19 3234 9317 ibicamp@ibicamp.com.br

O REI JOSAFÁ

Usando uma expressão de Provérbios

Cada um dos chamados “bons reis” de Judá tem características diferentes e bem marcadas Nesta oportunidade vamos refletir sobre Josafá, Um Coração na Mão de Deus. E esta meditação terá como moto o versículo primeiro do capítulo vinte e um do Livro de Provérbios, que diz: Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; este, segundo o seu querer, o inclina. Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor. Nós poderíamos neste momento tirar a expressão o rei e colocar em seu lugar o empresário, o pastor, o pai de família, o dirigente, o líder, o governante, o presidente, poderíamos. Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor. Isto mostra naturalmente uma dependência extraordinária que todo o homem precisa ter de Deus. Quando Jesus disse que “sem Mim nada podeis fazer”, versículo cinco do capítulo quinze de São João, é porque nós vivemos ou precisamos viver na dependência deste Senhor. É Dele que vem a sabedoria, é Dele que vem a força, é Dele que vem a nossa saúde e é Dele, através Dele, principalmente, que vêm as oportunidades para exercermos qualquer atividade neste mundo. Dependemos Dele. Dependemos do Senhor. E isto em todos os ramos da atividade do ser humano.

 

O princípio da ação de Josafá

Continuando a pesquisa da Bíblia, vamos agora para um texto objetivo sobre esse rei. Iniciaremos nossa análise no capítulo dezessete do Segundo Livro de Crônicas, e eu quero que você verifique aqui algumas características do homem que tem o coração nas mãos do Senhor. Esse capítulo é aberto com o seguinte relato: Em lugar de Asa reinou seu filho Josafá, que se fortificou contra Israel; ele pôs tropas em todas as cidades fortificadas de Judá e, estabeleceu guarnições na terra de Judá, como também nas cidades de Efraim que Asa, seu pai, tinha tomado. O Senhor foi com Josafá, porque andou nos primeiros caminhos de Davi, seu pai, e não procurou a baalins. Uma das primeiras bênçãos que o homem pode obter na sua vida, antes de qualquer coisa que venha a fazer, qualquer decisão que venha a tomar, ele tem de entender que é filho, e que o seu pai sempre está à frente, sempre tem uma orientação mais abalizada. E feliz é aquele filho que tem no seu pai um verdadeiro exemplo, quando este pai tem exemplos para dar. Sendo assim, o filho pode mirar-se nesse pai e seguir os seus passos.

 

Asa foi um dos reis excepcionais de Judá, que começou um grande avivamento; e este homem vivia inteiramente na dependência de Deus. Mas num momento de enfermidade, num momento de fraqueza, quando foi acometido por uma doença, diz-nos aqui a Bíblia que ele confiou mais nos médicos do que em Deus. E isso naturalmente lhe custou muito caro, porque veio a morrer com esta doença. Por que? Porque quando o homem depende de Deus, ele tem de depender de Deus em todas as circunstâncias da sua vida. Não apenas para lhe suprir os bens materiais, familiares, mas até mesmo no campo da saúde, no campo espiritual. Seja como for, o Rei Asa deixou um exemplo excepcional; e quando o seu filho Josafá assumiu o comando da nação, ele se espelhou no padrão de administração de seu pai. Ele não teve por que jogar tudo para o ar, apagar tudo o que o seu pai fizera e começar tudo de novo, não! Ele prosseguiu de onde o seu pai havia parado. Do grande avivamento que o Rei Asa havia iniciado no meio do povo de Deus, Josafá tomou dali aquele cajado, não deixou que caísse e prosseguiu, fazendo a obra gigantesca de avivamento a que o seu pai havia se dedicado. É quando a Bíblia diz para você, na Carta do Apóstolo São Paulo aos Efésios, Honra o teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra [ [1] ]. Então, quando aprendemos este primeiro passo, honrar pai e mãe, você está debaixo da bênção do pai, está debaixo da bênção de Deus; e o segredo do sucesso consiste justamente nisso. Mas aquele filho que desonra, que despreza, que não quer saber, esse está destinado ao fracasso. Infelizmente esta é a razão de muitas pessoas estarem sofrendo hoje na face da terra: é porque desonram, desprezam e inclusive maltratam os seus pais. Deus é fiel na Sua Palavra. Ele cumpre aquilo que declara. Você quer ser abençoado? Então plante, plante que você vai colher. E você vai colher aquilo que plantou.

 

Josafá inspirou-se ainda mais além, em Davi

Então nós observamos que Josafá andou nos passos de seu pai; e diz a Bíblia que ele foi buscar exemplos aonde? Lá no princípio, em quem? No Rei Davi. Que, diz a Bíblia, era um homem segundo o coração de Deus [ [2] ]. E Josafá queria ter o seu coração na mão do Senhor, como diz o Livro de Provérbios, como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor. E foi justamente o que aconteceu. A Bíblia Sagrada confirma essa fato ao registrar que o coração de Josafá foi ousado em buscar a presença de Deus. Isto aqui são coisas realmente impressionantes, magníficas e maravilhosas. Muito bem. Conclusão: no versículo cinco diz que o Senhor confirmou o reino na sua mão. E todo Judá deu presentes a Josafá, o qual teve riquezas e glória em abundância. Riquezas e glórias em abundância. O que é um homem administrar junto com Deus. O que é um homem colocar o seu coração à disposição de Deus. Deus vai confirmando paulatinamente a sua vocação, a sua chamada, e a posição em que o colocou. Você não vê Josafá forçando uma situação para se estabelecer como rei, não. Ele esperou; ele soube prosseguir aquilo que o seu pai havia começado. Resultado: a simpatia do povo veio sobre sua vida. Isto é uma receita para todos os ramos de atividade do homem.

 

Honrar pai e mãe

Podemos então estabelecer o primeiro passo de Josafá. Qual foi? Saber honrar o seu pai. E o segundo grande passo, que eu quero que você observe neste momento, e que é um dos passos mais importantes que qualquer pessoa pode dar na vida, encontra-se no versículo seis. O versículo seis diz: Tornou-se-lhe ousado o coração em seguir os caminhos do Senhor, e ainda tirou os altos e os postes-ídolos de Judá. Você pode notar nessa frase que ousadia preciosa? Que ousadia magnífica? Que ousadia sublime? Diz aqui tornou-se-lhe ousado o coração em seguir os caminhos do Senhor. Seguir os caminhos do Senhor! Esta é a ousadia que vai trazer sucesso para a sua vida. Esta é a ousadia preciosa que vai propiciar uma administração perfeita em qualquer ramo de atividade do ser humano: é quando se coloca Deus em primeiro lugar. Diz a Bíblia: “buscai, em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” [ [3] ]. Aqui está Josafá com a chave do sucesso em suas mãos. Não precisa mandar fazer qualquer outra coisa, ou corrente, ou isso, ou aquilo, basta você buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça. É aí que está a chave do sucesso. O sucesso do empresário, o sucesso do governante, o sucesso para o pai de família, o sucesso em qualquer área, civil ou eclesiástica, está justamente aqui neste ponto, neste mandamento, nesta determinação que foi colocada aqui no coração de Josafá. Tornou-se-lhe ousado o coração em seguir os caminhos do Senhor. Meu Deus, quem anda nos caminhos do Senhor sabe como orientar aqueles que são seus seguidores! A Bíblia diz que um cego não pode guiar outro cego porque vão cair ambos no precipício [ [4] ]. Mas quando você tem a orientação divina, você segue a lei, os mandamentos, a determinação, aquilo que Deus está dizendo, as pessoas que vão seguir você serão bem sucedidas na vida.

 

Mas Josafá não queria apenas isto para si. Ele não queria ser apenas ele o conhecedor de Deus. Não queria monopolizar este conhecimento, estas revelações; não as queria somente para si, mas desejava compartilhá-las com todo o seu povo. Ele queria compartilhar com toda a sua nação. Porque se todas as pessoas da nação tivessem a visão que ele tinha da glória de Deus, daquilo que significa Deus na vida do homem, então toda a nação seria bem-sucedida.

 

Ensinar a Palavra

Então verifiquemos como foi que ele passou a expandir esse conhecimento que detinha, esse sucesso que alcançou e que pretendia também compartilhar com seus conterrâneos. A Bíblia, no versículo sete, registra o seguinte: No terceiro ano do seu reinado, enviou ele os seus príncipes, Bene-Hail, Obadias, Zacarias, Natanael e Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá; e com eles os levitas Semaías, Netanias, Zebadias, Asael, Semiramote, Jônatas, Adonias, Tobias e Tobe-Adonias; e com estes levitas, os sacerdotes Elisama e Jeorão. Ensinaram em Judá –– veja só –– tendo consigo o livro da lei do Senhor; percorriam todas as cidades de Judá e ensinavam ao povo. Meu querido irmão, aqui está outro segredo do sucesso. Você que ocupa um cargo eletivo, que foi colocado ali pelo povo, para zelar pelos interesses da família, da sociedade, deixe de andar seguindo os padrões ensinados pelos homens aí fora, e comece a ministrar aquilo que é ensinado por Deus.

 

Um exemplo deplorável

Uma das coisas mais horríveis que eu encontro em nossos dias é justamente as próprias autoridades indo às escolas ensinar os nossos adolescentes como usar camisinha. Essas crianças saem de lá com o desejo de experimentar a tal camisinha. E que mentalidade tem uma criança para receber uma lição como esta? Encontra a adolescente ali, e o rapazinho também; e daqui há pouco não vão saber como usar o negócio e esta é a razão do maior índice de mocinhas e adolescentes grávidas hoje em nossas escolas. E quem é que estimula essa promiscuidade? As próprias autoridades que estão aí. Quando deveriam fazer aqui como Josafá, mandar ensinar a Palavra de Deus, o temor do Senhor, que é o princípio da sabedoria. Ensinar aos nossos adolescentes a santidade no sexo, a preservarem-se para a sua família –– este é o verdadeiro ensinamento, não ensinar a promiscuidade. É preciso um cuidado muito grande. Porque os dias são cruéis, os dias são horríveis.

 

E Josafá preparou um grupo de professores itinerantes. Ele reuniu pessoas de alto nível, que conheciam as Escrituras Sagradas, liderados pelos sacerdotes Elisama e Jeorão; e diz a Bíblia que ele fez o primeiro curso por extensão; pois, como narra o versículo nove, eles ensinaram em Judá, tendo consigo o livro da lei do Senhor, e percorriam todas, todas as cidades e ensinavam o povo. Ensinavam o povo. Ensinavam o que? A Bíblia. A Bíblia, que é o manual do Fabricante. A Bíblia Sagrada, que é o livro divino, o livro de Deus. É este livro que precisa ser ensinado em nossas escolas. É este livro que nós precisamos disseminar em todos os lugares por onde andamos. Mas infelizmente as nossas autoridades, bem como as autoridades aí fora, como na Europa e nos Estados Unidos, que já proibiram o uso das Escrituras Sagradas nas escolas. Não se pode falar em Deus nos estabelecimentos públicos de ensino. Não se pode mais falar sobre estes assuntos. Conclusão: está surgindo aí uma geração pervertida e cruel, que não conhece o temor do Senhor e nem a Palavra de Deus, e começam a praticar coisas que não devem. Passam a fazer coisas terríveis.

 

Mas diz aqui a Bíblia que Josafá preparou este grupo de professores itinerantes. Prestem atenção, autoridades, prestem atenção, irmãos que são deputados, senadores; aqui está o padrão divino para você ter uma sociedade sadia. Aqui está a prescrição de Deus para que você tenha famílias realmente abençoadas: é ensinar nas cidades, nas escolas, nos estabelecimentos, aquilo que Deus determinou. E diz a Bíblia que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” [ [5] ]. E muitas vezes surgem autoridades –– eu não estou aqui generalizando –– que se levantam contra as igrejas, porque não se unem ao Estado para fazer campanhas para o uso da camisinha! O que é isso? Eu ensino santidade na igreja, eu ensino a pureza para a minha juventude, eu ensino que Jesus Cristo é Aquele que pode preservar a saúde e manter o jovem puro até encontrar a sua esposa! E vou eu agora ensinar a usar camisinha? O que é isso? Eu tenho um padrão bíblico, nós temos o ensinamento da Escritura Sagrada, e é isso que nós precisamos disseminar em nossas escolas, a Palavra de Deus! Porque quando o jovem tem a Palavra no coração, quando ele está cheio do Espírito Santo, ele sabe manter-se puro, ele não anda procurando prostíbulos, motéis, pessoas de vidas duplas aí fora; nem homossexualismo, não, porque sabe que ele é templo do Espírito Santo! Ele sabe que tem um compromisso com Deus e sabe que a maior fonte de preservação da sua saúde é estar ao lado de Jesus Cristo. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.

 

E Josafá era este rei que tinha o coração na mão de Deus. O coração nas mãos do Senhor. E porisso ele sabia o que era bom para a sua nação. Como diz aqui o versículo dez, veja só o que acontece quando você busca a Deus em primeiro lugar. Além de você fazer esse curso por extensão como fez Josafá, ensinando nas cidades a lei do Senhor, ensinando nos recantos do mundo aquilo que Deus mandou que o homem fizesse e praticasse, observe que, de Sua parte, Deus, Ele próprio garantiu a paz para Judá. Mas os homens passam por cima de tudo o que Deus determinou. Pronto, aí está uma sociedade pervertida e cruel, aí está uma sociedade violenta, uma sociedade que não respeita mais absolutamente nada. Por que? Tira-se a Bíblia e colocam-se em cima das pessoas psicólogos, psiquiatras, professores. Infelizmente nós temos bons professores em nossas entidades, mas são pessoas voltadas para o materialismo e que procuram desvirtuar a nossa juventude. A Bíblia Sagrada ainda é e continuará sendo; diz ela própria que “para sempre a Tua Palavra permanece no céu” [ [6] ]. Esta Palavra veio do céu e tem transformado vidas. E quando Josafá entendeu isso, ele soube que o avivamento espiritual não pode existir sem o conhecimento da Escritura Sagrada, da Palavra de Deus. Então ele mandou que os professores fossem e ensinassem, nesse curso por extensão, de cidade em cidade. As pessoas estavam longe; naquele tempo não havia Bíblia para todos; só era possível ouvir a Palavra quando se ia naturalmente à sinagoga, ou ao templo; assim, era uma raridade, ninguém possuía sequer uma porção da Bíblia, como nós temos hoje em nossos dias. Portanto foi preciso que ele preparasse esse grupo de professores itinerantes que saíram de cidade em cidade, pregando e ensinando a lei do Senhor.

 

O caminho da paz e da prosperidade

Conclusão: Deus faz-se presente no meio de um povo santo. Deus faz-se presente no meio de uma nação cujo Deus é o Senhor. Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor [ [7] ], e aqui está uma nação, aqui está um rei que tem o temor de Deus na vida. Aqui está uma nação que foi despertada a buscar a presença do Senhor. Bastou isto para que você verifique aqui no versículo dez do capítulo dezessete, que veio o terror do Senhor sobre todos os reinos das terras que estavam ao redor de Judá, de maneira que não fizeram guerra contra Josafá. Alguns dos filisteus traziam presentes a Josafá, e prata como tributo, também os arábios lhe trouxeram gado miúdo, sete mil e setecentos carneiros, e sete mil e setecentos bodes. Josafá se engrandeceu em extremo, continuamente, e edificou fortalezas e cidades-armazéns em Judá. é aqui, meu querido irmão, é aqui, meu prezado amigo, que está o segredo. Nós vivemos hoje, praticamente, num mundo sem idéias. As idéias que surgem são as mais esdrúxulas. Grande parte das nossas autoridades nós encontramos dessa forma: não tem mais ideal algum na vida. Não tem idéia. Aí começa a dar nome de rua para o fulano ali, consagrar o beltrano mais adiante, e dar diploma para o ciclano. Não têm mais idéias, acabaram-se as idéias; mas é o oposto quando o homem tem a sua mente voltada para Deus, o coração do rei está na mão do Senhor. Diz a Bíblia aqui: como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor. É o coração da autoridade. Deus é o autor da sabedoria. Ele pode iluminar nossas autoridades e as pessoas que estão na liderança, justamente para fazer um trabalho extraordinário no meio da nossa sociedade. E diz aqui que nos tempos de Josafá isto trouxe temor. Terror de Deus. Porque Deus está presente no meio de um povo santo, e não permite que esse sossego venha a ser quebrado, em hipótese alguma. E nós observamos o que foi que aconteceu. Josafá, aproveitando essas oportunidades, diz a Bíblia que ele se fortificou, fortaleceu-se em todas as coisas. No capítulo dezoito a Bíblia registra que josafá tinha riquezas e glória em abundância. Então o homem cresceu, fortaleceu a sua nação, guarneceu o exército, e fez na realidade um trabalho magnífico, de proteção e de alcance social para o povo que estava sob o seu governo e comando. Havia tranqüilidade no meio do seu povo.

 

A vigilância se faz mais necessária quando parece não haver ameaças

Mas uma das coisas que nós precisamos entender é que a Bíblia nos apresenta vários dons; e um dos dons mais preciosos que o líder precisa ter é o dom da vigilância. Ele, a qualquer momento, pode ser assaltado por um pensamento que pareça até ser bom a seus olhos; mas no fundo pode significar uma complicação muito séria. Não é porque Josafá buscava os caminhos do Senhor e temia a Deus que se podia considerar fora do alcance do inimigo. Ele, que trouxe o avivamento para a sua nação, guarneceu o seu exército, fez realmente obras públicas extraordinárias, e até as pessoas lhe traziam presentes, a ponto do capítulo dezoito afirmar que Josafá tinha riqueza e glória em abundância. Mas olhe o deslize da vida deste homem. Diz a Bíblia que ele se aparentou com Acabe. Aparentou-se com Acabe. Você sabe quem é Acabe? Acabe é aquele rei lá das tribos do norte, que vivia manobrado por sua mulher, Jezabel. Quem mandava e determinava era a mulher. Esse homem não tinha naturalmente temor de Deus na sua vida. Então Josafá aparentou-se com Acabe, e ambos fizeram uma sociedade. Josafá chegou a ponto de dizer a Acabe “o meu povo será como o teu povo”, como consta aqui o versículo três: Acabe, rei de Israel, perguntou a Josafá, rei de Judá: Irás tu comigo a Ramote-Gileade? Respondeu-lhe Josafá: serei como tu és, o meu povo como o teu povo; iremos contigo à peleja. Meu Deus do céu, que cochilo terrível, este, na vida de Josafá! Pegar o povo de Deus e dizer que “o meu povo é o teu povo”! Para um rei profano, pagão, que não temia a Deus! Para um rei idólatra, que era dominado por sua mulher! Então o Rei Josafá toma nesse momento o que havia de mais precioso sob sua responsabilidade e une com o povo de Acabe, chegando a dizer: Respondeu-lhe Josafá, serei como tu és!

 

Aprofundando o erro de Josafá

Ah! Meu Deus, quando o homem tira os olhos de Deus! Porque diz a Bíblia Sagrada no capítulo dezessete, que nós lemos, que se lhe tornara ousado o coração em buscar os caminhos do Senhor. E agora esse mesmo homem chega aqui e diz, “eu serei como tu és”. Quem era Acabe? Um pagão, idólatra, que não tinha o temor de Deus; e Josafá chegar e se igualar a uma pessoa desta natureza, a ponto de tomar o povo de Deus e dizer que “o meu povo será o teu povo”? Nisto aqui precisamos um cuidado imenso, irmãos. Esses pactos políticos têm trazido a destruição para muitos líderes. É preciso entender que o povo de Deus é de Deus; eu não tenho povo nenhum, eu não tenho nada, absolutamente nada para dizer que “o meu povo vai ser como o teu povo”, absolutamente não! Eu estou preparando uma noiva para Cristo Jesus, a Igreja pertence a Ele; e agora eu tomo a eleita do Senhor e a dou para um político em troca de votos ou, pior, em troca de alguns cruzados –– o que é isto? O povo é de Deus, e eu não posso pegar o povo de Deus e dizer como Josafá fez naquele momento com Acabe, “o meu povo é o teu”! Entregou o povo de Deus nas mãos de um idólatra, de um macumbeiro, de uma pessoa que não temia a Deus! O que é isso? Isso aqui foi um cochilo. Foi um cochilo que quase custou o reino de Judá, que estava nas mãos do Rei Josafá.

 

A inglória morte do homem que gostava de ser enganado

E isto trouxe realmente graves resultados. Se você ler a seqüência desse capítulo dezoito, você verá que Acabe era dirigido por quatrocentos falsos profetas. Ele chega a esbofetear o Profeta Micaías, porque este homem profetizava a verdade. Um espírito de mentira veio sobre os lábios daqueles falsos profetas. Na Cena do Trono, quando os servos de Deus se aproximaram, um espírito disse: “eu vou enganar Acabe”. Bom, você quer ser enganado? Então vamos enganá-lo, meu filho. E foi aquele espírito de engano, mentiroso, e se pôs na boca daqueles quatrocentos profetas. E quando Micaías, chamado a pedido de Josafá, chegou naquele lugar e profetizou a verdade, naquela hora, infelizmente, ele foi esbofeteado e preso. Foi uma calamidade muito grande. Por isso tanto se recomenda cuidado. Cada um de nós tem de exercer vigilância, meu querido pastor, meu querido irmão. Você é um líder colocado por Deus; e o mesmo Deus que o tirou do monturo de lixo e o colocou para se assentar entre os príncipes, Ele pode fazer você voltar para se sentar, outra vez, num monte de lixo. Ele levanta, Ele abate. Ele coloca o rei, Ele remove o rei. Ele traz o pastor e Ele afasta o pastor. Peça para Deus o dom da vigilância na sua vida. E não ande fazendo negociatas com a igreja do Senhor, nesta atual ou em qualquer conjuntura. Isto quase custou não apenas o reino a Josafá, mas também sua própria vida, porque na batalha a que seguiram, juntos, Acabe foi mortalmente atingido, e pronto, se acabou. Josafá, quando viu aquilo, sentiu a mão de Deus, sentiu a misericórdia de Deus. Porque aquela sorte naturalmente era para ele; você se lembra que na carruagem eles trocaram a posição e a vestimenta. Atingiram Acabe acidentalmente, pensando que fosse outra pessoa, um guerreiro qualquer. Então veja só como são as coisas. Uma flecha veio, passou entre as escamas da sua armadura e atingiu mortalmente o homem. Fora da presença de Deus, o homem é uma coisa realmente impressionante, não é? Porém o Rei Josafá refez-se dessa tragédia e recompôs-se deste episódio. E vamos ver que ele continua a sua caminhada, ele continua a sua peleja.

 

O capítulo vinte mostra-nos outra lição impressionante. Não é porque você é uma pessoa que vive na presença de Deus, como Josafá, e assim está coberto pelo que diz o Livro de Provérbios no capítulo vinte e um, como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor, que tais coisas não lhe possam acontecer. Josafá refez-se daquele susto e prosseguiu a sua administração; fez grandes obras, nomeou juizes e continuou o seu trabalho de ensino da Bíblia, trazendo um grande avivamento espiritual para a sua nação. Não é por você ser um líder excepcional, não é por você ser uma pessoa que tem uma grande lisura nos seus procedimentos, que você está isento de problemas. Não, os problemas surgem. Os problemas sempre aparecem. As dificuldades vêm, não importa qual seja a sua posição. Seja você um bom líder ou não, os problemas se levantam.

 

Inimigos GRATUITOS e inesperados atacam

Então, no capítulo vinte, nós observamos que Josafá enfrentou uma situação destas. Diz aqui o capítulo vinte, de Segundo Crônicas: Depois disso os filhos de Moabe e os filhos de Amom, com alguns dos meunitas, vieram a pelejar contra Josafá. Veja só, uma confederação de nações. Prosseguindo: Então vieram alguns que avisaram a Josafá, dizendo: Grande multidão vem contra ti, dalém do mar, e da Síria; eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. Olhe o que diz o versículo três: Então Josafá teve medo. Josafá teve medo porque este realmente era um problema arrasador. Tratava-se de uma confederação de nações que vinha contra ele e por certo iriam destruir todo o seu país. E diz que ele teve medo. Medo todos nós temos. Aquele medo doentio e pecaminoso é uma coisa; mas o medo como mecanismo de proteção, é algo deixado por Deus para que você não vacile e possa se prevenir. E a Bíblia Sagrada conta como foi que Josafá venceu esse medo. Olhe o que é um homem que confia em Deus. Na seqüência esse versículo três diz: E se pôs a buscar ao Senhor e apregoou jejum em todo o Judá. Judá se congregou para pedir socorro ao Senhor; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar ao Senhor. Aqui está a receita divina para os problemas que se levantam contra a sua liderança, querido irmão! Você sabe que os motins, aqueles homens que estão se levantando contra o seu ministério e a sua liderança, eles estão em toda a parte; e muitas vezes eles se unem e se fortalecem, e querem vir acabar com o seu ministério, com a sua liderança, com a sua atividade! Então diz a Bíblia que as armas da nossa milícia não são carnais, elas são poderosas em Deus! [ [8] ] E aqui está a arma que Josafá foi buscar: ele já tinha trazido o povo para a presença de Deus; ele já tinha propiciado um grande avivamento espiritual para a sua nação; o povo já sabia onde buscar o socorro; e aqui todos se uniram nesta hora num jejum, um jejum nacional. Um jejum a que todos os povos vieram nesse momento se unir, inclusive alguns vizinhos. E vou dizer uma coisa: quando uma pessoa se coloca à disposição de Deus através do jejum, isto muda qualquer circunstância.

 

Rei e povo unem-se diante do Senhor

E diz a Bíblia Sagrada que Josafá, nesse jejum, começou a orar, começou a buscar. Todo o capítulo vinte mostra justamente o que ele fez nessa hora. Mas verifique o que houve no meio deste jejum, no meio desta consagração, no meio desta humildade perante Deus, que tudo ouve e que está atento ao clamor do Seu povo, verifique o que aconteceu no meio deste Pentecostes. Diz o versículo treze do capítulo vinte: Todo o Judá estava em pé diante do Senhor, como também as suas crianças e as suas mulheres, e os seus filhos. Veja que maravilha quando um grupo, uma igreja, uma nação vive pautada na Escritura Sagrada. Josafá teve medo, mas um medo que o levou para os pés do Senhor. E toda a nação foi junto. E qual foi o resultado? No meio da oração que Josafá estava fazendo, Deus levantou um moço ali na congregação. Veja só o que narra o versículo catorze: Então veio o Espírito do Senhor no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Menaías, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe, e disse: Dai ouvidos, todo Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis, por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus! Louvado seja o nome do Senhor! Irmão querido, quando Deus toma a frente, quando Deus toma a liderança, quando Ele toma a guerra para Si, saia da frente, porque Deus, quando trabalha, vem como rolo compressor, eliminando tudo aquilo que está na sua frente. E o povo de Deus se colocou de lado, Josafá se colocou igualmente de lado, porque agora é Deus quem vai agir, é Deus quem vem em socorro do seu povo, é o Senhor que vem pelejar pelos seus filhos nesta hora! “Esta peleja não é vossa, mas é do vosso Deus.” Como é bom aprender a confiar no Senhor, como é bom!

 

Eu sei que você está passando por algumas lutas, eu sei que você tem lutas ministeriais; eu sei que existem pessoas que não gostam de você e que se levantam contra qualquer das suas iniciativas, mas aqui está a receita de Josafá: jejue, ore, consagre-se, apresente a Deus o seu dilema, e você vai ver Deus dizer, como disse aqui para Josafá, “esta peleja não é tua, meu filho, mas esta peleja é do vosso Deus!” Era isto que Josafá queria ouvir! E naquele momento ele se levanta, em tom de agradecimento, e diz aqui o versículo dezessete, veja só: Neste encontro, não tereis de pelejar. Tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o Senhor vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor é convosco. “O Senhor é convosco, nesta peleja não tereis que pelejar.” É batalha de Deus, é batalha do Senhor. Irmãos, essa confederação era muito forte. Era uma confederação arrasadora. Era arrasadora para o povo de Israel. Era arrasadora para Josafá. Mas para Deus era um grupo de pigmeus que Ele poderia eliminar sem qualquer esforço físico! Quando Deus toma a frente de uma coisa, saia você também da frente, porque Deus, quando trabalha, alguma coisa efetivamente começa a acontecer. E Josafá foi a esta batalha. E olhe aqui o que diz a Bíblia, no versículo dezoito: Então Josafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém também se prostraram perante o Senhor e o adoraram. Dispuseram-se os levitas, dos filhos dos coatitas e dos coreítas, para louvarem ao Senhor, Deus de Israel, em voz alta sobremaneira. Você já viu que coisa interessante? O povo foi para o campo de batalha. Mas com que? Canhões e metralhadoras na frente? Não. Olha o versículo vinte e um que você vai ver que seguiu na frente um grande coral. Coral para o campo de batalha? Irmãos queridos, o louvor liberta. Diz a Bíblia que Deus habita no meio dos louvores e foi isso que eles fizeram. No versículo vinte e um diz: Aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o Senhor que, vestidos de ornamentos sagrados, e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre. Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o Senhor emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe, e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados. Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores do Monte Seir para os destruir, e exterminar; e tendo eles dado cabo dos moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se. Ajudaram um ao outro a destruir-se. Impressionante! Não tinham se unido para lutar contra o povo de Deus? E de repente eles mesmos começam a brigar entre si? Eles mesmos começaram a se auto-destruir? Levantaram-se um contra o outro! Então nós observamos que o único trabalho que Josafá teve, sabe qual foi? Juntar os despojos. Trabalho de juntar aquilo que eles haviam deixado no campo de batalha. E diz o versículo vinte e quatro: Tendo Judá chegado ao alto que olha para o deserto, procurou ver a multidão, e eis que eram corpos mortos que jaziam em terra, sem nenhum sobrevivente. Vieram Josafá e o seu povo para saquear os despojos e acharam entre os cadáveres riqueza em abundância e objetos preciosos; tomaram para si mais do que podiam levar, e durante três dias saquearam os despojos, porque era muito. Irmãos amados, quando Deus peleja por nós, a coisa é diferente. Quando Deus toma a frente, e quando nós aprendemos a entregar nas mãos do Senhor os nossos problemas, a vitória vai ser incrível na sua vida!

 

Conclusão

O versículo trinta, para finalizar, diz: Assim o reino de Josafá teve paz, porque Deus lhe dera repouso por todos os lados. Aqui está o ingrediente infalível do sucesso. Aqui está o segredo do sucesso, para qualquer líder, quer seja eclesiástico, civil, político ou militar: é colocar Deus na frente. É colocar Deus em primeiro lugar. Não é impressionante isso? Uma batalha em que o exército, em lugar de levar canhão e metralhadora, leva é um coral de cantores, uma multidão glorificando a Deus, clamando pela vitória que vem do Senhor? Aleluia, a alegria do Senhor é a nossa força! [ [9] ] E é isto que nos precisamos entender –– glória ao nome de Jesus para sempre! Aqui está essa receita para você, meu filho. Continue confiando no Senhor que a vitória é certa, em nome de Jesus.

[ [1] ] Efésios 6:2-3.

[ [2] ] Atos 13:22.

[ [3] ] Mateus 6:33.

[ [4] ] Mateus 15:14.

[ [5] ] Salmo 111:10.

[ [6] ] Isaías 40:8 (aproximado).

[ [7] ] Salmos 33:12 (nação) 144:15 (povo).

[ [8] ] II Coríntios 10:4.

[ [9] ] Neemias 8:10.