19 3234 9317 ibicamp@ibicamp.com.br

UM NOVO CORAÇÃO

O dilema do crente sincero

Um novo coração. Este é o tema do capítulo que estamos iniciando. Se você, que está lendo estas páginas, com toda a certeza tem sentido de perto a mão de Deus operar na sua vida e no seu coração, você que freqüenta uma igreja, ama o seu pastor, você que tem uma família abençoada e naturalmente é bem sucedido na sua vida empresarial, na sua vida financeira, social, você que tem tudo para ser feliz nesta vida, neste mundo –– também certamente é da sua experiência pessoal que muitas vezes você se vê arrastado sob o peso de uma natureza que, com freqüência, procura aquilo que você não quer. Quantas e quantas vezes você tem sentido o desejo de ser usado nas mãos de Deus, de que Deus o tome poderosamente e você possa ser um instrumento de grandeza nas mãos do Senhor neste mundo –– mas não tem conseguido. Você luta, não contra as pessoas, mas contra si mesmo, contra essa natureza que sempre o arrasta e procura levá-lo para o lado que não é o lado correto, que o procura tirar do verdadeiro caminho da vida espiritual. E você, que tem a intenção de crescer cada vez mais, de vez em quando retrocede, tem recaídas; então você fica clamando e chorando: “Meu Deus, mas por que? Mais uma vez, mais uma vez…!”

 

Um ingrediente indissociável da vida

Eu quero que você abra a sua Bíblia neste momento comigo, no salmo de número cinqüenta e um. Quero mostrar-lhe onde está a raiz deste problema, com o qual você se defronta diaria ou constantemente. O salmista diz o seguinte, no salmo cinqüenta e um, versículo cinco: Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu a minha mãe. Quero que você entenda que isto é um problema de natureza, a sua natureza, que você tem de conduzir neste mundo, com a qual você tem de lidar em sua vida continuamente, que é sua inevitável companhia diária. E contra quem você tem que lutar constantemente, para se manter em pé, para se manter firme. Então isto aqui, naturalmente, não é uma questão simples e pura de pecar ou não pecar, porque você já nasceu com uma natureza pecaminosa. Uma natureza que tende a buscar as coisas deste mundo, os prazeres efêmeros da carne, as coisas que satisfazem os olhos e os nossos outros sentidos. Pois você nasceu já com uma natureza propensa a fazer as coisas erradas.

 

Luta sem fim

É como se houvesse, por exemplo, na sua família, um filho problemático, uma pessoa doente, uma pessoa a quem você tem de dar remédio freqüentemente, embora saiba que não tem cura; mas tem de manter aquele filho, aquela criança, aquela pessoa dentro de casa, paraplégico, ou tetraplégica, e é preciso ter um cuidado intenso e constante com ela. Nossa natureza já nasceu doente. A minha e a sua, a nossa natureza já nasceu enferma, e o cuidado que temos de ter com ela é um cuidado praticamente ininterrupto. Enquanto viver aqui na face da terra você terá de lutar contra essa sua natureza o tempo todo. O salmista está dizendo, eu nasci –– é portanto uma questão de nascença, nós já nascemos com essa natureza. Que muitas vezes nos faz chorar. Às vezes você vai à igreja, ouve um sermão, glorifica a Deus, e no instante de um breve  descuido, lá vem a sua natureza a arrastá-lo novamente para aquilo que você não quer! Depois se segue o arrependimento, o senso de responsabilidade, e isso naturalmente vai machucando a nossa vida. O salmista mostra aqui no capítulo cinqüenta e um –– capítulo não, porque salmo não tem capítulo, tem número –– então, no salmo de número cinqüenta e um, versículo dez, você vê como a agonia deste homem era grande, como a sua luta é constante, e ele suplica, cria em mim ó Deus, um coração puro, e renova dentro de mim um espírito inabalável.

 

Onde buscar força?

Que pedido! Este é o pedido que deve ser feito por todas aquelas pessoas que estão sob o peso de uma vida terrena, carnal, que sempre os atrai e puxa para o lado errado! Você muitas vezes diz assim: “Eu não quero, não vou mais perder meu precioso tempo, eu vou vender esta televisão e não vou mais assistir novela, filme violento, que só estimula a minha carne, só estimula a minha vida terrena, eu vou…” Mas cadê força para apagar aquele botãozinho terrível que está ali na sala da casa? Cadê a força suficiente para desligar na hora daquela novela que é feita nos porões dessas emissoras que não têm compromisso nenhum com Deus? Ou que força você tem para fechar aquele botão que traz aquele filme sensual, violento, criado na alta elite de Hollyood? Cadê a força para isso? “Não, não tenho essa força suficiente.”

 

E o salmista, compreendendo isso, ele pede, porque sabe que nele mesmo não existe força, não há qualquer condição; então ele pede, cria em mim, ó Deus, um coração puro, renova dentro de mim um espírito inabalável. “Faça, Senhor, na realidade, uma mudança no meu ser. Faça, dê-me um coração novo, eu preciso de uma nova visão, de uma nova vida, de um novo comportamento, de uma nova atitude, eu quero ter uma vida pautada na Tua Palavra, e viver para a glória de Teu santo nome! Tantos homens no passado conseguiram isto, e por que eu também não posso conseguir?”

 

Força de vontade não é suficiente

Inicialmente eu preciso dizer-lhe que pode existir uma força de vontade muito grande na sua vida, um desejo muito grande de mudar. Pode existir em você aquilo que os homens chamam de uma grande força de vontade. Mas há determinadas situações em que somente o auxílio divino pode nos ajudar em tais horas. Que pode vir em nosso socorro e pode realmente fazer isso. Você observa que a agonia do salmista é justamente essa: eu nasci, já tenho, já carrego comigo esta natureza propensa ao pecado. Que sempre olha para aquilo que é contra Deus. Você vive num estado beligerante, num estado de guerra contra Deus. Mas dentro de você há um clamor, há um pedido!

 

Tudo depende Dele

Deus, como Criador soberano, compreende a natureza do homem; portanto entende a sua natureza, amado leitor. Deus entende a natureza da raça humana, e assim Ele mesmo toma a iniciativa de vir em nosso encontro, ao nosso auxílio. Agora quero que você abra a sua Bíblia no Livro do Profeta Ezequiel e veja comigo, no capítulo trinta e seis, a partir do versículo vinte e quatro. Olhe o que diz aqui: Tomar-vos-ei, tomar-vos-ei –– perceba aqui uma atitude de Deus, trata-se Dele tomando a iniciativa. Ele conhece a sua luta, sabe quem é você, sabe o que você tem no fundo do seu coração, o que você deseja! Ele sabe a disposição que você tem para buscar a face Dele, mas você tem uma natureza que o puxa para baixo. Então Ele chega e diz: Tomar-vos-ei de entre as nações, e vos congregarei de todos os países e vos trarei para a vossa terra . Em seguida, preste bem atenção ao que Deus fala: aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados de todas as vossas imundícias, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei. Aqui está a primeira ação divina em nossa vida, uma lavagem purificadora das nossas iniqüidades, dos nossos pecados; e isto Ele faz com água! Que água é esta? É aquela mesma que Ele comentou com os discípulos, todos vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado [ [1] ]. Naturalmente você sempre precisa se lavar, mas o sentido aqui é espiritual. É o poder da Palavra que vai começar a fazer esta regeneração em seu ser. É  o poder da Palavra que chega até a divisão da alma e do espírito [ [2] ], e começa a arrancar dali a propensão para o mal, para o pecado, para o erro, para aquilo que não presta, e passa a purificar. Diz aqui: Aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados de todas as vossas imundícias, e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Isto aqui, meu querido irmão, é o poder da palavra quando começa a penetrar no coração do homem; à medida em que você vai ouvindo a mensagem, à medida em que você vai ouvindo Deus falar, você vai se redimindo, vai mudando, vai tendo forças para tirar da sua vida aquilo que o está realmente impedindo de alcançar um crescimento espiritual. Então Deus começa justamente dizendo, primeiro vou tirá-lo dentre as nações. E Deus tirou você, Deus tirou você lá do meio do pecado, do lamaçal, daquelas companhias, daquela nação pecaminosa, daquele ambiente promíscuo em que você vivia. Ele retirou você de lá, foi o primeiro passo, remover você do meio daquele lodaçal.

 

Segundo passo, Ele começou a lavar você com a lavagem da Palavra. É a Palavra que regenera, é a Palavra que purifica, é a Palavra que alimenta, é a Palavra que nos guia, é a Palavra que nos conduz em triunfo, é a Palavra que nos fortalece cada vez mais! Que poder, o desta lavagem da Palavra! À medida em que a Bíblia vai tocando, que a mensagem do Evangelho vai trabalhando na sua vida, você vai mudando, você vai-se transformando –– este é o poder da Palavra!

 

Testemunho pessoal

Recordo-me de que, quando era novo-convertido, eu trabalhava numa empresa lá no norte. Ao terminar o expediente na empresa, era só atravessar a rua para entrar na escola, que ficava logo em frente do meu serviço. E eu costumava, simplesmente, ao sair para a escola, pegar uma folha de papel sulfite para fazer os meus apontamentos na escola. Muito bem, aquilo virou rotina. Um dia estou na igreja, ouvindo um culto de doutrina, o ensinamento da Palavra, e de repente, quando o pastor estava falando sobre a santificação, ele começou a dizer: “Você pensa que um grande ladrão começa assaltando um banco? Você pensa que um grande ladrão começa assaltando a Casa da Moeda? Não, um grande ladrão começa roubando uma laranja na feira, uma folha de papel na empresa onde ele trabalha”. Meu irmão, aquela Palavra tocou profundo no meu coração: que os grandes ladrões começam roubando uma folha de sulfite na empresa onde trabalham! Porque, de fato, aquela folha de papel não me pertence, aquele parafuso lá na fábrica não me pertence. Podem pertencer-me à medida em que eu os peça e receba, ou à medida em que os compre; daí então são meus; mas se simplesmente lanço mão e uso aquilo que não me pertence, eu estou roubando! Quando ouvi aquela palavra, aquilo foi lá no íntimo do meu coração. E quantas vezes mais eu peguei uma folha de papel da minha empresa? Nenhuma, nenhuma! Porque eu já estava lavado pela Palavra! É a Palavra que purifica, conforme diz aqui o versículo vinte e cinco, “então aspergirei água pura sobre vocês, e ficarão purificados de todas as suas imundícias!” À medida que você ouve a exposição da Bíblia, ou que você lê a Escritura, à medida em que você vai observando os mandamentos de Deus, a sua vida vai sendo modificada. Porque a Palavra de Deus tem poder, como declara o escritor aos Hebreus no capítulo quatro, versículo doze: “a Palavra de Deus é viva e eficaz” –– ela é viva e produz efeito, é justamente isso que ela produz na nossa vida: um efeito regenerador! Um efeito purificador, um efeito transformador! É este o poder regenerador da Palavra de Deus!

 

O novo coração

Continuando ainda no Livro do Profeta Ezequiel, no capítulo trinta e seis, versículo vinte e seis, diz aqui a Bíblia Sagrada: Dar-vos-ei –– veja bem, você não precisa comprar, você não precisa barganhar com Deus, você não precisa fazer outra coisa, como diz Ele aqui –– coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo, tirarei de vós o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Que maravilha, é o tema de nossa mensagem, um novo coração! Um coração regenerado, um coração transformado, um coração que nos é dado por Deus! Aquele coração de pedra, aquele coração duro, aquele coração que não atendia à voz de ninguém, aquele coração que não se submetia a ninguém, nem às leis do país, nem às normas da família, dentro de casa, nem acatava às determinações do patrão, aquele coração de pedra de repente sofre uma mudança, sofre uma transformação; e essa transformação é somente Deus que pode fazer. E Ele quer fazer. Ele está dizendo aqui: eu dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Irmão querido, este homem interior, este homem endurecido, este homem envaidecido que está aí dentro de você, este homem que tem vontade própria, este homem que só quer fazer aquilo que lhe agrada, este homem interior que não acata determinações de ninguém, quando esse homem tem um encontro com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, há uma mudança no seu ser, há um novo nascimento, há uma nova geração, um novo espírito voltado para Deus e a Sua grandeza, e ele renasce dentro de você!

 

Novo coração, nova vida

Quando o homem tem um autêntico encontro com Deus, quando o homem tem um autêntico encontro com o Senhor da Glória, quando o homem tem esta mudança no seu viver, tudo se torna mais fácil. Aquele pai e aquela mãe que tanto disseram, “meu filho, saia das mas companhias, meu filho não entre no mundo das drogas!” Mas o filho não acata as idéias, não acata qualquer determinação, é aquele coração de pedra; mas quando tem um encontro com o Senhor Jesus Cristo, não precisa mais mamãe nem papai falar, não, porque esse novo espírito que nasceu nele é propenso às coisas de Deus, e a primeira coisa que faz é prosseguir sabendo como selecionar  suas companhias. Depois, é tendo forças para abandonar o vício e o pecado, e viver agora para servir a Deus. Glória ao nome de Jesus! “Eu tirarei esse coração de pedra e darei um coração de carne, um coração maleável, sensível.” Na verdade, um coração disposto a ouvir aquilo que Deus está falando, aquilo que Deus está querendo! Glória ao nome de Jesus.

 

Um novo coração; e o que mais?

Prosseguimos na análise da Palavra de Deus, no Livro do Profeta Ezequiel. Você acompanhou como é que Deus muda, como é que transforma: dar-vos-ei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo, tirarei de vós o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Agora eu quero que você atente para a continuação deste trecho bíblico, que traz uma das revelações mais esplêndidas que temos na Bíblia Sagrada.

 

Recuperando autonomia

Como é que um elemento como ‘aquilo’ que você era anteriormente, vivendo no atoleiro do pecado, vivendo realmente num estado de guerra contra Deus, de sorte que a sociedade não o aceitava mais, sua família não lhe suportava de forma nenhuma –– aí, de repente, esse Deus, dentro da Sua bondade e Sua misericórdia, Ele recolhe você dentre as nações, congrega-o dentre os povos e purifica-o com a lavagem regeneradora da Palavra? E depois, conforme diz o versículo vinte e seis, “Eu dar-lhe-ei um coração novo”, Ele faz um transplante e muda você; e você passa a pensar diferente, passa a ter força suficiente para vencer o mal! Você, agora, é você! Anteriormente, quando não conhecia Deus, você era um escravo. Escravo não tem liberdade. O diabo simplesmente manda você fazer as coisas e você vai e faz: vai adulterar, você vai; vai beber, você vai; vai injetar droga no corpo, você vai. Mas a partir do momento em que você tem essa transformação dada por Deus em sua vida, então você passa agora a ser senhor da situação, não é mais Satanás quem manobra a sua vida, é você agora quem dá as ordens, é você quem determina, é você que mostra aquilo que você quer ser na presença de Deus! Sim!

 

O habitante do novo coração

Porém uma das coisas mais lindas que eu encontro aqui neste trecho bíblico, como estou dizendo, é que Deus pega este homem lá de fora, totalmente perdido, faz essa mudança, e no versículo vinte e sete, eis o que está escrito: porei dentro de vós o Meu Espírito! Veja que ação sublime da Graça de Deus! Um homem perdido, um pecador inveterado de repente é alcançado pela divina Graça. Ele perdoa os pecados e faz deste homem o templo do Seu Espírito Santo! Porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos e guardeis os meus juízos, e os observeis. Que preciosidade! Que linguagem linda, a linguagem dada pela Graça! Uma vida totalmente perdida de repente é achada e transformada, e transformada no templo do Espírito Santo!

 

O Tesouro dentro de nós

Quando o Apóstolo São Paulo diz que nós temos essa riqueza em vaso de barro [ [3] ], é porque somos um vaso de barro que abriga dentro de si a preciosidade da presença do Espírito de Deus, esse Espírito que veio habitar em você, e habita vinte e quatro horas por dia. É aquilo que Jesus disse no capítulo catorze de João, não vos deixarei órfãos! [ [4] ] “Eu enviarei o Consolador, o Espírito da verdade, que o mundo não conhece, e não pode receber, mas vós O conheceis” –– por que? ––, porque ele habita convosco e estará em vós! [ [5] ] Louvado seja o Senhor para sempre, por sua infinita Graça!

 

Pleno domínio

Veja só: Ele estará convosco, do lado de fora; em vós, do lado de dentro. Então Deus Ele passa, nesse momento, a controlar todo o nosso ser. Quando começamos a observar a vida de Jesus Cristo, quando a Palavra de Deus diz que Nele reside toda a plenitude da glória do Pai [ [6] ], que em Cristo reside toda a glória do Pai, toda a plenitude da glória divina está em Cristo, isso significa que cada átomo da natureza de Cristo era dominado completamente pelo Espírito do Pai Celestial. E quando você aceita a Jesus, o que é que acontece? Ele passa a habitar dentro de você. Você sabe o que significa habitar, morar? É tomar conta, zelar, cuidar. É justamente vigiar cada quadrante da sua natureza! Quando você pega, por exemplo, uma garrafa vazia que enche de água, aquela água vai preencher todo o conteúdo, todo o espaço físico da garrafa, do lado de dentro; quando você enche um copo de água, aquele copo fica cheio, todo o seu interior fica cheio. Da mesma forma, quando diz aqui, porei dentro de vós o Meu Espírito, ou seja, quando Deus coloca em você o Seu Espírito, você passa a estar cheio dessa plenitude: o poder e a Graça divina passam a tomar conta do seu ser da cabeça aos pés. Ele passa a habitar dentro da sua vida! Então você tem a presença Dele vinte e quatro horas por dia: você vai se deitar e Ele se deita com você; você se levanta, Ele levanta com você; você sai de manhã para trabalhar, Ele vai com você; você volta para casa, Ele também. Pois Ele diz, não te deixarei, e nem te abandonarei! [ [7] ]Esta é a presença gostosa do Espírito Santo em nossa vida, que domina todo o nosso ser! Glória ao nome de Jesus!

 

Os dois nascimentos

Meu querido irmão, o salmista diz que ele, você e eu nascemos na iniqüidade; mas não é por isso que permaneceremos nela! Em pecado me concebeu minha mãe –– quero que você entenda que cada um de nós tem duas concepções na vida. Uma foi quando você foi gerado, da união de seu pai e de sua mãe. Mas quando você aceita Jesus como seu Salvador pessoal, algo extraordinário acontece, sabe o que é? Você nasce de novo na família de Deus, você tem um novo nascimento. No Evangelho de João, capítulo três, versículo três, Jesus disse: aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. Agora, este novo nascimento não vem, como diz a Bíblia, da vontade do varão, nem da vontade da carne, mas da vontade de Deus [ [8] ]. E o que é que está dentro de você agora? Abra a Primeira Epístola de João, no capítulo três. Eu quero que você note o que diz aqui a Bíblia, no versículo nove: todo aquele que é nascido de Deus, não vive na prática de pecado (outra versão diz: todo aquele que é nascido de Deus não peca) pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. Você está entendendo? Antigamente a sua natureza era voltada para o que era terreno, mas essa sua nova natureza que você possui agora, essa natureza é voltada para aquilo que é celestial. Para aquilo que é eterno, para aquilo que é divino, para aquilo que é sublime, para aquilo que está no outro prisma, no prisma espiritual. Antigamente a sua vista era voltada estritamente para os prazeres da carne; agora a sua vista é voltada para aquilo que é divino e celestial. Porque você tem uma nova natureza.

 

A assistência do Espírito é permanente

Se você não tem esta nova natureza ainda, esta é a razão por que você continua lutando ainda contra aquela velha natureza! É claro que você nunca a eliminará por inteiro, completamente. Ela continua com você. Contudo, se você alimenta o seu espírito, você vai ter força, você vai ter poder, você vai ter autoridade para sustentar uma vida constante de vitórias. Sabe por que é constante? Porque quem vai lhe garantir a vitória não é a sua força, mas sim o poder do Espírito Santo que agora reside na sua vida. Você passa agora a ter um mentor sublime, alguém que sabe o que é certo para a sua vida, alguém que sabe aquilo que é correto para você! O Apóstolo São Paulo ao escrever a Carta aos Romanos, no capítulo oito, ele declara o seguinte –– veja bem, abra a sua Bíblia, Romanos, capítulo oito, versículo vinte e seis, confirme o que está escrito: também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza. Ele sabe que a nossa natureza terrena é fraca, propensa ao mal, só quer buscar os prazeres desta vida; mas nós temos um aliado muito forte agora, que é a presença do Espírito Santo que está conosco vinte e quatro horas por dia. Diz o Apóstolo Paulo que o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza, pois, como está registrado na Bíblia, nós não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. Gemidos inexprimíveis! E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos (versículo vinte e sete).

 

Conte com o poder do Espírito!

Meu querido irmão, você tem um novo coração! Você tem uma nova natureza, você tem, como disse Ezequiel, no capítulo trinta e seis, que transcrevemos, “porei dentro de vós o Meu Espírito!” Não é qualquer coisa que você tem na vida: você tem a presença do Criador do Universo e sustentador de todas as coisa, é esse Espírito! Que fez tudo, que preenche os céus e a terra, que também está no seu coração! Você precisa entender que você tem um aliado poderoso. Pode vir o demônio com todo o inferno contra você, mas diz a Bíblia que maior é aquele que está em nós do que aquele que está lá fora! [ [9] ] Do que aquele que está no mundo! Na medida em que você entender que você tem este aliado poderoso, você não é mais aquele fracote, que anda com medo de tudo e de todos! Com medo do diabo, com medo do escuro, com medo do futuro, com medo da velhice, com medo da pobreza, com medo de tudo –– não! Por que? Porque você tem dentro de você alguém que sustenta a sua vida e o conduz em triunfo, dentro da vontade de Deus! Este Espírito que está dentro de você, Ele sabe qual é a vontade de Deus para a sua vida, e é por isso que, quando você passa a orar, está em oração, você tem junto de si um Intercessor, Alguém que intercede por você com gemidos inexprimíveis! Inexprimíveis! Então você deve cultivar cada vez mais a presença desse Espírito na sua vida!

 

Conte com Ele para tudo!

Você precisa de sabedoria? Ele é o dono da sabedoria. Você precisa de força? Ele tem todo o poder. Você precisa de companhia? Ele está do seu lado todo o tempo. Você precisa de uma amizade? Ele é o companheiro inseparável. Você precisa de uma iluminação? Ele é a luz do mundo. Você precisa de alimento? Ele é o pão da vida! Você precisa saciar a sua sede? Ele é a água da vida! Ele está presente constantemente na sua vida. O que diz a Palavra de Deus, no Profeta Ezequiel, “Eu porei dentro de você” –– o que? Não é qualquer espírito, não são esses espíritos que estão por aí, nomeados pelos homens, pois os homens dão nome para tudo quanto é tipo de espírito, e nós sabemos que são espíritos enganadores, mentirosos, que estão por aí a fora! Não, não é esse tipo de espírito! Quantas pessoas vão em sessão de macumba, de espiritismo, de mesa branca, e lá vão porque querem se incorporar a não sei o que, não sei daonde!

 

Atenção: Ele está dentro de você, sempre

Na verdade você tem na sua vida a presença magnífica do Espírito Santo de Deus. Pode haver coisa melhor? Por que andar buscando outra coisa, se você tem Deus no seu coração? Você tem Deus na sua vida, você tem o Sustentador do Universo dentro de você! Você tem tudo para ser um vencedor! Você tem tudo para ser vitorioso! Você tem tudo para ser uma bênção nas mãos de Deus! Você pode ser um crente vitorioso, chega dessa história de ir para a igreja, ter um culto ali no fim de semana, e passa a semana inteira sendo derrotado! Não, eu quero que você entenda: na hora que você entra na igreja, o Espírito Santo está na sua vida. Na hora que você entra na sua casa, o Espírito Santo está com você. Na hora que você entra no seu ambiente de trabalho, o Espírito Santo entra com você. E eu quero que você entenda, preste atenção, que na hora que você entra num bordel, infelizmente, o Espírito Santo entra também com você. Na hora que você está fazendo uma falcatrua, pegando uma caneta para assinar um cheque sem fundo, o Espírito Santo está ali com você.

 

Louvado seja Deus, Ele não o deixa, Ele não o abandona, Ele está presente. Se o Espírito Santo saísse da sua vida, na hora em que você entra num bordel para se prostituir, você nunca sentiria arrependimento para voltar. Mas Ele está aí todo o tempo. Você entra num bordel, Ele entra com você. A sua consciência fica fervilhando, não fica? Fica, sim! Ela fica fervilhando não é porque a sua consciência é bonitinha, não; é porque Ele está lutando com você, procurando convencê-lo de que aquilo está errado, para que você fuja dali o mais rápido possível. Portanto, meu querido irmão, você tem em você a maior potência do Universo. Você tem Alguém que pode ajudá-lo, em todos os instantes da sua vida, e você pode ser uma bênção aonde você estiver. Aonde você se encontrar. Na casa, na igreja, na família, no comércio, onde for. O Espírito Santo está presente na sua vida.

[ [1] ] João 15:3.

[ [2] ] Hebreus 4:12

[ [3] ] II Coríntios 4:7.

[ [4] ] João 14:18a.

[ [5] ] João 14:16-17.

[ [6] ] Colossenses 1:19 e 2:9.

[ [7] ] Hebreus 13:5, lembrando a parte final de Deuteronômio 31:6.

[ [8] ] João 1:13.

[ [9] ] I João 4:4; II Crônicas 32:8.