19 3234 9317 ibicamp@ibicamp.com.br

TRÍPLICE BEM – AVENTURANÇA

O primeiro salmo

Abra a sua Bíblia neste momento no Livro de Salmos. Vamos ler agora, para nossa meditação, o salmo primeiro. Ele diz o seguinte: Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que no devido tempo dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha, e tudo quanto ele faz será bem sucedido. Os ímpios não são assim. São, porém, como a palha que o vento dispersa, por isso os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos, pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Que Deus, na Sua infinita misericórdia, abençoe os nossos corações, face à leitura da Sua santa, eterna e doce Palavra.

 

A primeira bem-aventurança

Como você pôde reparar, este salmo começa apresentando uma tríplice bem-aventurança. Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, que não se detém no caminho dos pecadores e nem se assenta na roda dos escarnecedores. Aqui está a tríplice bem-aventurança. E nós queremos saber, neste preciso momento, se você deseja ser bem-aventurado. E, se você o deseja, o que é que você está fazendo para alcançar esta tríplice bem-aventurança. Olhe o que diz a Bíblia: bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios. Não anda no conselho dos ímpios. Você sabe que o ímpio é o pecador, é aquela pessoa que não teme a Deus, é aquela pessoa que não respeita os padrões estabelecidos pelo Senhor na Sua Palavra; é aquela pessoa que vive num estado de guerra contra Deus, o tempo todo, porque esta realmente é a posição do ímpio, a posição do elemento impiedoso, nas coisas sagradas. E diz a Bíblia, bem-aventurado o homem que não anda no conselho, não recebe a orientação, não anda baseado naquilo que o ímpio está dizendo. Infelizmente a sociedade em que nós estamos vivendo é uma sociedade que não conhece Deus e a Sua Palavra; e por não conhecer Deus, e não conhecer a Sua Palavra, os seus membros não sabem para onde estão indo; e se não sabe para onde vão, são pessoas que não têm qualquer sentimento; e cada um só vai notar isso quando chegar praticamente no fim da jornada, e verificar a tristeza desse seu fim de carreira, seu fim de curso.

 

Então diz aqui a Bíblia, bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios,  não anda no conselho dos ímpios. Qual é o conselho dos ímpios? O que vem a ser o conselho dos ímpios? Por exemplo, o ímpio é aquele que dá o conselho para você andar com uma camisinha dentro da sua carteira, dentro da sua bolsa, quando a Bíblia Sagrada diz, “jovem, mantém-te a ti mesmo puro, reserva-te para aquela que vai ser a tua esposa”. Mas o ímpio vem exatamente com uma orientação diferente, oposta. É interessante observarmos todas essas orientações, não é? Orientações de distribuir camisinhas, de distribuir seringas descartáveis para que a pessoa injete drogas em si própria com segurança! Que coisa, esse tipo de orientação é coisa de ímpio! O ímpio é aquele diz que você deve ir a um prostíbulo, a um motel; isso é conselho de ímpio! Quando a Bíblia Sagrada olha para mim e para você e diz: “Jovem, moço, moça, senhor, senhora, mantém-te a ti mesmo puro, você é templo do Espírito Santo de Deus, você não é templo para se prostituir, você não é templo para se drogar, absolutamente não, você pertence ao Senhor! Você foi resgatado com um preço bem alto, que é o sangue de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! [ [1] ] Então, foge do conselho dos ímpios, esses que querem te levar para o mau caminho, para os lugares escusos, para participar disto e daquilo outro!” E provocam, muitas vezes: “Você parece que não é homem, rapaz! Você parece um maricas!” São essas palavras que eles jogam no coração da nossa juventude! “Dá um trago aqui neste cigarro, rapaz! Seja homem!” É esta a orientação do ímpio! Mas quando você olha para as páginas da Bíblia Sagrada e vê a orientação do Espírito Santo para a sua vida, vê e reconhece a orientação de Deus para você, sendo você uma pessoa que pertence a Ele, Ele é o seu Senhor –– então não é para ir atrás dessas orientações dos ímpios, das pessoas que não têm o temor de Deus na vida! Mantenha-se puro, mantenha-se distante disso!

 

Fico abismado em ver as propagandas do governo, dizendo, “olha, faça sexo seguro, use camisinha!” Meu querido irmão, a Bíblia Sagrada diz para você se casar, manter um leito puro e imaculado, manter uma vida santa perante o Senhor; enquanto isso, eles orientam você a se prostituir! Essas propagandas são o maior propagador da promiscuidade no mundo! É claro que isto é bom, é um incentivo para aquele que anda pulando a cerca! Para aquele que não tem o temor de Deus, não tem Deus na sua vida, que vive uma vida promíscua, então esse tem que receber esta orientação; mas você, que é do Senhor, você não precisa andar com essas coisas em seu poder! Agora a orientação dada na ocasião carnaval é distribuição grátis de seringas descartáveis…! Que coisa! No mesmo tempo em que se combatem as drogas, dá-se seringa descartável para o povo injetar droga cada um em sua própria veia! Meu Deus, que mundo é este em que nós estamos? Em que as próprias autoridades autorizam as pessoas a usar seringas descartáveis para injetar em seus corpos venenos com segurança! Onde já se viu isso? Em que mundo nós vivemos?

 

Irmãos queridos, você que é do Senhor, você que pertence a Jesus, obedeça aqui ao que diz a Bíblia, bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios. Não ande nesses conselhos, não. Procure uma igreja. No dia em que preparei esta mensagem, em pleno período carnavalesco, acabava de chegar de um abençoado encontro de jovens, onde contribuira com minha participação num retiro, em Valinhos. A Igreja do Nazareno fizera um acampamento nessa cidade vizinha; e, como soube, em muitos outros lugares, igrejas batistas, metodistas, presbiterianas, Assembléias de Deus –– por toda a  parte a juventude estava naqueles dias participando de saborosos estudos bíblicos, em comunhão com Deus: é este o conselho que devemos aceitar! É este o conselho que devemos receber! Sair do tumulto da cidade, sair dos movimentos mundanos e demoníacos e procurar um ambiente em que as almas cristãs sejam fortalecidas! Em que se sinta realmente a presença de Deus, em que cada um possa crescer na graça e no conhecimento [ [2] ]! Mas fuja, fuja, sim, dos desejos da mocidade [ [3] ], e fuja também do conselho dos ímpios! Então aceite a recomendação do salmista neste momento!

 

A segunda bem-aventurança

Em segundo lugar, o salmista declara, não se detém no caminho dos pecadores. Não se detém no caminho dos pecadores. Quais são os caminhos dos pecadores? Os caminhos dos pecadores são caminhos trilhados com ofertas do mundo, recheados de coloridos, de penugens, de plumagens, de penas, é o carnaval que você vê em sua volta, todos os anos. Note que a própria palavra carnaval se origina do termo latino carnevale, ou seja, é a carne que vale nesses dias. Na véspera eu ouvira um radialista dizendo exatamente isso, numa das emissoras da nossa cidade: “nesses dias tudo vale, tudo vale!” Até prostituição no meio da rua, nudez no meio da rua, em plena praça pública, sendo filmada pelos veículos de comunicação, que pegam os lances mais nojentos e jogam na sala da sua casa! Feche o botão dessa televisão agora, e comece a se ligar nas coisas que pertencem a Deus, e de edificar a sua vida espiritual! O que é que você tem nessa sua cabeça, de estar ligado na televisão, assistindo carnaval? O que é que você vai lucrar com isso? Você simplesmente vai sentir a sua alma entrar em depressão, porque a sua carne quer essas coisas, e o seu espírito fica lutando: há uma luta nesta hora, da carne contra o espírito, e do espírito contra a carne; isso tudo tem valor carnal, mas não tem valor espiritual. Feche esse botão, dobre seus joelhos e vá buscar a presença de Deus, que isto é o mais importante nesta hora!

 

A carne gosta disso. A carne gosta de nudez. Ichi, ver aquelas mulheres despidas, nuas, com seios de fora, com toda a sua carnalidade de fora. A carne fica olhando, deleita-se nessas coisas! E os veículos de comunicação, com o seu colorido especial, dão aqueles lances bem em cima, e o elemento, lá dentro da sua casa, vai se embriagando com essas coisas! Daqui há pouco está pedindo para o seu pastor: “Pastor, ore por mim porque eu estou com depressão! Pastor, ore por mim que a minha vida espiritual está um frangalho! Pastor, ore por mim porque eu não consigo mais ir à igreja!” Você vive a vida inteira alimentando a sua carne e depois quer força espiritual e não tem! Buscai ao Senhor enquanto se pode achar! Invocai-O enquanto Ele está perto, deixe o ímpio o seu caminho e o homem perverso os seus pensamentos, e converta-se ao Senhor! [ [4] ] Que é benigno, que é grande em perdoar, é isso que nós precisamos entender!

 

A terceira bem-aventurança

Diz pois o salmista, não anda no conselho dos ímpios, e nem se detém no caminho dos pecadores. E em terceiro lugar ele declara: e não se assenta na roda dos escarnecedores. Não se assenta na roda dos escarnecedores! Ah! Estes são dias em que Brahma, Antarctica e outras fábricas de cachaça e bebidas alcoólicas faturam alto, porque as mesas estão sempre superlotadas, rodeadas  por elementos que querem ver seu copo cheio, aquela monte de cartelas em baixo do copo, em cima da sua mesa; cada um deles quer ser o herói da bebida, quer disputar com o colega para ver quem bebe mais! E o ruim de tudo é que, junto com essa bebedeira toda, com essa glutonaria nas bebidas e nas orgias, começam a surgir aquelas piadas obscenas, degradantes, piadas sujas,  piadas imorais [ [5] ] –– esse é o legítimo quadro da roda dos escarnecedores! É nessas horas que a vizinha e que a mãe do Fulano mais sofrem! Porque caem na boca, nessas bocas imundas, que só pensam em denegrir a imagem dos outros; e falam pornografia, e imoralidades, e piadas obscenas, piadas imorais, e isto faz parte da roda daqueles que se sentam para escarnecer! Bebem escarnecendo! Bebem contando piadas sujas, piadas imorais! Você imagina o que é que acontece nesta hora. O inimigo simplesmente toma vantagem, porque ele não encontra brecha, ele encontra porta escancarada, para entrar numa vida dessas e arrasar com essa pessoa, é isso que ele faz! Encontrando uma brecha, ele entra, invade, escangalha! Daqui há pouco o elemento está na cadeia, está no hospital, ou está no cemitério, porque diz a Bíblia que o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus [ [6] ]. É isto que você precisa entender. Fuja. Como diz o Apóstolo São Paulo, foge dos desejos da mocidade, foge. Saia, saia, não ande no conselho dos ímpios. Não se detenha no caminho dos pecadores. E nem se assente na roda dos escarnecedores.

 

O que notabiliza o bem-aventurado?

Então prossigamos na nossa meditação no salmo primeiro. Esta primeira parte declarou: Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, e nem se assenta na roda dos escarnecedores. E a segunda parte, o ponto maravilhoso, o ponto sublime deste salmo proclama: Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como  árvore plantada junto a corrente de águas, que no devido tempo dá o seu fruto e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. Que coisa preciosa, que coisa magnífica! Neste momento eu começo a pensar nas centenas ou milhares de jovens que estão em suas igrejas, em seus retiros espirituais, ou que estão em casa mesmo, neste momento, com a sua Bíblia aberta, com a sua Bíblia de estudos, com as suas anotações. Como diz a Bíblia, antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Como é maravilhoso ver aquele jovem que tem prazer nas coisas sagradas, que tem prazer com a sua igreja, que tem prazer com a sua Bíblia, que se sente feliz porque a autêntica felicidade é aquela que parte do nosso interior, é aquela que nasce no nosso espírito, é aquela que vem de dentro para fora, é aquela que vem da parte de Deus. E isso só é possível quando estamos em comunhão com Ele, estamos bem juntos e ligados a Ele. E uma das formas mais preciosas que temos para ouvir a voz do nosso Amado, do nosso querido Mestre, de ouvir a voz do Espírito Santo, a maneira mais magnífica que existe de você ouvir a voz de Deus é justamente tendo prazer na lei do Senhor. E na Sua lei meditar de dia e de noite.

 

A leitura da Palavra

Como é bom quando um casal de enamorados está junto e ela ou ele começa a conversar, toda a atenção é pouca! Os momentos passam tão rápido, quando estamos ao lado da pessoa que amamos! Quando você está perto daquela pessoa que você gosta! Como você ama a Deus, você ama a presença do Senhor Jesus Cristo, você ama a presença do Espírito Santo em sua vida. E quando você ama, e você lê a Bíblia, você O ouve falando com você! Oh, que maravilha! Isto é um prazer magnífico! O prazer do autêntico cristão é estar na lei do Senhor, e na Sua lei meditar de dia e de noite. Não há hora, não existe momento, é de manhã, é de tarde, é à noite, é à hora que for possível. A hora que você dispõe, essa é a hora que você tem para ler a sua Bíblia; e ao abrir as páginas da Bíblia Sagrada você não está lendo um livro qualquer. Você não está lendo um Machado de Assis ou um Jorge Amado, não: você está abrindo um livro que vem do coração de Deus para o seu coração, é Deus falando com você! É através da Palavra que Deus fala, que mostra o Seu plano, que mostra a Sua vontade; é através da Escritura Sagrada que você fica conhecendo o que Deus quer de você, assim como é através da Bíblia Sagrada que você conhece as promessas que Deus tem para a sua vida; é através do estudo da Bíblia que você sabe as riquezas imensuráveis que Deus tem para você, e é através da Escritura Sagrada, dessa leitura, que você sabe o que Deus é capaz de fazer através da sua vida! Tenha o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite!

 

Quantos neste momento estão debruçados sobre sua escrivaninha lendo a Bíblia e fazendo anotações! Quantos neste momento estão nas suas igrejas ouvindo o sermão e anotando tudo, porque é Deus falando com cada um! Quantos estão neste momento em seu culto doméstico, no culto familiar! Aproveite cada detalhe, aproveite cada momento, porque ali está o Senhor falando com você, o Amado da Sua alma. É Aquele que o resgatou por um preço alto, é Aquele que o tirou da morte para a vida, é Aquele que fez você se sentar nas regiões celestiais, é Ele que fala consigo através da Bíblia Sagrada! Você pode imaginar o salmista? Um homem naturalmente cheio de responsabilidades; todavia, ele tinha prazer na lei do Senhor, ele dedicava-se à sua devocional, ele obedecia à hora reservada, ele tinha o momento preciso, ele não poderia viver sem ouvir a voz de Deus. É isto que nós precisamos entender!

 

Como é o justo?

Agora olhe o resultado de quem tem o prazer na lei do Senhor. Diz o versículo três: ele é como árvore plantada junto à corrente de águas  que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. Você com certeza já andou por regiões desérticas, como pode ter andado também na Floresta Amazônica. Você já observou aquela mata que cresce no deserto, principalmente a caatinga lá do nordeste, você já observou? É um tipo de mata raquítica, que não cresce. Por que? Porque não há água. É sequidão, calor torrencial o tempo todo; mas quando você parte para a Floresta Amazônica, ah!, você já viu a altura a que chegam aquelas árvores na Amazônia, árvores que têm quarenta, sessenta metros de altura? E um diâmetro que quatro, cinco homens não conseguem abraçar? E isso tudo, por que? Porque são plantas que nasceram junto às correntes de água. Para elas não há tempo ruim! Você não tem época ruim para a Floresta Amazônica, porque as plantas ali estão plantadas ou cresceram numa bacia hidrográfica, que está sempre úmida, que sempre tem água. E até mesmo aquelas plantas que são plantadas junto ao ribeiro, elas fincam as suas raízes e vão até o rio, pronto. Pode parar de chover o tempo que quiser: como está plantada junto ao ribeiro de água, não há tempo ruim para ela. Então, diz a Bíblia, assim é aquela pessoa que medita na Palavra de Deus: não tem tempo difícil, não tem tempo ruim, pode o sol estar causticante, pode o deserto ser enorme, nada disso importa se você está plantado junto ao ribeiro, ou seja, se você é daqueles que medita na Palavra de Deus.

 

A reciprocidade de Deus

O salmista diz, no salmo quarenta e seis, versículo primeiro: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações! Não temeremos, ainda que a terra se mude, ainda que tudo se abale, ainda que venham terremotos, ainda que venham maremotos, e os conflitos, e as guerras! O autêntico crente não se abala, ele está sustentado pelo poder da Palavra de Deus –– ele não se abala! E diz ainda a Bíblia que em tudo o que ele faz é bem sucedido. Ele será sempre bem sucedido. Por que assim, bem sucedido? Porque uma pessoa que teme ao Senhor e anda de acordo com a Sua Palavra, Deus tem um compromisso com essa pessoa. Glória ao nome de Jesus! Se você pertence ao Senhor, se você tem prazer na lei do Senhor, tenha a plena certeza, aleluia!, de que tudo na sua vida vai ser bem sucedido. Você vai ser bem sucedido em tudo aquilo que você fizer!

 

Louvamos a Deus por aqueles que tem prazer na Lei do Senhor. Se você tem experiência semelhante, já deve ter notado que não há tempo ruim para você. A coisa mais difícil é ver um crente autêntico, que medita na Bíblia, com depressão espiritual, ou qualquer outro tipo de depressão; não, a Palavra de Deus não deixa, há segurança, há conforto, há alimento. Existe orientação na Bíblia, porque é Deus falando com os Seus filhos, é Ele falando com você! Então fique como a árvore plantada junto à corrente das águas, que no devido tempo dá o seu fruto, e cujas folhas não murcham, e tudo quanto você faça, você será bem sucedido. Bem sucedido no casamento, no comércio, no emprego, na repartição, em casa, bem sucedido com os filhos –– bem sucedido, glória a Deus! É aí que está a chave do sucesso!

 

Mas o ímpio…

Continuando, diz aqui o versículo quatro, os ímpios não são assim; são porém como a palha que o vento dispersa, a palha que o vento dispersa. Veja só, que coisa, hein? O ímpio está aqui e de repente você o procura e não acha mais [ [7] ]. Ele é como a palha que o vento levou. Por isso os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Isto aqui é uma promessa de Deus para a sua vida, você que está neste momento atravessando um drama judicial, ou que está sendo vítima de alguém que quis tirar proveito da sua vida, em dado momento; você que está sendo caluniado, alguém o está levando aos tribunais, por um ato injusto. Ouça o que  lhe diz a Bíblia Sagrada, para você, que é um amante da Bíblia, para você que medita na Bíblia: por isso os perversos não prevalecerão no juízo. Esta causa que você está pleiteando, se você está sendo acusado injustamente, eu quero que você tenha a plena certeza de que os ímpios não vão prevalecer contra você. É Deus que está falando consigo: se você cumpriu aquela primeira parte, isto é, se você tem o seu prazer na lei do Senhor, nem os pecadores na congregação dos justos irão afligí-lo; não há como, irmão, isto aqui é um compromisso de Deus com o justo! Com aquele que está perto Dele, aquele que ama o Senhor, aquele que procura fazer a Sua vontade. Glória ao nome de Jesus para sempre!

 

Contudo Deus está atento aos Seus servos

E diz também a Bíblia que o seu Senhor conhece o caminho dos justos. Ele sabe qual é o seu procedimento, esse seu procedimento honesto, correto, justo, que você tem. Ele sabe que você está sendo alvo de uma injustiça e Ele jamais deixará você sozinho nessa causa. Ele é o nosso advogado e, acima de tudo, Ele é o justo Juiz, que julga e peleja com justiça! Glória a Deus, glória ao nome do Senhor! Tenha tranqüilidade, o Senhor pelejará por nós; e, diz a Bíblia, essa causa não é sua, mas é do nosso Deus [ [8] ]. Procure agir corretamente, procure agir com tranqüilidade, com confiança, porque Deus está atento a tudo aquilo que acontece na sua vida. E diz o versículo seis, pois o Senhor conhece o caminho dos justos, Ele conhece o seu caminho; mas o caminho dos ímpios perecerá, desaparecerá. Levantou-se contra você, está se levantando contra Deus! Levantou-se contra os Seus filhos, está se levantando contra o Pai! Levantou-se contra o cliente, o Advogado se levanta a favor! Levantou-se injustamente, o Juiz está ali para julgar a causa! Ó maravilha!

 

Mas eu quero que você entenda que, para ser beneficiado com todas essas preciosidades do salmo primeiro, a Bíblia deixa bem clara qual é a parte que lhe cabe: Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto à corrente de águas que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. Que Deus continue iluminando o seu coração, a sua mente, o seu entendimento, o seu espírito, para que você possa entender que no reino espiritual existem leis irreversíveis, existem leis tão preciosas que Deus jamais irá quebrá-las! É como a lei da gravidade para o homem: tudo o que sobe, desce. A tendência de tudo é cair, ser atraído para o centro da terra. Isto é uma lei, é uma lei divina fixada.

 

Assim como existem leis na natureza, existem também leis espirituais, existem leis que Deus deixou, e pelas quais o homem pode se reger. Não adianta: levantou-se contra você, está se levantando contra o próprio Senhor. Ele vai pelejar por nós. Ele vai pleitear a nossa causa, o Senhor é este justo Juiz que está sempre presente em nossa vida, aleluia! Portanto, confie. Confie, mas faça a sua parte! Faça sua parte e confie no Senhor, porque Ele está pronto, Ele está disposto a ajudar, em todos os sentidos da sua vida. Glória a Deus!

 

Oração e bênção

Muito bem! Nós queremos orar neste momento com você, que vem lendo estas linhas. Você jovem, você irmão, querida irmã, que tem prazer na lei do Senhor! Que coisa gostosa, não é?, ter prazer nas coisas de Deus! Não há coisa melhor neste mundo. O mundo passa e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade do Senhor permanece para sempre [ [9] ]. Permanece para sempre. E a minha oração é que Deus lhe dê gozo, prazer e alegria quando você estiver lendo a Bíblia; quando chegar a hora de ir para o culto, você moço, e você, moça, você que não precisa que seu pai lhe diga que está na hora de ir para a igreja, não, porque você sabe qual é a hora! Você sabe, como disse o salmista, alegrei-me quando me disseram, vamos à casa do Senhor! [ [10] ] Vale mais um dia nas tuas portas do que mil fora delas! [ [11] ] É ter prazer nas coisas de Deus, é isto que vale a pena! A nossa vida aqui neste mundo, compreenda, não é buscar grandezas, aventuras, não! A maior aventura que pode existir é servir ao Senhor! Faça isso e você será como esta árvore plantada junto ao ribeiro de águas. Que dá o seu fruto na estação própria, e as folhas nunca murcham.

 

Vamos orar, então: Meu Deus e meu Pai, eu quero Te apresentar neste momento este jovem, esta moça, este rapaz, este irmão, esta irmã, esta família; Senhor, que haja no coração deles um prazer maior ainda e mais intenso em Te servir, em Te buscar, em estar diante de Ti, Senhor Jesus, porque só Tu, Senhor, tens as palavras de vida eterna, e vale a pena viver a eternidade Contigo, meu Pai! Porque a Tua paz, o Teu gozo, a Tua alegria, o contentamento de estar bem junto a Ti, Senhor Jesus, como Maria [ [12] ], que não saía dos Teus pés, é isso que nós queremos fazer! Queremos ouvir dos Teus lábios esta expressão, que escolhemos a melhor parte, o melhor lugar; o melhor lugar é este, os pés do Senhor, glorificado seja Deus! Que Deus o abençoe e que Deus o guarde, e que Ele faça resplandecer sobre si o seu rosto, e lhe dê a paz; o Senhor sobre si levante o Seu rosto e lhe dê a paz [ [13] ]. Glória a Deus! E a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, nosso Pai, a comunhão e a consolação do Espírito Santo seja com todo o povo de Deus [ [14] ], agora e sempre! Amém e amém!

 

[ [1] ] Como instrução desta seqüência, veja: I Timóteo 5:22p; I Coríntios 6:19-20, 7:23; Efésios 1:7; I Pedro 1:18-19.

[ [2] ] II Pedro 3:18.

[ [3] ] II Timóteo 2:22

[ [4] ] Isaías 55:6-7

[ [5] ] Advertência contra o linguajar obsceno: Colossenses 3:8; advertência contra o falar fútil: Mateus 12:36.

[ [6] ] Romanos 6:23.

[ [7] ] Salmos 37:10

[ [8] ] II Cr 20:15.

[ [9] ] I João 2:17

[ [10] ] Salmos 122:1

[ [11] ] Salmo 84:10: Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus a permanecer nas tendas da perversidade.

[ [12] ] Lucas 10:39-42

[ [13] ] Números 6:24-26

[ [14] ] II Coríntios 13:13 – A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.