19 3234 9317 ibicamp@ibicamp.com.br

A REBELIÃO CONTRA DEUS

A presunçosa rebeldia do homem

Vamos neste momento abrir a Escritura Sagrada no Livro de Salmos, o saltério do povo hebreu. Vamos fazê-lo no salmo número dois, a partir do versículo primeiro, que nos declara o seguinte: Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam e os príncipes conspiram contra o Senhor e contra o seu Ungido, dizendo: rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas. Ri-se aquele que habita nos céus, o Senhor zomba deles. Na sua ira, a seu tempo lhes há de falar, e no seu furor os confundirá. Que Deus, na Sua infinita bondade, abençoe o meu, o seu e os nossos corações, para que a Sua Palavra neles encontre guarida.

 

Cabe à criatura a rebelião?

Você sabe perfeitamente que Deus é o Criador de todas as coisas. Além de ser o Criador, Ele é o Senhor de todos os homens; além de ser o Senhor de todos os homens, Ele tem em Suas mãos o domínio, Ele é soberano sobre todas as coisas. E nós encontramos aqui que, quando Deus fez todas as coisas, Ele também estabeleceu as Suas normas. Ele sabe o que é melhor para mim, o que é melhor para você, o que é melhor para a raça humana. Ele sabe. E tudo isto encontra-se expresso na sua Palavra. Deus, quando criou o homem, colocou não apenas no seu interior, mas também deixou escrito, e depois mandou o Seu Filho para que, aquilo que está no Seu coração, a Sua vontade, fosse conhecida por todos os homens. Na carta aos Romanos diz a Palavra de Deus que o homem é indesculpável, indesculpável [ [1] ] –– não tem desculpa: de uma maneira ou de outra, Deus tem uma forma de mostrar ao homem a Sua vontade. Mas você sabe que no coração do homem reina uma rebeldia: rebeldia contra as autoridades, rebeldia contra os pais, rebeldia contra tudo e contra todos, rebeldia contra o próprio Deus –– isto está no coração do homem.

 

A Lei foi dada por Deus para o bem do homem

E aqui o salmista faz uma pergunta e ele mesmo responde, dizendo, por que se enfurecem os gentios –– para nós, cristãos, os gentios são as pessoas que estão no mundo –– e os povos imaginam coisas vãs? Imaginam coisas vãs, isto é, coisas que não são do agrado de Deus. Os reis da terra levantam-se, diz a Bíblia, e os príncipes conspiram contra o Senhor e contra o Seu Ungido, conspiram contra Deus e contra o Senhor Jesus Cristo, dizendo: Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas. Veja o que os homens chamam de laços, o que eles consideram algemas: justamente os preceitos divinos, a vontade divina, a lei de Deus, que foi dada através de Moisés, lá no Monte Sinai. Está expressa ali a vontade plena de Deus quanto ao que Ele quer que o homem faça, da forma como que Ele quer que o homem proceda neste mundo. Deus estabeleceu as Suas leis. Ele tem os Seus padrões, a Sua forma, e vou dizer para você, todas as leis de Deus são perfeitas, elas são perfeitas e são maravilhosas. O salmista declara que lâmpada para os meus pés é a tua palavra [ [2] ]; de que maneira poderá o jovem manter puro o seu caminho? Diz a Bíblia, observando segundo a tua palavra [ [3] ], segundo a Tua lei, segundo as Tuas normas, segundo o Teu padrão. Segundo a Tua vontade, é esta a forma, é esta a vontade de Deus –– que se encontra não apenas na Escritura Sagrada, mas também está impressa no coração do homem. Mas o homem quer viver no pecado, quer viver em estado de guerra constante contra Deus, contra o seu Senhor, quer viver no estado beligerante e lutar contra o Criador.  O homem quer ser contra: ele é contra tudo e contra todos. E contra principalmente aquilo que Deus tem estabelecido para que o homem siga. Para que o homem faça e proceda de acordo. Pois bem. Então, por exemplo, Deus estabelece as Suas leis e diz assim: “não terás outros deuses diante de ti” [ [4] ]. E o homem diz no seu coração: “que negócio é esse de não adorar outro deus diante de Ti?” E começa a fazer ídolos –– a idolatria que campeia no mundo nada mais é que uma rebelião contra o Criador. Deus fez você; e você, por sua vez, agora faz o ídolo, e se dobra diante dele, um pedaço de gesso, de pau ou de pedra, enfim, de qualquer coisa, justamente porque é um estado de guerra contra Deus. O homem não aceita dobrar os seus joelhos perante Deus: ele prefere dobrar-se perante um pedaço de pau do que perante Deus. Isto é o estado de guerra em que o homem vive. “Não terás outro deus diante de ti” e ele começa a criar os seus ídolos. Passa a fazer as coisas de acordo com a sua vontade, a sua própria cabeça.

 

Analisando uns exemplos

Deus diz assim, na Sua palavra, na Sua lei: Não matarás [ [5] ]. Não matarás, é o que Ele declara. Mas o homem começa a promulgar a lei do aborto, a eutanásia e muitos outros sistemas e formas que o homem inventou de tirar a vida dos outros. Por que é que o homem promulga uma lei tentando colocar por terra a lei de Deus, por que? É como diz o salmista: rompamos  os seus laços de cima de nós! Rompamos esses laços que Deus criou; Deus não sabia o que estava dizendo quando mandou você não matar, não ter outro ídolo, não ter outro deus diante de si; e os homens começam a criar leis contrárias à Lei de Deus. É o que diz aqui o versículo três: rompamos os seus laços e sacudamos de nós as nossas algemas. É este estado de rebeldia, de rebelião, que leva o homem cada vez mais a se afastar da presença de Deus. Da pureza e da santidade de Deus; mas o homem pensa que, rompendo o laço de Deus na sua vida, ele está livre de Deus.

 

Um outro chega, e como tem um medo horrível de Deus, começa a dizer: Deus não existe. Nós somos fruto de uma evolução. Ele exclui Deus da Criação: acha mais bonito inventar uma teoria para negar que Deus exista, e que ele, homem, é  fruto de uma evolução, porque tem medo de enfrentar Deus, de estar face a face com Deus. Ele não sabe que Deus não é para amedrontar ninguém, é para você temer e respeitar, ao Deus que criou você. Mas o homem começa a dizer, rompamos os laços, quebremos todas as suas algemas. O homem acha que a Lei de Deus é uma algema, é uma cadeia, é um laço, e portanto prefere viver em liberdade e criar suas próprias coisas e regras. Ele passa a criar leis para si.

 

Deus aproxima-Se e diz assim: não cobiçarás [ [6] ]. O que os homens estão hoje se formando em quadrilhas! O que há de violência no mundo, justamente por causa da cobiça que está no coração do homem –– ele sempre deseja aquilo que o outro possui, que o outro quer. Deus diz: não adulterarás [ [7] ]. É mais quem quer sair com a mulher do próximo, é mais quem quer ter várias mulheres, é mais quem quer viver na promiscuidade, é mais quem quer viver na prostituição, é mais quem quer viver de qualquer maneira! Os homens estão dizendo: “rompamos os seus laços de sobre nós!” Ninguém quer se submeter à lei de Deus. Cada um quer fazer aquilo que bem lhe apraz, aquilo que bem quer.

 

Você vê a Bíblia dizendo para o povo: “sede santos, como santo é o vosso Deus” [ [8] ]. Mas eis que estamos em plena época de festa em que o que vale é a carne. Onde o que vale é a imoralidade, devassidão, nudez, pornografia, é isto o que os homens querem! Eles rompem os laços deles com Deus e pensam que desta forma estão livres de Deus! Irmãos queridos, nós precisamos entender que dura coisa é cair nas mãos do Deus vivo [ [9] ]. Precisamos entender que Deus permite que o homem vá até certo limite, dali nem mais um pouco. Assim como à maré Deus diz: “aqui na praia chega a sua força e aí mesmo você se acaba” [ [10] ]. Aqueles grandes vagalhões do mar, quando chegam à praia, pronto, se acabam, pois Deus disse, “até aqui o seu limite”. Deus impôs limite para tudo nesta vida, também para o próprio homem. E vai chegar o dia em que a prestação de contas virá, e Ele simplesmente vai perguntar: “o que é que você fez com os meus padrões e com a minha vontade?” E o homem vai dizer: “nós rompemos porque não queríamos”. Então, pronto, você vai receber em paga aquilo que você merece. Você vai receber de volta aquilo que você quer.  Assim, meus queridos irmãos, nós observamos que os homens ficam o tempo todo gritando –– como diz o salmista: por que se enfurecem os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? Os homens ficam o tempo todo imaginando coisas sem sentido; e a pior disposição que pode existir no coração do homem é querer lutar contra Deus.

 

Um fato histórico

O grande filósofo chamado Voltaire chegou, certa ocasião, a liderar uma imensa campanha contra o cristianismo. Sua campanha foi tão forte e ele queimou tantas Bíblias que chegou a afirmar que em cem anos, a contar daquela data, se alguém quisesse ver uma Bíblia, esta só poderia ser encontrada num museu de antigüidades. Pois bem. Você sabe o que aconteceu? Voltaire morreu e a casa onde vivia é hoje uma Sociedade Bíblica. Ninguém zomba de Deus, ninguém zomba deste Senhor. Ele tem as rédeas na mão. Ele permite que o homem vá até certo limite, até certo ponto; ali Ele exige a prestação de contas. Quando Voltaire estava em seu leito de enfermidade, nesta campanha que ele impetrou, ele ofegante, morrendo, nos seus últimos instantes, ele simplesmente clamou no leito de morte, dizendo: “venceste, Galileu, venceste, Galileu!” Sim, meus amados irmãos, Deus é Deus. Ele é eterno, Ele é soberano, Ele é o Senhor que está no comando de todas as coisas. Você pode zombar de Deus o quanto você quiser, mas o momento da prestação de contas vem, pois Aquele que vem virá, e não tardará [ [11] ]. Hoje Ele se encontra como nosso advogado [ [12] ], mas virá o dia em que Ele se apresentará como o Juiz de toda a terra [ [13] ]! Precisamos entender isso. Louvado seja o nome do Senhor para sempre!

 

Quem se volta contra Deus, volta-se contra si próprio!

Muito bem. Prosseguimos meditando no salmo dois, onde diz: Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam e os príncipes conspiram contra o Senhor, e contra o seu Ungido, dizendo: rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas. Eu quero que você, que está lendo estas linhas neste momento, entenda um caso interessante. Quando alguém se rebela contra seu pai e contra a sua mãe, o que é que acontece? Vai deixar duas pessoas enfurecidas. Porque criar um filho e esperar dele a obediência, e na verdade receber rebeldia, isto simplesmente vai causar dor no coração deles. Vai. Qual é a reação do pai que cria um filho com tanto carinho e depois esse filho vem a se tornar um rebelde, a se constituir numa rebelião em sua vida, a se levantar contra ele? Se você é pai, você fica triste, chora; você, como pai, você lamenta. Porque infelizmente pode chegar uma hora em que você perca o controle da vida de um filho. Mas o que acontece quando o homem se rebela contra Deus? O que é que Ele faz? Você pisa na Lei de Deus, você rasga a lei de Deus, você destrói a lei de Deus e você pensa que você está desta forma assim machucando o coração de Deus? É você quem está se machucando. Porque diz aqui o versículo quatro: Rir-se-á aquele que habita nos céus, o Senhor zomba deles. Quando você está pisando na Lei de Deus, você pensa que Deus está se aborrecendo com isso? Pelo contrário, Ele está rindo, porque sabe que é você que está se machucando, é você que está caminhando para o fim difícil, é você que está caminhando para a destruição. Você pensa que agindo dessa forma está zombando do Senhor? Diz a Bíblia, “Ele se ri de você”. Com esse negócio de dizer que Deus não existe, que nós somos frutos de uma evolução, você vai machucar Deus? Não, diz a Bíblia, Deus, Ele se ri de você, Ele acha graça.

 

O risco da incredulidade

Eu quero que você entenda que Deus é soberano, Deus é o Senhor e está no controle de todas as coisas. Ele não se abala com aquilo que nós pensamos ou “decretamos” sobre Ele. Você imagina que Ele vai se abalar por aquilo que você faz contra a Sua Palavra? Absolutamente não. Abra a sua Bíblia no Livro de Judas e verifique o que acontece com o rebelde, com aquele que luta contra Deus. Epístola de Judas, justamente o livro que é bem vizinho do Apocalipse, versículo cinco, observe bem o que diz aqui: quero pois lembrar-vos, embora já estejais cientes de tudo uma vez por todas, que o Senhor, tendo libertado um povo, tirando da terra do Egito, destruiu depois os que não creram. Aquele povo que Ele tirou da escravidão com tanto carinho, com mão poderosa, enviando o libertador, aquele povo viu Deus agir poderosamente no Egito, este mesmo povo, logo depois, não creu Nele. É um direito que cabe ao homem crer ou não crer. Agora há uma coisa: Deus mostra o caminho. Deus apresenta as Suas normas. Ele está mostrando diariamente o milagre da vida. Ele está mostrando em todos os quadrantes da História quem é Ele. Compete a você crer ou não crer. Pois bem, qual é o resultado? Diz aqui, destruiu depois os que não creram –– aqueles que resolveram: “Olha, Deus está fazendo isso, mas eu não creio”. Eu não creio. Jesus salva, mas eu não creio. Jesus perdoa, mas eu não creio. Deus está no comando, mas eu não creio. Isso é um direito que lhe cabe. Agora quero que você observe o final, como diz: destruiu depois os que não creram.

 

Ainda sobre a incredulidade

Você sabe qual é um dos maiores pecados que o homem pode realizar na face da terra, um dos crimes maiores que pode existir contra Deus, sabe qual é? É a incredulidade. Este é o pecado para a morte. Se você não sabe o qual é o pecado para a morte, é este aqui. A incredulidade! Se você não crê que Jesus Cristo salva, então quem é que o vai salvar? Se você não crê que Ele pode levá-lo para o céu, quem é que vai levar você? A incredulidade destruiu uma geração inteira no deserto. E partindo agora para a área espiritual, verifique aqui o que aconteceu com os anjos, no versículo seis de Judas: E a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sobre trevas, em algemas eternas para juízo do grande dia –– anjos que não guardaram o seu padrão de santidade e pureza, com os quais Deus os criou; mas eles preferiram acompanhar Lúcifer, rebelando-se contra Deus. Você pode rebelar-se contra Deus, mas aqui está o fim, diz a Bíblia, que ele tem guardado sob trevas em algemas eternas para o juízo do grande dia! Ah, é um direito que lhe cabe, meu amigo, rebelar-se contra Deus; é um direito que lhe cabe, porque você tem o livre arbítrio! Você pode escolher, estar do lado de Deus ou do lado da desobediência. Isso é uma coisa que compete a você. Mas o fim você está vendo aqui, os próprios anjos que não guardaram o seu estado original, o seu estado de santidade e pureza, mas preferiram seguir a desobediência de Lúcifer, aqui estão eles algemados eternamente, para o juízo do Grande Dia!

 

Uma grave afronta

Olha ainda o que diz o versículo sete: E como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que havendo se entregue à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição. Veja só, você sabe qual foi o pecado de Sodoma e de Gomorra, sabe? Você sabe quais foram os pecados dessas cidades circunvizinhas a estas duas? Quando você vê no livro de Gênesis, ali está escrito Deus dizendo “façamos o homem”; e, diz a Bíblia, depois Ele fez a mulher; macho e fêmea os criou. Mas os sodomitas criaram um termo intermediário, eles criaram a homossexualidade, indo em busca de outra carne, homem procurando homem, e mulher procurando mulher. Sem problema, meu filho, você pode seguir o curso da sua vida, você pode escolher o caminho que você quer. Deus fez homem e fez mulher, mas se você quiser criar um meio termo aí, se você quiser criar uma figura “gay”, se você quiser criar uma figura homossexual, se você quiser ir em busca de outra carne, não sendo o homem em busca da mulher, ou a mulher em busca do homem, se você vai se inflamar, homem com homem, e mulher com mulher –– invente; mas saiba que foi este o crime dos sodomitas, uma rebelião contra Deus. E qual foi o resultado? São postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição.

 

E não há desculpa de ignorância

Não tem problema, meu filho, você quer seguir a sua vida promíscua, a sua vida homossexual, é um direito que lhe cabe, fazer aquilo que você quer, mas uma coisa é certa: você conhece a vontade de Deus. O simples freio da sociedade, o simples desprezo da sociedade já mostra através desse sistema a vontade que Deus tem do homem, que ele se mantenha em santificação e honra. Mas diz aqui o trecho bíblico, versículo sete, como Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas, que havendo se entregue à prostituição, como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição. Você nunca vai poder reclamar quando chegar na Eternidade e estiver no lago de fogo, sofrendo ali; você nunca vai poder dizer: “Deus, eu não sabia disso!” Não, diz a Carta aos Romanos, capítulo primeiro, os homens são indesculpáveis! Você está ouvindo esta mensagem: agora você não tem desculpa, você sabe o que é que Deus quer. Ele quer que você mantenha o seu corpo em santificação e honra! Você não foi criado para a prostituição, você não foi criado para a homossexualidade, você não foi criado para o lesbianismo, não! Você foi criado como um templo do Espírito Santo, isto sim! É preciso que você entenda, meu filho. O livre arbítrio é seu, mas a soberania e a vontade são de Deus. Ele mostra para você o que você deve fazer. Ele mostra a você o caminho certo a seguir, mas se você quer estar em rebelião contra Ele, não tem problema. É um direito que lhe cabe, você tem a escolha, você sabe, mas também você sabe qual é o final dessa escolha. Você sabe qual é o destino da escolha do caminho certo, e daquilo que é errado, você sabe! Então esse livre arbítrio, use-o, mas use de uma maneira benéfica, use para fazer a vontade de Deus! É isto que você deve fazer.

 

O problema da hierarquia

Aqui ainda diz Judas: Ora, estes, da mesma sorte quais sonhadores alucinados, não só contaminam a carne como também rejeitam governo e difamam autoridades superiores –– veja só: –– contudo o Arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele, pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda! O Senhor te repreenda! É incrível esta batalha aqui, não é? Entre Miguel e Satanás. Então o versículo oito diz: Ora, estes, da mesma sorte, quais sonhadores alucinados, não só contaminam a carne como também rejeitam governo e difamam autoridades superiores. Olhe só: “como também rejeitam governos e difamam autoridade superior”. Meu querido irmão, a humanidade está num estado de guerra tremenda contra as autoridades deste mundo. Os homens estão realmente num estado de guerra. O governo não pode fazer empreender nenhuma ação, que eles são contra. Levantam-se e começam a difamar o próprio nome do presidente. Dificilmente se dirigem ao presidente da República como “Sua Excelência, o presidente”, como autoridade constituída por Deus. Eu quero que você saiba que o Presidente Fernando Henrique Cardoso, o Presidente George Bush, o presidente de Israel ou de qualquer nação da terra, todos foram constituídos por Deus, porque diz a Bíblia que toda a autoridade é constituída por Deus [ [14] ]; e no momento em que você se levanta contra uma autoridade destas, você está se levantando contra o próprio Deus. Agora, se ele está agindo certo ou errado, isto é um problema dele. Mas o seu problema é obedecer às autoridades, não apenas autoridades da sua pátria, não apenas autoridades governantes, mas a própria autoridade que está na sua casa: o seu pai é uma autoridade, a sua mãe é uma autoridade. Aquele chefe da repartição é uma autoridade; e se você vive se rebelando contra eles, você está se rebelando contra Deus.

 

A autoridade coexiste com a hierarquia e dela depende

Existe uma hierarquia estabelecida por Deus. Você sabe que Deus fez uma ordem hierárquica no céu e também aqui na terra. Existe, por exemplo, uma hierarquia política, existe o presidente da República, existem os seus ministros, assessores, existem os senadores, os governadores dos Estados, os prefeitos dos Municípios, existem as autoridades que são constituídas. Deus estabeleceu a autoridade numa ordem hierárquica. Até aquele guarda que está na esquina, orientando o trânsito, levantando o braço, é uma autoridade. Autoridade na igreja: você tem o pastor, o missionário, o evangelista, o presbítero, o diácono, você tem o auxiliar –– uma hierarquia, há uma hierarquia em tudo aquilo que existe neste mundo e isto foi implantado por Deus para que o homem se governasse. Para que o homem regesse as suas próprias ações e buscasse os seus objetivos por esse sistema.

 

Um exemplo celestial

No céu também há uma hierarquia. Lá estão os querubins, os serafins, os anjos, os arcanjos; e você sabe que um dia Lúcifer foi o líder, ele detinha uma patente que estava sobre todos os outros seres angelicais. Depois ele caiu, e foi destituído do seu posto. Mesmo assim, nessa luta que Miguel teve contra Satanás por causa do corpo de Moisés, você acha que Miguel foi chegando lá e dizendo: “Você é um derrotado, você é um vencido, você é um destruído, você não tem força nenhuma, você é um incapaz”? Não, Miguel não disse isso porque sabia que um dia Lúcifer havia sido seu chefe. Muito embora caído, mas ele um dia foi! Ainda detinha uma superioridade. E como é que Miguel foi contra Satanás? Através de uma instância superior. Ele apelou para Aquele que é maior, ele disse: “O Senhor te repreenda, Satanás. O Senhor te repreenda.” Veja o respeito, verifique a hierarquia. E aqui nós encontramos na Bíblia: Ora, estes, da mesma sorte, quais sonhadores alucinados, não só contaminam a carne como também rejeitam governo e difamam autoridades superiores. É mais quem se levanta, é mais quem está difamando as autoridades, é mais quem diz “o Fernando, o Fernando Cardoso” –- o que é isso? Ele não é seu parceiro não, meu filho, ele é uma autoridade constituída por Deus!

 

E o homem começa a errar, a cair, a fracassar, à medida em que vai se rebelando contra Deus. As autoridades foram constituídas pelo Senhor, mas o homem prefere rebelar-se. E levantar-se contra elas. Cuidado, meu filho, cuidado. Sabe por que Deus está mandando esta mensagem para você pelas páginas deste livro? É porque diz a Bíblia que “o Meu povo erra porque lhe falta conhecimento” [ [15] ]. Este conhecimento você está tendo hoje, você está recebendo nestes parágrafos. Tome cuidado. Viva uma vida de tal forma que o nome do Senhor seja glorificado. Você, meu prezado amigo, que vive num estado de rebelião contra Deus, ainda existe tempo de cair aos pés Dele e pedir perdão, pedir perdão ao seu Criador, ao seu Senhor. É esse que quer o melhor para você. Deus não criou você para ir para o inferno; você vai para o inferno se quiser. Mas não é esta a vontade Dele. A vontade de Deus é que todos os homens sejam salvos, que cheguem ao conhecimento da verdade e sejam salvos [ [16] ]. É isto que Ele quer.

 

Aprofundando o comentário de Judas

I

Judas ainda fala aqui, no versículo dez: Estes, porém, quanto a tudo que não entendem, difamam; e quanto a tudo o que não compreendem, por instinto natural, como brutos e sem razão, até nessas coisas se comprometem. Ai deles, porque prosseguiram pelo caminho de Caim, e movidos de ganância se precipitaram no erro de Balaão, e pereceram na revolta de Coré. Veja só esses três elementos que servem de exemplo aqui, que coisa impressionante! Ai deles, porque prosseguiram pelo caminho de Caim! O que é o caminho de Caim? O caminho de Caim, você sabe qual é? Quando Deus estabeleceu Suas normas, lá no princípio, no Éden, quando o homem caiu, Deus imolou um animal e tirou a pele para cobrir a nudez do homem. Qual lo significado disso? Ele estava mostrando que sem derramamento de sangue não há remissão de pecados [ [17] ]. Mas o que foi que Caim fez? Em lugar de oferecer a Deus um sacrifício de sangue, ele ofereceu um sacrifício da lavoura. Nesse gesto ele começou a criar uma religião da sua maneira, à sua moda, um sistema de culto de acordo com a sua vontade. Esse caminho de Caim é o caminho que muitos hoje estão levando, criando uma religião da sua maneira, da sua forma; ninguém mais quer ir à Bíblia, ninguém quer mais obedecer ao seu pastor; é mais quem quer criar um sistema seu, próprio. E assim vão caindo no caminho de Caim.

 

II

Não adianta alguém querer ir ao céu a não ser por sacrifício de sangue. Sem derramamento de sangue não há remissão, e este sangue você sabe qual é, é o sangue de Jesus Cristo. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim [ [18] ]. Como sentencia Judas, movidos por ganância, se precipitaram no erro de Balaão. Precipitaram-se no erro de Balaão. Você sabe qual é o erro de Balaão? É o caminho da ganância! Este homem, por causa da oferta que lhe estava sendo apresentada, preferiu infiltrar o pecado no meio do povo de Deus, porque ele queria era dinheiro. Obcecado por dinheiro! Ganância do dinheiro: ele estava disposto a vender a sua própria alma e o seu próprio povo. Homem, pára com essa ganância, e vá buscar a Deus em santidade e em novidade de vida! Por isso caíram no caminho de Balaão.

 

 

III

E prossegue ainda Judas: e pereceram na revolta de Coré. E pereceram na revolta de Coré [ [19] ]. Você lembra-se da revolta de Coré, lembra? Aquele homem que se levantou contra a autoridade de Moisés? Você sabe que ali estavam Datã, Abirão e Coré. Você sabe que esses homens se levantaram naturalmente contra a liderança, contra as autoridades, contra os seus líderes eclesiásticos e espirituais. Por favor, não caia nessa situação. Ame o seu pastor, honre o seu pastor, respeite o seu pastor, não se rebele, não fique criando motim para tirar o seu pastor, não. Deixe, porque no dia que Deus não quiser mais ele aí, Deus mesmo o tira, Deus o move, Deus o troca de lugar. Mas não fique criando motins, deixe isso por conta do Senhor! Porque diz o Livro de Apocalipse que Deus tem os Seus pastores na palma da Sua mão. Ele conhece e sabe quando chega a hora.

 

Siga os padrões do Senhor, e viva bem

E a nossa palavra neste momento para você, estimado leitor, é: procure viver o padrão estabelecido por Deus. Não se rebele contra Deus porque, diz o salmista, o Senhor está rindo de você, “Ó tolinho, você é ridículo!” Você que quer se rebelar contra Deus, que criancice! Que tolice esta sua, não faça isso, porque Deus ri de você! Você pensa que está lutando contra Ele, mas você está lutando contra você mesmo. Você nada pode contra os Seus preceitos, contra os Seus costumes e contra a Sua lei. É você que está se machucando e se maltratando. Você está recalcitrando contra os aguilhões [ [20] ]. Você sabe o que é um aguilhão? É aquela vara que tem um prego na ponta. Então tente lutar contra uma vara dessas, tente. Tentar lutar contra Deus equivale a recalcitrar contra os aguilhões. Mas a nossa palavra orientadora é para que você atente à vontade de Deus, aos preceitos divinos. A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma. Procure fazer a Sua vontade e tudo irá bem na sua vida! Glória ao nome do Senhor.

 

Oração e bênção

Estamos chegando aos momentos finais desta meditação, segundo o que Deus propôs em nosso coração. Saiba, amado leitor, é sempre um prazer muito grande transmitir a Palavra do Senhor, seja por uma pregação, por uma página de jornal ou de livro ou até de Internet. Nós queremos orar por você agora mesmo. Se este é o seu caso, que este espírito de rebelião contra Deus desapareça da sua vida. Esse espírito de rebelião contra as autoridades saia, e esta rebelião contra os pais e contra a família desapareça, e você possa simplesmente observar que Deus ama você e Ele quer a sua felicidade. É por isso que as leis Dele existem; porque se você andar de acordo com o padrão divino, o fim de tudo isto é a glória eterna, é o céu que o aguarda. Então concorde: vale a pena viver de acordo com os padrões estabelecidos por Deus.

 

Amado Deus e Pai celestial, muito obrigado pelos nossos queridos leitores da tua palavra, por estes momentos de leitura que nos levam à Tua presença; não sabemos quem sejam, não os conhecemos; mas Tu, Pai, Tu os conheces, e isto é o que importa. Que o teu espírito fale mais alto do que as letras e palavras impressas neste livro, meu Senhor; e que eles possam olhar para Jesus como autoridade suprema da nossa vida, como este Senhor que veio ao mundo buscar e salvar o que se havia perdido! Ensina-nos a ter um caráter semelhante ao Dele e viver um padrão que glorifique o Teu nome. E a Graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus nosso pai, a comunhão e a consolação do Espírito Santo, seja com todo o povo de Deus agora e sempre [ [21] ]. Amém e amém.

[ [1] ] Romanos 1:20 (também Rm 2:1, quanto a julgamento).

[ [2] ] Salmos 119:105.

[ [3] ] Salmos 119:9.

[ [4] ] Êxodo 20:3 –- Não terás outros deuses diante de mim.

[ [5] ] Êxodo 20:13.

[ [6] ] Êxodo 20:17.

[ [7] ] Êxodo 20:14.

[ [8] ] Levítico 11:44, 20:26 e outros.

[ [9] ] Hebreus 10:31.

[ [10] ] Jó 38:10-11.

[ [11] ] Hebreus 10:37.

[ [12] ] I João 2:1.

[ [13] ] Apocalipse 11:18, 19:11-16.

[ [14] ] Romanos 13:1.

[ [15] ] Oséias 4:6, 14; Isaías 5:13

[ [16] ] I Timóteo 2:4.

[ [17] ] Hebreus 9:22.

[ [18] ] João 14:6.

[ [19] ] Números 16:1 e seguintes.

[ [20] ] Atos 26:14.

[ [21] ] II Coríntios 13:13, com acréscimos.