornariam cada vez mais grosseiras, mais brutas, mais violentas, enfim? É justamente por causa da certeza da impunidade. As pessoas não são punidas. Hoje, o herói é aquele bandido, é aquele ladrão que efetua uma escapada cinematográfica, que foge de uma cadeia, de uma forma que antes só se viam nos filmes –- esses são os heróis da atualidade. Então as pessoas se espelham justamente nesses quadros e na certeza rigorosa da impunidade. Porque quantos ladrões, quantas pessoas não estão neste momento aí fora gozando do fruto do seu furto, roubo, assalto, seqüestro, latrocínio –– como quer que se chame, enfim. E nós observamos que a impunidade praticamente estimula esses procedimentos.

 

No entanto, a Bíblia Sagrada diz, no Livro de Eclesiastes, capítulo onze, versículo nove: Alegra-te jovem na tua mocidade, recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. Veja bem que a Bíblia Sagrada concede o livre arbítrio para o ser humano; ela permite liberdade de ação. Repetindo, como diz a Bíblia, alegra-te, jovem, na tua mocidade, recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo: inevitavelmente virá um dia de prestação de contas, em que Deus vai chamar para saber justamente o que foi que cada um fez com a sua liberdade, com o seu livre arbítrio, com toda aquela sabedoria e conhecimento que recebeu.

 

Eu quero que você entenda bem a que ser refere tudo isto. Há um trecho bíblico que diz assim: bom está, servo bom e fiel, entra no gozo do teu Senhor; mas também há aquele que será dito para muitos: apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos. Observe portanto que o nosso procedimento tem de ser pautado de tal maneira que utilizemos as nossas energias, nossa sabedoria e a nossa capacidade visando sempre o bem-estar do próximo, visando a prosperidade daqueles que nos cercam, visando justamente a felicidade daquelas pessoas que estão ao nosso lado. Porque quando nós usamos a nossa capacidade para o mal, para aquilo é errado, para aquilo que destrói, eu quero que você entenda que vai chegar o dia em que os homens vão comparecer perante o tribunal do Senhor, e cada um, como diz o Apocalipse, será julgado segundo as suas obras. Em Primeiro Coríntios capítulo dez, versículo cinco, está declarado que todos teremos de comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um preste contas do que tiver feito por intermédio do corpo, o bem ou o mal. Meu querido amigo, verifique e admita que os homens podem proceder de uma maneira que jamais se puna ninguém; é o que vemos diariamente, a impunidade toma conta da nossa sociedade. O próprio sistema legal contribui para esse efeito. Mas nós estamos tratando aqui de um juiz que não mente, um juiz que sabe todas as coisas, um juiz que não aceita suborno, um juiz que sabe o que está fazendo. Diz o Livro de Apocalipse, no capítulo primeiro: “os seus olhos são como chama de fogo” –– Ele vê, Ele conhece, Ele sabe, não precisa ninguém esclarecer nada para Ele, porque Ele conhece todas as coisas. E o julgamento pelo qual passaremos não será o julgamento da raça humana. Por que faço esta distinção e digo da raça humana? Porque aquele que tem Jesus Cristo não entra em juízo, passou da morte para a vida [ [2] ] –– mas refiro-me àquele que, independentemente de não ter aceitado Jesus, vive uma vida utilizando toda a sua capacidade para o mal, usando as suas energias para aquilo que é incorreto e errado. Como diz aqui o segundo item do nosso tema, a certeza de um Dia do Juízo. É isto que deve ocupar a sua mente, para que você possa agir da melhor forma possível neste mundo. Então nós registramos este segundo ponto.

 

Autocontrole, um fruto do Espírito

Em terceiro lugar, o que deve ocupar a nossa mente? O que deve ocupar a nossa mente em terceiro lugar é o valor do autocontrole. Repetindo, o valor do autocontrole. Antes de prosseguir, medite um pouco: o que é o autocontrole e por que ele é valioso?

 

Em Lamentações, capítulo três, versículo vinte e sete, diz assim este trecho bíblico: bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. Você sabe que nem todos têm a capacidade para suportar uma tribulação, uma tentação, uma opressão, suportar qualquer coisa que venha para trazer-lhe a queda e a destruição. Como suportar o convite de um homem sanguinário, suportar um convite de uma pessoa que vem lhe fazer uma oferta financeira elevada para fazer um pequeno serviço sujo, não é? Daí observamos que o valor do autocontrole na vida de uma pessoa vai levá-la a um sucesso muito grande na presença de Deus. Eu estava vindo agora mesmo com meu veículo aqui para a emissora e de repente um cidadão cortou meu carro na frente; e quando ele cortou e eu vi que ia bater o carro, eu buzinei; e quando buzinei, o indivíduo ainda meteu a mão para fora e fez um sinal; eu poderia perfeitamente atravessar a frente daquele moço, parar e discutir com ele; mas o que resultaria disso? Quando cheguei perto dele, simplesmente olhei-o e acenei com o dedo polegar direito, dizendo, “muito bem, está ótimo, continue assim”. O que é isso, meu querido irmão? É você saber exercer o seu autocontrole. Tanto nas emergências (como são os casos de trânsito) quanto nas situações que permitem a premeditação, como é o autocontrole diante do sexo oposto: quantas pessoas não têm destruído a sua vida por não disporem, não cultivarem o autocontrole. Quando trabalhava nestas linhas lembrei-me do caso daquele jogador de futebol da Arábia Saudita, homem que, numa copa do mundo, fez um gol precioso e foi premiado pelo príncipe do seu país, ganhando de presente um automóvel último modelo. O sujeito foi lá em cima e de repente cai no adultério. Foi levado para a praça pública, como eles costumam fazer lá, e levou sessenta chicotadas, para que crie vergonha na cara. Aquele moço, diante de tantas possibilidades, podia aproveitar a sua fama para se casar e muito bem casado e até com mais de uma esposa, como é a lei e a crença religiosa naquele país; mas não: ainda vai simplesmente olhar a mulher do vizinho, e adulterar com ela. Você lançar mão daquilo que não lhe pertence, isto é falta de autocontrole! Você precisa ter o controle da sua situação na vida, você precisa ter o governo da sua vida em suas mãos e evitar tanto a sedução quanto a prostituição, e não simplesmente andar fazendo aquilo que deseja o seu instinto, a sua vontade, aquilo que você bem quiser. Exerça a sua vontade. Mas para fazer coisas construtivas, coisas que sejam agradáveis, coisas que venham a beneficiar não somente a você e sua família, mas a todos aqueles que o cercam. É preciso simplesmente que você tenha as rédeas de sua própria vida em suas mãos. De tal forma que você, no fim das contas, seja na realidade bem sucedido nesta vida. Temos então este terceiro item, o valor do autocontrole: ele é imprescindível e, por isso, muito valioso na vida de qualquer pessoa.

 

Quem confere a longanimidade?

Há pessoas que se exasperam por qualquer coisa. Por qualquer coisa metem a mão na cara do outro, e depois se arrependem; praticam coisas que não devem, depois se arrependem. Você sabe que um dos frutos do Espírito chama-se macrotomia? Duas palavras gregas deram origem a essa palavra, macro e tomia. O que é macro? Macro é grande; quando você houve falar Supermercado Makro, é porque se trata de um estabelecimento que vende coisas a grosso modo, grandes quantidades. E tomia quer dizer ânimo. O que quer dizer macrotomia, como fruto do Espírito: é uma pessoa longânime, uma pessoa que, antes de responder, ela pensa primeiro; ela primeiramente pensa, antes de agir; ela sabe esperar o momento certo. Não é naquela hora que está com raiva, aborrecido, que começa a dizer palavras de baixo calão e depois vai ter de pedir perdão. Porque nunca exerceu o seu autocontrole. É isto que você precisa ter na sua vida. O autocontrole é um fruto que o Espírito de Deus ajuda você a produzir e dispor na sua vida. Então deixe que este fator também ocupe a sua mente. Em primeiro lugar, o ideal de uma vida limpa; em segundo lugar, a certeza de um Dia do Juízo; em terceiro lugar, o valor do autocontrole.

 

O sensível recurso da influência pessoal

Vamos passar ao quarto item que deve ocupar a nossa mente. É justamente o poder da influência pessoal. Em primeiro Timóteo, capítulo três, versículo cinco, diz assim: porque se alguém não sabe governar a sua própria casa, como terá cuidado da igreja de Deus? Você sabe que todos nós exercemos influência. Você exerce influência na vida de seu filho, seu filho vê você como verdadeiro herói. Quando a criança é pequena, o pai é um herói para ela. Tudo o que o pai faz para aquela criança é motivo de orgulho, não é mesmo? Quando você chega à escola e começa a estudar, se você é um estudante brilhante, você certamente está exercendo uma influência positiva e estimulante nos demais colegas; mas também há aquele elemento que forma uma quadrilha e se torna o líder, e passa a exercer outro tipo de influência sobre os demais. Nós vivemos exercendo influência. Observe aqueles grandes políticos, homens brilhantes, que exercem influência, arrebatam, levam após si milhões de pessoas, de eleitores, e etcétera e tal. Aquele empresário que exerce uma influência forte na sua empresa, na sua sociedade; aquele radialista, aquele artista, aquele cantor –– enfim, normalmente, quem exerce influência tem seguidores. E ocorre a tendência muito forte da pessoa que exerce influência ter pessoas que a imitem, que procurem fazer exatamente aquilo que ela faz: acham certo, acham bonito, e assim o nosso assunto aqui, o nosso quarto item que deve ocupar nossa mente, é o poder da influência pessoal.

 

E nós perguntamos neste momento: que tipo de influência você está exercendo na sua sociedade, na sua família, positiva ou negativa? Você é aquele pai amoroso, que todos os filhos e a esposa têm prazer de tê-lo em casa? A sua presença, o seu comportamento, a sua atitude exercem que tipo de influência familiar? Será que você é aquele tipo de funcionário que exerce uma influência positiva nos demais, no sentido de levar os seus colegas a serem trabalhadores, a produzir, a cumprir o horário e demais deveres? Quando entrou nessa empresa, você se comprometeu a vender oito horas do seu tempo por dia, em troca de certo salário; você quer que o seu patrão pague o seu salário na íntegra? Muitas vezes a pessoa não quer exercer as suas oito horas de trabalho; começa “morcegando”, fica voando, e consegue transmitir essa influência negativa; mas se você é aquele funcionário pontual, aquela pessoa que procura fazer as suas tarefas, você está exercendo uma influência magnífica, maravilhosa. Se você é um líder religioso, que tipo de influência você está exercendo?

 

A influência pelo exemplo

Então, o que se espera que você faça, como cristão, é que a sua mente seja ocupada justamente com o tipo de influência que você pode exercer na sociedade em que vive. Procure viver da melhor maneira possível porque assim você estará exercendo uma influência edificante. Vamos recordar o profeta, no passado, das páginas da Escritura, que sempre passava por certa cidade. E uma mulher desse lugar o via e dizia consigo mesma, “eu reconheço que este homem é um homem de Deus”. Somente o seu comportamento e as suas atitudes exerciam uma influência santificadora sobre aquela mulher, a ponto dela dizer ao marido que queria fazer um quartinho, um local de repouso para que o profeta, quando passasse por ali, tivesse um lugar onde se hospedar [ [3] ]. Quem quer hospedar uma pessoa que não exerce influência benéfica? Quem quer levar para dentro de casa alguém que possa causar prejuízo e trazer preocupações, hein? Que tipo de influência estamos exercendo na nossa sociedade? Então, quando você pensar em influência, que você ocupe a sua mente com este ponto. E que você pense realmente naquilo que pode fazer para influenciar a juventude, o que pode fazer para influenciar a sociedade num caminho bom, naquilo que é correto, naquilo que é direito, naquilo que é leal. O que é que eu posso fazer?

 

Estas são coisas que devem ocupar a sua mente. Uma mente ocupada com estas coisas, o ideal de uma vida limpa, a certeza de um Dia do Juízo, o valor do autocontrole e o poder da influência pessoal, isto tudo são coisas que, com toda a certeza, vão levá-lo ao verdadeiro sucesso neste mundo e nesta vida. Louvado seja o nome do Senhor para sempre.

 

A integridade no procedimento

Agora, em quinto lugar, o que deve ocupar ainda a sua mente: o valor da seriedade. O valor da seriedade. Em Tito, capítulo dois, versículos seis e sete, diz a Bíblia Sagrada: Em tudo te dá por exemplo de boas obras. Na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade. O valor da seriedade é aliado aqui a esses fatores, traços de uma pessoa séria. Quando falamos aqui de pessoa séria, não nos referimos àquela pessoa que anda sisuda, com a cara amarrada, sem jamais dar um sorriso –– não, absolutamente não. Você sabe que um coração alegre aformoseia o rosto [ [4] ]. Você quer saber o que uma pessoa tem no coração, olhe no rosto dela. Você quer saber se ela está com raiva, ou se está magoada? Olhe em seu rosto. Observe o que os traços faciais comunicam. Um coração alegre traz um brilho diferente no rosto. Então seriedade não é sinônimo de pessoa carrancuda, severa, que não brinca, que não sabe dar um sorriso; não, não é isto. O Apóstolo São Paulo diz: Em tudo te dá por exemplo de boas obras, na doutrina mostra incorrupção, gravidade e sinceridade. Justamente o que nós precisamos. Estamos hoje vivendo uma crise, veja bem, de integridade. Uma crise de integridade. Você encontra hoje pessoas sérias, você encontra; mas você vai esbarrar é mais com pessoas de caráter dúbio do que com pessoas sérias, na sociedade em que estamos vivendo. Pessoas que firmam um trato com você, e não cumprem; pessoas que prometem, e não fazem; pessoas que dizem alguma coisa, mas jamais irão cumprir aquilo que disseram.

A sugestiva origem da expressão sinceridade

 

Encontramos aqui a palavra sinceridade. Você sabe o que quer dizer, de onde provém essa palavra sincero? Esta palavra sincero é a junção das duas palavras gregas que lhe deram origem. Na antiga Grécia vendiam-se umas estatuetas muito apreciadas (vendem até hoje). Para serem fabricadas aquelas estatuetas, colocava-se a matéria-prima dentro de uma forma; podia ocorrer normalmente o aparecimento de bolhas de ar, que ocupam espaços; e quando saíam da forma, aquelas brechas causadas pela bolha de ar vinham à tona e apareciam ali, dando um mau aspecto à estatueta. Então o fabricante, quando ia preparar a estatueta para venda, preenchia os espaços das bolhas de ar com cera. Depois envernizava, e vendia aquela estatueta de aparência perfeita, muito bonita. As pessoas muitas vezes, inadvertidamente, colocavam na janela, ou num lugar em que batia sol; e à medida em que ia esquentando, a cera derretia, e o buraco tapado aparecia. Por isso, quando as pessoas iam comprar uma estatueta, elas perguntavam: é com cera ou sem cera? É daí que provém a palavra sincero.

 

Autenticidade, traço ESPONTÂNEO do cristão

 

Então, o que é uma pessoa sincera? É uma pessoa que não é camuflada, é uma pessoa que não tem as suas brechas tapadas com disfarces, com outras coisas; são pessoas que não têm falhas em seu caráter. Uma pessoa sincera é uma pessoa sem cera, é uma pessoa íntegra, correta; e a seriedade é algo que deve ocupar a sua mente, antes de você dar a palavra, antes de você assumir um compromisso. Preencha a sua mente, ocupe a sua mente justamente com a seriedade –– você vai cumprir ou não aquela palavra, você vai cumprir ou não aquela obrigação? Porque, depois que uma pessoa cai no descrédito, é difícil alguém confiar nela. É por isto que a seriedade é algo que deve fazer parte da nossa vida, do nosso dia a dia, principalmente da vida do cristão. Ele precisa ter uma vida de seriedade, uma vida de sinceridade.

 

Fidelidade à Doutrina

Diz ainda a Bíblia, em Tito, capítulo dois, versículos seis e sete: Na doutrina, mostra incorrupção, mostra incorrupção. Ou seja, você que é um pregador, que é um ministro do Evangelho, você nunca deve torcer a Bíblia Sagrada. Você tem que pregar a Bíblia como ela é. Não fique inventando, não fique criando coisas que não estão na Bíblia; não fique criando algo e depois diga que está escrito; se está escrito, está escrito, e se não está, diga claramente que é um conceito seu. Ou que é o parecer de um terceiro; mas não fique querendo camuflar, querendo criar coisas na Bíblia Sagrada, afirmando coisas que ela não contém. Então diz: Na doutrina, mostra incorrupção. Você sabe que existem tantas pessoas hoje torcendo a Palavra de Deus. Torcendo. Principalmente nos dias que nós estamos vivendo, pois esta é a tônica da tão difundida e apreciada Teologia da Prosperidade. Pessoas que ficam prometendo coisas para os outros, para a igreja, para a comunidade, para a humanidade, que com toda a certeza não estão na Bíblia.

 

Esses dias ouvi alguém comentando, dizendo assim: “Olha, que Deus visita a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração daqueles que O aborrecem”. Pois é, irmãos, Deus visita a iniqüidade do ladrão, Deus visita a iniqüidade do maconheiro, Deus visita enfim –– a pessoa não tem o cuidado de ler o texto bíblico na íntegra. Se você lê ali o primeiro versículo e o segundo, você vai ver que quem efetivamente aborrece a Deus é o idólatra. A maior fonte de contrariedade para Deus é a idolatria; então diz a Bíblia que Deus visita a iniqüidade do idólatra até a terceira e a quarta geração –– e ficamos inventando coisas que a Bíblia não diz! Assim, na doutrina, mostra incorrupção. Mostra incorrupção, prega aquilo que é certo, não fique repetindo feito um papagaio aquilo que outros estão dizendo. Vá para o texto bíblico, leia o contexto, veja o pensamento central da Bíblia, veja!

 

Então nós observamos que a Bíblia Sagrada tem bem nítido o seu padrão de santidade, de pureza, que os homens começam a corromper. Tenha cuidado com isso! Dê um passo para Deus que Deus dá dois para você –– onde é que está escrito isso? A Bíblia diz achegai-vos a Deus e Ele se achegará para vós [ [5] ]; mas não “dê um passo para Deus que Ele vai dar dois para você”. Onde é que está escrito isso? Então constatamos que muitas vezes os homens inventam coisas e depois dizem que está escrito na Bíblia. Mas isto está escrito: na doutrina, mostra incorrupção. Prega aquilo que é certo, prega aquilo que é correto. Prega aquilo, doa ou deixe de doer. Não fique prometendo mundos e fundos daquilo que a Bíblia não garante para ninguém! É preciso que haja incorrupção na doutrina. Sejam essas coisas que ocupem a nossa mente, o nosso pensamento!

 

Se o elemento pecou, afirme que pecou! Mas porque ele é rico, você vai relevar e passar a mão na cabeça dele –– eis que, se você falar a verdade, ele vai embora? Você vai perder aquele poupudo dízimo dele? Irmão querido, não se deixe vender, jamais se venda por coisa alguma! Deus trará à tona todas as iniqüidades dos homens. É preciso que haja critério, um cuidado muito grande nisso. Assim, o que deve ocupar a sua mente é o valor da seriedade –– seja sério, seja sincero no seu trato, no seu comportamento, nas suas atitudes, nas suas ações; conscientize-se de que você está sendo preparado por Deus para ser igual a Jesus Cristo. Será que Jesus agiria dessa forma que você está agindo? Será que Jesus Cristo, para quem nós estamos caminhando, a fim de sermos Sua própria imagem, Ele procederia assim? Ele alteraria a Palavra de Deus para prometer algo a quem quer que fosse que a Bíblia não promete? Então tenha muito cuidado: o valor da seriedade é extremamente importante na nossa vida. Muito bem, vamos prosseguir. Depois do ideal de uma vida limpa, certeza de um Dia de Juízo, o valor do autocontrole, o poder da influência pessoal e o valor da seriedade, vamos ver agora, por último lugar, que a força moral é superior à força física.

 

O verdadeiro poder é moral, não físico

Veja bem: a força moral é superior à força física. Em Provérbios, capítulo vinte, versículo vinte e nove, está escrito o seguinte: a glória do jovem é a sua força e a beleza dos velhos são as suas cãs. Repassando, a glória do jovem é a sua força, e a beleza dos velhos são as cãs. Você já observou? Dificilmente encontramos um velho numa academia praticando halteres, não é? Você nota, normalmente lá estão os jovens. Nas academias de malhação, de musculação –– é mais quem quer ser astro do cinema, do espetáculo; é mais quem quer se parecer com Superman, é mais quem quer se parecer com Schwartzenegger e com outros grandes musculosos; é mais quem quer fazer parte dessa família Grace, não é?, família de homens musculosos. E a juventude vai para uma academia, passa ali duas horas e daqui há pouco sai sem camisa, ou com uma camiseta bem apertadinha para mostrar o bíceps, para mostrar os músculos, para mostrar que é um gigante. Essas pessoas, em lugar de crescer o músculo, deveriam fazer crescer muito mais a mente. É o que acontece com o velho. A experiência, a vivência, você observa que a força moral, como diz o item do nosso tema, é superior à força física. Não é a força física que o vai levar a lugar algum. Absolutamente não. O máximo que você pode conquistar sendo um atleta, sendo um homem musculoso, é um troféu, é uma taça, e nada mais. Mas observe e aprenda que a sua força moral supera toda e qualquer coisa. O que é um homem de moral? É aquele homem de integridade, é aquela pessoa que não se vende, é aquela pessoa que pode agir com correção, com sinceridade. O que é a força moral? É o que dispõe aquela pessoa que, quando diz uma coisa, é aquilo; não tem duas palavras; é uma pessoa correta, é uma pessoa que não está aqui, num momento, para agradar um grupo, e lá adiante diz tudo ao contrário para agradar o grupo oponente.

 

Como aconteceu certa ocasião numa falha do Apóstolo São Pedro. Pois ele estava na mesa, achando graça, sorridente, almoçando com os gentios; quando surgiram os judeus ele foi se afastando devagarzinho, até sair dali. Foi preciso que Paulo chegasse e lhe chamasse a atenção [ [6] ]. Isso é fraqueza, fraqueza moral; não podemos ser assim, pessoas de duplo caráter, de dupla natureza; não, essa força moral deve pautar a nossa vida como cristãos em todos os sentidos da nossa vida. É o que precisamos realmente fazer, não é? É entregar a nossa mente àquilo que é correto, como diz o Apóstolo São Paulo [ [7] ]. Se aquilo que é correto, aquilo que é justo, aquilo que é lícito, aquilo que é de boa fama, se há alguma coisa boa nisso, se algum bem está aí, então é nesse foco que devemos aplicar nossa mente.

 

De novo, a integridade real, não apenas aparência

Seja uma pessoa de uma moral inabalável. Uma pessoa que tenha um caráter inabalável. Uma pessoa que tenha uma sinceridade absoluta. Seja sincero com a sua esposa, seja sincero com os seus filhos, sincero com a vizinhança, sincero com os que o rodeiam, sincero na sociedade. Vivemos hoje uma crise moral muito forte no nosso país. Contemplamos os homens lá em cima, pessoas para quem você olha e jamais pensaria que tivesse qualquer falha em seu caráter; de repente a podridão vem à tona, suas falcatruas vêm à tona, e revelam-se pessoas de péssimo caráter. A moral dessas pessoas não existe. Dar exemplo para quem? Quem quer confiar em político desonesto, em alguém que promete mundos e fundos e depois não cumpre?

 

A força moral é superior à força física. Você pode ter a sua força física para uma auto defesa, para participar de um concurso; mas é só até aí. Entretanto a sua força moral vai conduzir você em vitória, em todo o curso da sua vida. De modo que você precisa entender e aplicar isto!

 

O modelo inspirador, infalível e confiável

Agora, quem sabe, você pergunta: “Mas Pastor Jorge, eu nasci numa família de uma natureza degradante. Tive péssimos professores no meu lar. Eu não tive um padrão que eu pudesse mirar, um padrão de honestidade, sinceridade.” Sim, mas eu quero dizer para você uma coisa: você aceitou Jesus como seu Salvador, já? Você já tem Cristo na sua vida, já? Pois bem, então diz a Bíblia que quem está em Cristo é nova criatura [ [8] ]. Se você já nasceu de novo, você não tem nada a ver com essa família do passado, não. Você tem agora uma nova natureza, você recebeu agora uma natureza divina, e você tem Alguém à sua frente que dá exemplos; e esse Alguém é a pessoa bendita de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Paulo diz, sede meus imitadores como eu sou de Cristo [ [9] ]! E diz mais a Bíblia, olhando para Jesus que é o autor e consumador de nossa fé [ [10] ] –– nós temos um padrão, deixe de olhar para aqueles padrões péssimos do passado, aqueles exemplos negativos da sua vida, e olhe para frente agora, como diz o Apóstolo São Paulo, esquecendo-me das coisas que para trás ficaram, eu prossigo, para o alvo da suprema vocação que há em Cristo Jesus [ [11] ]! Esqueça, esqueça, não fique se remoendo nesse passado péssimo, obscuro, nesse passado que você teve! Que não tem nada de bom nele, esqueça isso, e lembre-se que você agora é uma nova criatura. Você nasceu de novo, você nasceu da família de Deus; agora, você tem um novo padrão de comportamento, um novo padrão de vida, você tem agora um espelho em quem se mirar: a pessoa bendita de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. É Ele que nós precisamos observar! Caminhar, olhando firmemente para Jesus, que é o autor e o consumador da nossa fé [ [12] ]! Olhar para Ele, o exemplo, o padrão descido do céu. É o padrão que Deus quer que você seja. Olhe para Ele. Procure espelhar-se Nele. Não procure se mirar naquele chefe, naquele líder, não; olhe para Jesus. Se você quer ter um caráter perfeito, uma força moral que supere qualquer outra coisa, olhe para o Senhor Jesus Cristo. Ele sim tem poder para imprimir na sua vida um caráter moral superior a qualquer outra coisa. Hoje mesmo você pode aceitar Jesus e ter um novo padrão de vida. Que Deus, na Sua infinita bondade, nos abençoe e nos permita compreendermos os Seus propósitos para nós.

 

[ [1] ] Levítico 19:18, Mateus 5:43, 19:19, Marcos 12:31, Lucas 10:27.

[ [2] ] I João 3:14; Romanos 8:1.

[ [3] ] II Reis 4:8-10.

[ [4] ] Provérbios 15:13.

[ [5] ] Não literal: Salmos 9:10, II Crônicas 15:2bc, Isaías 55:6-7.

[ [6] ] Provável referência a Gálatas 2:14.

[ [7] ] Filipenses 4:8.

[ [8] ] II Coríntios 5:17.

[ [9] ] I Coríntios 11:1.

[ [10] ] Hebreus 12:2.

[ [11] ] Filipenses 3:14.

[ [12] ] Hebreus 12:2.