19 3234 9317 ibicamp@ibicamp.com.br

OS TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA

A Parábola dos Trabalhadores na Vinha
Nosso assunto neste capítulo tem por tema Os Trabalhadores da Última Hora. E basearemos esta meditação no Evangelho que escreveu São Mateus, no capítulo vinte, a partir do versículo primeiro, que diz o seguinte: Porque o reino dos céus é semelhante a um dono de casa que saiu de madrugada para assalariar trabalhadores para a sua vinha. E tendo ajustado com os trabalhadores um denário por dia, mandou-os para a vinha. Saindo pela terceira hora viu na praça outros que estavam desocupados e disse-lhes: ide vós também para a vinha e vos darei o que for justo, e eles foram; tendo saído outra vez, perto da hora sexta e da nona, procedeu da mesma fora. E saindo por volta da hora undécima – cinco da tarde – encontrou outros que estavam desocupados e perguntou-lhes, por que estivestes aqui desocupados, o dia todo? Que Deus abra nosso coração de tal forma que a Sua palavra encontre guarida.

O trabalho, a queda, o novo administrador

Nós sabemos que o Plano de Deus, o Plano da Redenção, ele começou a entrar em ação logo depois da queda do homem. Você está lembrado que a Bíblia declara no Livro de Gênesis que depois que Deus fez todas as coisas durante seis dias, Ele descansou no sétimo dia. Entretanto, com a queda do homem, o descanso de Deus foi suspenso. Jesus declarou: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também [ [1] ]. Por que isto ocorreu? Justamente porque logo depois que o homem caiu e perdeu tudo aquilo que Deus havia lhe dado, porque Deus deu ao homem a sua vida física, deu a sua vida espiritual e deu também a propriedade para o homem, além da comunhão gostosa que ele tinha. E o homem perdeu tudo isso. Perdeu a vida física, porque diz a Bíblia que a alma que pecar, esta morrerá [ [2] ]; ele também perdeu a sua vida espiritual porque nós observamos que o pecado faz separação entre vós e o vosso Deus [ [3] ]. E ele perdeu a propriedade. Pegou aquele título precioso do Planeta Terra e trocou com Satanás a preço de pecado. Prazeres efêmeros e passageiros desta vida permitiram que ele transferisse para as mãos de Satanás o título de propriedade do Planeta Terra. É por isso que a Bíblia diz que o mundo jaz no maligno [ [4] ] e chama também Satanás de deus deste século [ [5] ]. Em Mateus, capítulo quatro, versículo nove, naquele célebre confronto entre Satanás e o Senhor Jesus Cristo, quando ele disse para Jesus, “olha, tudo isto te darei –– porque foi dado a mim –– se, prostrado, me adorares”. Infelizmente caiu nas mãos dele. É por isso que o mundo está vivendo em permanente conflito. É por isso que o mundo vive da forma como vive, porque tem um péssimo administrador.

 

O tempo se esgota

Mas eu quero informar para você que esta cláusula que estava no contrato que Deus deu para o homem, no princípio, de trabalhar seis dias, e descansar no sétimo, está chegando ao final. Mil anos para Deus é como um dia [ [6] ]; e se Deus deu para o homem seis dias para trabalhar, deu para ele seis milênios; então, da criação até a era presente, estamos chegando ao final desse sexto dia. Assim a cláusula contratual está se extinguindo, e daqui há pouco tudo vai voltar para as mãos do seu legítimo Dono. Mas a partir do momento em que o homem caiu e perdeu tudo o que Deus tinha lhe dado, entrou em ação de imediato o Plano da Redenção. A redenção divina entrou em ação logo depois da queda: é Deus trabalhando para trazer de volta aquilo que o homem havia perdido. E neste Plano da Redenção vamos observar que envolve Deus, envolve nações, coisas, pessoas, incluindo uma das primeiras profecias da Bíblia (que se encontra em Gênesis, capítulo três, versículo quinze), que da semente da mulher surgirá um que vai esmagar a cabeça de Satanás. Então ali já estava uma profecia a respeito da vinda do Redentor do mundo, que é nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Então o mundo caiu no pecado, e diz a Bíblia que não há nenhum justo, nem um sequer, e todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus [ [7] ]. Não há quem pratique o bem. O mundo inteiro jaz no maligno. O coração do homem é corrupto todo o tempo [ [8] ], diz a Escritura Sagrada; e como fazer para trazer isto de volta? Como fazer para retornar isto às mãos do seu legítimo Dono, toda esta grandeza, toda esta beleza que foi perdida? Que hoje, infelizmente, está nas mãos de um péssimo administrador, que fomenta a guerra, que destrói a família, que levanta a corrupção, que age no coração delinqüente dos homens para praticar aquilo que é mau, aquilo que é errado. É porque, infelizmente, o mundo jaz no maligno.

 

Mas eu quero informar-lhe, estimado leitor, que Deus está trabalhando; e uma das maneiras que Ele está fazendo para trazer isso de volta, é levantando, no decorrer dos tempos, homens e mulheres que Ele tem dotado de uma capacidade e de uma unção especial para apresentar ao mundo o Plano da Redenção que se encontra na pessoa bendita de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Como é que Deus faz? Justamente como diz a Bíblia: levantando homens para fazer o Seu trabalho. E nesse capítulo vinte, que acabamos de ler, nós observamos aqui que, como no decorrer de todos os tempos, Deus tem levantado homens especiais, homens com uma missão especial, homens com uma unção divina, com a Palavra de Deus nos seus lábios, que estão proclamando o Evangelho aos quatro cantos da terra. E no capítulo vinte, versículo primeiro, diz aqui a primeira categoria de homens que Deus levantou e a que hora.

 

Diferentes formas de medir tempo

Mas antes de falar na questão do horário para você, eu quero explicar a pequena diferença que existe entre o nosso relógio, aqui no Ocidente, e o relógio oriental, principalmente dos povos semitas. Você sabe que aqui no Brasil, quando chega meia noite, no nosso relógio é zero horas; uma da madrugada é uma hora, ou a primeira hora; mas no relógio judeu, zero horas são seis horas da manhã. Em outras palavras, no relógio judaico o amanhecer do dia é zero horas. A primeira hora do dia, no relógio judaico, corresponde às sete horas da manhã aqui para nós. A segunda hora do dia no relógio judeu é oito horas da manhã e a terceira hora do dia no relógio judeu é nove horas da manhã no nosso relógio, aqui no Brasil. E aí sucessivamente.

 

Primeiro turno –– madrugada

E nós encontramos este capítulo vinte praticamente falando sobre as várias horas em que Deus levantou trabalhadores para a Sua seara. Inicialmente, no versículo primeiro, está escrito assim: Porque o reino dos céus é semelhante a um dono de casa que saiu de madrugada para assalariar trabalhadores para a sua vinha; e tendo ajustado com os trabalhadores, um denário por dia, mandou-os para a vinha. E aqui está a nossa primeira pergunta. Quem são esses trabalhadores da madrugada? Quem foi enviado para a vinha às primeiras horas, ou antes mesmo que o dia nascesse? Eu quero que você abra a sua Bíblia no Livro do Profeta Jeremias, no capítulo sete, versículo treze, e verifique aqui o que diz a Palavra do Senhor para nós: Jeremias foi enviado, como todos os profetas, nas primeiras horas da madrugada. No capítulo sete, versículo treze, diz o seguinte: Agora, pois, visto que fazeis todas estas obras –– que são as obras apontadas no capítulo sete, obras pecaminosas, o pregador está falando aqui contra o pecado ––, diz o Senhor: eu vos falei começando de madrugada, e não me ouvistes; chamei-vos, e não me respondestes; eu vos falei, começando de madrugada. E aqui no capítulo vinte, o dono da casa saiu de madrugada para assalariar trabalhadores para a sua vinha. Então quem são os trabalhadores da madrugada? Qual é esse grupo que começou ainda antes do dia nascer? Você encontra justamente Deus levantando no passado, aqui uma alusão aos Profetas Jeremias, Isaías, Ezequiel, aos grandes profetas do Antigo Testamento e aos patriarcas que foram levantados por Deus para anunciar a Redenção já no alvorecer da madrugada deste Dia da Redenção. Estes homens começaram a trabalhar ainda antes que o dia nascesse; já estavam ali na seara do Senhor, justamente os profetas, homens incansáveis, que não tinham tempo absolutamente para nada, muitos deles sequer para a sua própria família. E essas pessoas que Deus usou no passado começaram no alvorecer, na madrugada, na sua infância. Como diz a Bíblia Sagrada, Jeremias foi chamado na madrugada da sua vida, era ainda uma criança quando foi chamado [ [9] ]. E foi colocado na vinha, para trabalhar.

 

Segundo turno –– nove horas

E diz o versículo dois: e tendo ajustado com os seus trabalhadores um denário por dia, mandou-os para a sua vinha. Lá estão os trabalhadores da madrugada, lá estão os homens de Deus do passado, saindo no alvorecer da vida, da existência, pregando de dia e de noite, justamente o Plano da Redenção, que existe na pessoa bendita de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Muito bem, então nós temos então aqui o primeiro grupo, que foi mandado de madrugada, para a seara, para trabalhar, e foi contratado e combinado um salário; e estes homens, eles gastaram a vida toda, justamente trabalhando na seara, por certo salário. Porém existe um segundo grupo, que também foi mandado para a seara. O versículo três diz: Saindo pela terceira hora, viu na praça outros que estavam desocupados. E disse-lhes: ide vós também para a vinha, e vos darei o que for justo, e eles foram. Então nós identificamos o primeiro grupo, que foram os profetas e os patriarcas do Antigo Testamento, que começaram de madrugada; mas aqui está um segundo grupo, que saiu pela terceira hora. Terceira hora do dia, como já comentamos aqui com vocês, é justamente as nove horas da manhã. E que grupo foi este, mandado para a seara, para a pregação, para o evangelismo, a esta hora, nove horas da manhã? Você pode encontrar isto no Livro de Atos, no capítulo dois, versículo quinze: eis aqui o segundo grupo enviado para a seara. Começando no versículo treze do capítulo dois de Atos: Outros porém zombavam e diziam, estão embriagados. Isto se passou no dia de Pentecostes, quando os discípulos do Senhor se encontravam ali, naquela hora, em Jerusalém, no cenáculo. Versículo catorze: Então se levantou Pedro com os onze, e erguendo a voz advertiu-os nestes termos: Varões judeus, e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras –– versículo quinze ––, estes homens não estão embriagados, como vindes pensando, sendo esta a terceira hora do dia. “Sendo, neste momento, nove horas da manhã”. Aqui está o segundo grupo que foi enviado para a seara. Depois do Antigo Testamento irrompe o Novo Testamento, a Dispensação da Graça, a dispensação da Nova Aliança; e o primeiro grupo enviado para a seara são justamente os discípulos que estavam no cenáculo, aquelas cento e vinte pessoas. Antes de começar qualquer coisa, na obra de evangelização, eles estavam ali exatamente para receber o poder do Espírito Santo. E às nove horas da manhã eles receberam a capacitação divina e foram cheios do Espírito Santo. Estavam agora habilitados para sair, como Jesus Cristo havia dito: “ficai na cidade até que do alto sejais revestidos de poder, para serdes minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra [ [10] ]”.

 

Então aqui está este grupo, recebendo poder, para anunciar o Evangelho; este é o segundo grupo que Deus levantou para começar a evangelização daquela época. Nove horas da manhã, os discípulos foram enviados também para a seara. E você sabe que eles cumpriram a sua missão, pois tiveram um tempo extraordinário ainda para frente; das nove horas da manhã em diante eles tinham praticamente o dia todo para trabalhar. E estes homens saíram; e depois, na companhia de outros trabalhadores que Deus levantou, eles transtornaram o mundo daquela época, pregando o Evangelho por toda a parte naquele tempo. Começaram em Jerusalém; depois veio a dispersão, e eles foram por toda a Judéia; e dali da Judéia seguiram para a Samaria, e de Samaria os evangelistas seguiram para os confins da terra. Portanto, às nove horas da manhã foi levantado este segundo grupo que com toda a certeza cumpriu a sua missão. No versículo quatro Jesus disse-lhes: ide vós também para a vinha, e vos darei o que for justo; e eles foram.

 

Terceiro turno –– meio dia

Agora vamos ver mais um grupo que encontramos aqui em Mateus, capítulo vinte, versículo cinco; vamos estudar qual foi este grupo que se levanta aqui na hora seguinte. Abra a sua Bíblia –– creio que ela esteja aberta –– em Atos, capítulo vinte, versículo cinco: Tendo saído outra vez, perto da hora sexta e da nona, procedeu da mesma forma. O que diz aqui a Bíblia Sagrada? “Tendo saído outra vez perto da hora sexta” –– hora sexta, como você sabe, começando das zero horas do relógio judeu (seis horas da manhã), então hora sexta corresponde justamente ao meio-dia. Doze horas, quando o sol já estava a pino. Quando o sol estava no calor mais alto possível, neste momento foi levantado mais um grupo, justamente às doze horas, para sair para a evangelização. E quem foi este grupo que foi mandado justamente ao meio dia? Abra a sua Bíblia no Evangelho de São João, capítulo quatro, versículo seis, e vamos ver qual foi o grupo mandado para a seara justamente nesta hora.

 

Esta passagem relata o célebre encontro que Jesus teve com a mulher samaritana. Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta. Por volta da hora sexta, justamente ao meio dia. Nisto veio uma mulher samaritana tirar água. Aqui está justamente o terceiro grupo, os samaritanos, que foram convocados e enviados para a vinha. Aqui está este grupo especial que foi levantado ao meio dia. Já havia transcorrido meio dia, a metade do tempo tinha passado, os trabalhadores da madrugada haviam trabalhado praticamente a madrugada toda, bem como todo aquele dia de manhã; o grupo que havia começado às nove horas tinha trabalhado três horas sob o forte calor, e agora surge este terceiro grupo que é justamente o grupo dos samaritanos.

 

Muito bem, nós observamos neste momento que quando Jesus tem essa conversa com a mulher samaritana, e lhe apresenta o Evangelho, então naquele exato momento a mulher abre o coração e aceita Jesus como seu Salvador. Ela simplesmente abriu o coração, aceitou-O e transformou-se na primeira evangelista entre os samaritanos, na era do Novo Testamento. Como é que nós observamos aqui, por que esta mulher se tornou a primeira evangelista? Porque no capítulo quatro de joão, versículo vinte e oito, depois que Jesus Se identificou para ela com o messias, diz assim: quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo? Saíram pois, da cidade, e vieram ter com ele. Aquela mulher ganhou a cidade de Samaria praticamente inteira para Jesus, e os samaritanos são esse terceiro grupo que saiu justamente para evangelizar no seu tempo e naquela época. Este grupo começou realmente ao meio-dia, às doze horas. Os samaritanos que esperavam a vinda do Senhor, do Messias, finalmente vão encontrá-Lo, e quando O receberam, tornaram-se aquele grupo que começou a evangelizar praticamente ao meio dia. Foram ganhos através da mulher samaritana; a aldeia toda se converte e os samaritanos se tornam os grandes evangelistas daquela época, glorificado seja o nome do Senhor para sempre!

 

Quarto turno –– três da tarde

Mas aqui no versículo cinco ainda existe mais um grupo. Existe aqui um quarto grupo que eu quero que você note: Tendo saído outra vez, perto da hora sexta –– que é o meio dia, e se refere aos os samaritanos, como vimos –– e da hora nona, procedeu da mesma forma. Hora sexta e hora nona. Hora nona são três horas da tarde. Às três horas da tarde encontramos este quarto grupo sendo convocado para a seara. E quem é este grupo que foi contratado aqui já às três horas da tarde, faltando três horas para terminar o dia? Os trabalhadores da madrugada já haviam trabalhado aquele tempo todo, os discípulos do cenáculo tinham sido mandados para a seara e haviam trabalhado seis horas, os samaritanos começaram a trabalhar ao meio dia, já tinham pois trabalhado três horas, e justamente às três horas da tarde, que é a nona hora do dia, mais um grupo é enviado justamente para a seara. E quem será esse grupo?

 

Abra a sua Bíblia ainda no Livro de Atos dos Apóstolos, capítulo dez, versículo três, e você vai encontrar aqui o quarto grupo, como registra a Palavra do Senhor –– para você entender melhor eu vou transcrever a partir do versículo primeiro: Morava em Cesaréia um homem de nome Cornélio, centurião da coorte chamada a italiana, piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, e que fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo orava a Deus. Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, o anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse: Cornélio! –– Que horas eram quando Cornélio recebeu esta visão? Justamente a nona hora do dia, às três horas da tarde; e quem era Cornélio? Cornélio era um gentio, um centurião romano; ele pertencia portanto ao povo gentio, fazia parte das nações gentílicas (não israelitas). E o que nós aprendemos aqui é que às três horas da tarde os gentios foram chamados e saíram pelo mundo, para pregar o Evangelho. A convocação começou primeiramente pelos patriarcas e profetas, de madrugada; depois os discípulos lá do cenáculo, cheios do Espírito Santo; em seguida verificamos que ao meio dia os samaritanos foram enviados para a obra; e agora, às três horas da tarde, são os gentios mandados para a seara. Porque naquele momento em que Cornélio recebeu a visita de Pedro, ele foi convertido, batizado com o Espírito Santo; e dali aquele homem com toda a certeza tornou a sua casa um centro de difusão do Evangelho. E ele precisava aproveitar o pouco tempo que lhe restava. Porque ele começou às três horas da tarde e só faltavam três horas para terminar o dia, a hora em que o ceifeiro ia parar o trabalho no campo. Então aqui encontramos, justamente, às três da tarde, os gentios sendo mandados para a seara.

 

Porém, meus irmãos, nós temos ainda um quinto grupo, um quinto grupo que se encontra aqui no versículo seis: Saindo por volta da hora undécima, encontrou outros que estavam desocupados e perguntou-lhes: por que estivestes aqui desocupados o dia todo? Responderam-lhe: por que ninguém nos contratou. Então lhes disse, ide também vós para a vinha – ide também vós para a vinha. Quem é este grupo, da undécima hora, cinco horas da tarde? Quem era este grupo, que só tinha uma hora para trabalhar? Que grupo é este?

 

Recapitulando os turnos e os trabalhadores

Muito bem, vamos prosseguir a nossa meditação em Mateus, capítulo vinte, e estamos falando sobre os trabalhadores da última hora. Verificamos o primeiro grupo que começou de madrugada, Jeremias capítulo sete, versículo treze, aqueles trabalhadores que são justamente os profetas, os patriarcas, os homens do Antigo Testamento que começaram de madrugada, no alvorecer da História; depois, na terceira hora do dia, nós verificamos Atos, capítulo dois, versículo quinze, quando entram também para evangelizar os discípulos, ali no cenáculo, nove horas da manhã; depois verificamos os samaritanos, capítulo quatro e versículo seis de João, quando Jesus pregou para a mulher samaritana ao meio dia; e verificamos os gentios, na casa do centurião Cornélio, Atos capítulo dez, versículo primeiro, às três horas da tarde, que eles começaram a trabalhar.

 

Quinto turno –- uma hora antes do término da jornada

Mas há aqui um quinto grupo, no capítulo vinte, versículo seis. E saindo por volta da hora undécima, cinco horas da tarde, encontrou outro grupo que estava desocupado, e perguntou-lhes: por que estivestes aqui desocupados o dia todo? Responderam-lhe: porque ninguém nos contratou. Então lhes disse: ide também vós, para a vinha. Quem são estes trabalhadores da undécima hora? Cinco horas da tarde! Os trabalhadores da madrugada já tinham trabalhado a madrugada toda, o dia todo, já eram cinco horas da tarde. Os discípulos lá no Pentecostes começaram às nove da manhã e já tinham trabalhado um bom tempo; os samaritanos começaram ao meio dia, e os gentios da casa de Cornélio começaram às três horas da tarde, faltando simplesmente poucas horas para terminar o dia; mas agora entra um novo grupo na história, e este grupo que se levanta, é chamado, é convocado na última hora do dia, cinco horas da tarde. Dali há uma hora o ceifeiro, lá no campo, iria terminar o seu labor. A buzina na indústria vai tocar, findando mais um dia de trabalho; operário na firma vai dar graças a Deus por mais um dia vencido: só falta uma hora para que o comércio feche, para as atividades humanas industriais, comerciais ou de serviços, elas parem. Apenas uma hora faltava para terminar e aqui está este grupo da última hora. Quem é este grupo da última hora? Quem são esses ceifeiros da última hora?

 

Meus queridos irmãos, eu quero informar para vocês com muita pena, com muita tristeza, que esses trabalhadores da última hora sou eu e é você, somos nós, que fomos convocados agora, e sabemos que os últimos momentos da História da Redenção do Homem está chegando ao seu final. O tempo está se fechando. A conclusão do horário está chegando a seu termo. Daqui há alguns momentos o sol vai se pôr, vai começar o crepúsculo da tarde, e uma noite cairá sobre o mundo; mas antes que a noite chegue, antes que o sol se ponha no ocaso, até esse momento nós temos ainda uma hora para trabalhar. Nós somos esses trabalhadores da última hora, estamos chegando com bom atraso, mas pela infinita misericórdia de Deus ainda estamos chegando para trabalhar e fazer parte desses trabalhadores da vinha, desses trabalhadores da seara do Senhor, glorificado seja o Seu santo nome! Irmão querido, trabalhador, evangelista, presbítero, diácono, você que prega o Evangelho, você só tem uma hora, porque o dia está terminando, o dono da seara está voltando, Ele está chegando, justamente para assalariar os seus trabalhadores. Ele está voltando para recompensar os seus trabalhadores.

 

O acerto de conta com os trabalhadores

Mas você poderia pensar neste exato momento: “Mas que coisa! Como será que vai ser? Eu que entrei agora, que cheguei agora… já pensou, para receber esta recompensa que o Senhor vai nos dar? Vamos ter que aguardar aqueles que chegaram primeiro, não é? Os patriarcas, os profetas, os discípulos, os samaritanos, os gentios, e por último, agora, a Igreja. Nós vamos ficar lá no final da fila para receber a recompensa.” Meu querido irmão, eu não sei por que tanto privilégio, com este trabalhador da última hora. Porque além de trabalhar apenas uma hora, estes últimos momentos que temos, olha aqui o que diz a Bíblia no versículo oito. Ao cair da tarde, às seis horas, quando tocou a buzina e parou o trabalho, cessou a obra, disse o senhor da vinha ao seu administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário. “Paga-lhes o salário.” Agora veja que nota impressionante, esta: Começando pelos últimos e indo até aos primeiros. Incrível! Que privilégio este: além de chegar na última hora, ainda vai ser o primeiro da fila para receber a recompensa! Isto aqui é um estímulo de Deus para a minha vida, para a sua vida, nós que somos esses trabalhadores da última hora, que além de chegar e trabalhar apenas uma hora, ainda teremos o privilégio de ser os primeiros a receber a recompensa. Como diz a Bíblia, começando pelo último e indo até os primeiros. Começando por aqueles que chegaram agora, indo até aqueles que começaram lá na madrugada.

 

O salário

Agora, veja só, além de ter esse privilégio, de trabalhar apenas uma hora, e além de ter o segundo privilégio, de ser os primeiros a serem recompensados, então diz aqui que quando esses trabalhadores, eu e você, recebermos o salário, aquele grupo que estava lá, desde a madrugada, eles naturalmente começaram a pensar: “Bom, se esses que trabalharam só uma hora ganharam o salário de um trabalhador durante um dia, então nós que começamos de madrugada, nós vamos ganhar o que? É só multiplicar o que eles ganharam por doze, as horas do dia que nós trabalhamos, e teremos aí o que nós vamos ganhar!” Mas, engano, olha só o versículo nove: vindos os da hora undécima recebeu cada um deles um denário, um salário; ao chegarem os primeiros, pensaram que receberiam mais, porém também receberam estes um denário, cada um deles. Receberam o mesmo salário que eu vou receber. Abraão, Isaque, Jacó, Isaías, Jeremias, Ezequiel, o salário que eu vou receber é o mesmo que eles também receberão. Não é incrível isso, não é um privilégio muito grande?

 

Então, meus queridos irmão, nós temos apenas uma hora para correr. Nós temos apenas uma hora para realizar a tarefa, para fazer as coisas bem feitas, porque nós somos cercados de privilégios. Os privilégios que tem o trabalhador da última hora. E diz o versículo onze: Mas tendo-o recebido, murmuravam contra o dono da casa, dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora, contudo, os igualaste a nós, que suportamos fadiga e o calor do dia. Mas o proprietário, que é o Senhor Jesus Cristo, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça! Não combinaste comigo um denário? Toma o que é teu e vai-te, pois quero dar a estes últimos tanto quanto a ti. Porventura não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom? Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos!” Glorificado seja o nome do Senhor Jesus para sempre!

 

O salário e a salvação

Agora alguém perguntaria para mim, neste momento: “Mas Pastor Jorge, de fato esses homens, quando reclamaram, eles não reclamaram com razão? Será que não foi feita uma injustiça? Que salário é esse, que tanto eles como nós vamos receber?” Eu quero informar a você uma coisa. Você sabe qual é o salário que os trabalhadores da madrugada vão receber e que nós vamos receber também? Nada mais, nada menos é, do que a salvação, acompanhada com o prêmio da vida eterna. E você sabe que a salvação não é maior para um e menor para outro, não; a salvação que Jesus Cristo pagou na cruz do Calvário, o preço que Ele pagou na cruz do Calvário para resgatar a minha alma, é o mesmo preço que Ele pagou pelo Apóstolo São Paulo, é o mesmo preço que custa a alma do Profeta Jeremias, ou de Moisés –– é o mesmo preço que custa aquela pessoa que vai aceitar Jesus praticamente nos últimos segundos, já próximo ao arrebatamento da Igreja. O preço é um só, como diz a Bíblia, que não foi mediante coisas corruptíveis, como a prata e ouro que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, mas pelo precioso sangue de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo [ [11] ]. Então o preço que Jesus pagou para resgatar a vida daquele criminoso é o mesmo que ele pagou para salvar a vida daquele santo. É o mesmo preço que ele pagou por um homem que trabalhou a vida inteira e aquele que vem chegando na última hora. É claro que o preço da salvação é um e único para todas as pessoas.

 

Salário e galardão

Agora, não vamos confundir este preço da redenção, do nosso resgate, com galardões, porque os galardões serão dados a cada um segundo a sua obra. É aquilo que você está fazendo. Eu não posso comparar o meu galardão com o galardão do Apóstolo São Paulo. Eu não posso comparar o galardão de um homem neste presente momento com o galardão que vai receber um profeta Isaías, que vai receber um Moisés, absolutamente, não. O tempo que nós temos praticamente de última hora é insuficiente para você receber um galardão do tamanho ou igual a de qualquer outro que esteja trabalhando desde a madrugada. Portanto, em termos de galardões, a regra será a existência de diferenças entre um e outro galardão. Uns vão receber coroas preciosíssimas; outros, que não fizeram absolutamente nada, você não pode igualar; você não pode igualar, por exemplo, o galardão daquele primeiro mártir do cristianismo, chamado Estêvão, que morreu apedrejado com galardão [ [12] ], daquele ladrão que morreu ao lado de Cristo, mesmo arrependido, porque aquele homem não teve tempo de fazer absolutamente nada [ [13] ].

 

Exortação

Portanto, nós somos esses trabalhadores da última hora. Aproveite, querido irmão, corra, você tem pouco tempo e muita coisa para fazer. E a Bíblia declara que Aquele que disse que vem, virá, e não tardará [ [14] ]; o Dono da vinha está voltando, para galardoar os Seus trabalhadores. E que você esteja no meio desses que vão ser galardoados. Que Deus continue abençoando o seu ministério, que Deus continue abençoando a sua vida, que a unção do Senhor esteja sobre a vida daqueles que estão servindo a Deus, de dia e de noite, e fazendo a Sua obra, tanto aqui no Brasil quanto no campo missionário, tanto aquele que está aqui na cidade, no escritório, quanto aquele que está na Amazônia. Que Deus continue derramando a Sua unção sobre os Trabalhadores da Última Hora, louvado seja o nome do Senhor para sempre!

[ [1] ] João 5:17.

[ [2] ] Ezequiel 18:4.

[ [3] ] Isaías 59:2, iniqüidade.

[ [4] ] I João 5:19.

[ [5] ] II Coríntios 4:4, João 12:31.

[ [6] ] Salmos 90:4, II Pedro 3:8.

[ [7] ] Romanos 3:10, 23, Salmos 14:1-3, 53:1-4.

[ [8] ] Jeremias 17:9.

[ [9] ] Jeremias 1:6.

[ [10] ] Lucas 24:49, Atos 1:8.

[ [11] ] I Pedro 1:18.

[ [12] ] Atos 6:8 – 8:3.

[ [13] ] Lucas 23:39-43.

[ [14] ] Hebreus 10:37.