19 3234 9317 ibicamp@ibicamp.com.br

O FIM VEM

O “fim do mundo”

Nossa mensagem agora é O Fim Vem. E tomaremos como base, na Primeira Carta do Apóstolo São Pedro, capítulo quatro, o versículo sete, que diz o seguinte: Ora, o fim de todas as coisas está próximo. Sede portanto criteriosos e sóbrios, a bem das vossas orações –– a bem das vossas orações. O fim de todas as coisas está próximo. É o que se fala. Isto praticamente está na língua do povo. O que mais se anuncia hoje são questões relacionadas ao fim do mundo. Existem inclusive aqueles falsos profetas que estão colocando datas para que tudo isso aconteça, e têm sido grandemente decepcionados, porque todos aqueles que querem anunciar com indiscutível precisão a volta de Cristo, a segunda vinda de Jesus, essas pessoas têm fracassado. Porque querem saber mais do que Deus. O próprio Jesus disse que nem o Filho do Homem sabe. Nem os anjos; e há alguns por aí que se acham, que se arrogam com esse direito.

 

Três julgamentos anunciados

Porém eu quero que você observe que Deus informou três grandes julgamentos neste mundo. A humanidade já passou por dois deles e o terceiro está às portas. O primeiro grande julgamento da História, que conhecemos através dos relatos bíblicos, aconteceu por ocasião do Dilúvio. O Dilúvio veio justamente na ocasião em que Deus havia constatado que toda a carne se corrompera. A corrupção do gênero humano tomara conta de toda a população da terra daquela época. E justamente por causa desta corrupção do gênero humano, por causa da malícia, da maldade, da degradação do ser humano, não havia possibilidade nenhuma da humanidade continuar. E então ocorre o primeiro julgamento da raça humana, onde escapou apenas Noé e a sua família, numa arca que ele preparou e dando tempo e oportunidade para que as pessoas ouvissem, aproximadamente durante cento e vinte anos, o que Deus iria fazer sobre o mundo. Mas, como diz a Bíblia, casavam e davam-se em casamento [ [1] ], se prostituíam, tudo isso também, e estavam completamente alheios à vontade de Deus, até que veio o Dilúvio e atingiu a todos. Ali está o primeiro grande julgamento da raça humana.

 

O segundo grande julgamento que este mundo já viu passar foi justamente por ocasião da destruição das cidades de Sodoma e Gomorra. E quando você começa a observar por que Deus julgou Sodoma e Gomorra, você vai observar pelo próprio relato bíblico que toda a carne havia se corrompido. Sodomismo, sodomia. Sodomia é sexo anal. Lesbianismo, homossexualidade –– essa era a tônica social dos sodomitas em seus dias. Tal era a podridão que esta raça vivia, atolada num pecado tão degradante, que aquilo chegava às narinas de Deus como um aroma desagradável, como um fedor terrível, que é o mau cheiro do pecado, que chega até a presença de Deus. E Deus veio e julgou aquelas cidades, Sodoma e Gomorra. Justamente porque toda a carne havia se corrompido. E eu quero lhe informar uma coisa. O Apóstolo São Pedro está dizendo aqui que o fim de todas as coisas está próximo.

 

Comparando com o n osso tempo…

Você não precisa ser um analista internacional, um especialista em sociologia, você não precisa ser um conhecedor profundo do comportamento humano para saber que hoje, em pleno século vinte e um, a humanidade está numa degradação horrível, o pecado está tomando conta de todos os recantos da nossa sociedade. Hoje em dia a promiscuidade é propagada pelo próprio governo, quando manda que as crianças aprendam como usar camisinha nas escolas: você está vendo aí a promiscuidade se avolumando cada vez mais. É a coisa mais horrível você ir com a família visitar uma banca de revistas secular, porque você só vê ali cenas de nudez, em cores; e as pessoas mais bonitas são aquelas que expõem a sua nudez –– sexo em todas as bancas de revistas, é o que se vê. Você não pode abrir um canal de televisão que não veja promiscuidade, sem que você não veja imoralidade, degradação. Em toda a parte homens instruídos, cultos, estão insinuando que sexo pode ser praticado de qualquer forma, de qualquer maneira, com quem quer que seja. Infelizmente é o século e o momento que estamos vivendo. E isto não é questão de uma sociedade do terceiro mundo, absolutamente não. Pois a maior podridão está nas sociedades mais opulentas do primeiro mundo: é ali que a promiscuidade opera, que a podridão toma conta, que os casais estão hoje se trocando, o homem trocando a sua esposa, um com outro, indo para motéis com a mulher que não lhe pertence. Isso quando Deus abomina totalmente essas coisas; mas os homens simplesmente viram as costas para Deus e dizem que a religião e a igreja são castradoras. Ela castra mesmo, porque Deus é santo, e Ele quer a santidade do Seu povo, quer a pureza do Seu povo, e não que o Seu povo viva numa promiscuidade como esta, que a sociedade moderna cultiva. Nudez exposta, o nu artístico, que bonito, não é? Que lindo! Nu artístico. Nu é nu, meu filho, ou artístico ou fora de artístico, ele é tirar a roupa, é expor nudez, não interessa que seja artístico ou pornográfico, ou qualquer outra coisa: isto é imoralidade pura. Infelizmente estamos vivendo no meio de uma sociedade que se tem desviado dos valores eternos, dos valores bíblicos.

 

A existência de Deus independe da vontade do homem

O salmista, no salmo catorze, escreve que “o insensato diz no seu coração: não há Deus”. Não há Deus: a coisa melhor que poderia existir para o insensato, para o homem do mundo, é que Deus não existisse mesmo. No entanto, não é porque ele diga que Deus não existe que Deus vai deixar de existir. E um dia eles vão se ver face a face com esse Deus que eles dizem que não existe! Infelizmente estamos vendo a proliferação do erro, da imoralidade, através do veículo de comunicação mais potente que existe hoje, que é a própria televisão. E há pessoas que estão recebendo essa enxurrada de imoralidade dentro da sua própria casa. Estão recebendo esta podridão dentro do seu lar.

 

E há aquele pai e aquela mãe que se sentam numa sala para assistir a uma novela que é simplesmente fonte de ensinos horríveis, de como o marido deve trair a mulher, como a mulher trai o marido, como fazer uma falcatrua, como eliminar alguém dos seus projetos e dos seus planos. É isto que a televisão está ensinando, é isto que a sociedade moderna ensina para os nossos filhos. E é isto que os nossos filhos estão bebendo hoje em dia. Meus queridos irmãos, meus prezados amigos, o terceiro e último julgamento da História está às portas, está chegando, está se aproximando, e diz a Bíblia que dura coisa é cair na mão do Deus vivo! [ [2] ]

 

Mas à medida em que o tempo vai passando e a sociedade vai se modernizando, você pode observar que o pecado vai se avolumando. A própria Bíblia diz que nos últimos dias, por se multiplicar a iniqüidade, ou por se multiplicar o pecado, o amor de muitos vai esfriar [ [3] ]. O amor de muitos se esfriará, e é justamente isso que nós estamos observando. Mas só esfria o amor em quem tem amor; e quando eu falo aqui de amor, não me refiro ao amor eros, este amor carnal, não; tampouco ao amor filia, este amor que existe entre amigos, entre irmãos; mas estou falando do amor ágape, o amor que deve estar no coração das pessoas, o amor divino. Este amor hoje está em falta, por se multiplicar a iniqüidade; o amor está se esfriando terrivelmente. E nós estamos observando, infelizmente, porque como diz a Bíblia, o mundo jaz no maligno [ [4] ]. Se o mundo jaz no maligno, é Satanás que manobra por trás, é ele que manipula os diretores de televisão, é ele que manipula o próprio jornalismo, é ele que manipula os produtores de novela, é ele que manipula estas coisas, porque sempre se manipula no sentido de degradar o ser humano e afastá-lo cada vez mais do conceito divino e da Bíblia Sagrada. É preciso que o nosso povo fique atento. É preciso que o nosso povo fique alerta, diante do quadro estarrecedor da sociedade, que está pior do que Sodoma, está pior do que a época antediluviana. Estamos vivendo o tempo em que a ira de Deus está se aproximando deste globo da Terra. É preciso que você desperte.

 

Os sinais

Mas eu quero que você atente bem aqui para o nosso texto bíblico. Porque eu falei que este mundo já passou por dois grandes julgamentos, que foram o do Dilúvio e de Sodoma, e o terceiro está se aproximando aí, está se aproximando. Olhe, em cores. Deus na Sua Palavra já nos alertou sobre isso. O que está se cumprindo: a violência no mundo. A imoralidade que campeia na terra. A grande onda que existe de demonismo na terra. Tudo isso tenta cada vez mais afastar o homem de Deus, tenta tirar o homem da presença de Deus. Pessoas que um dia pregaram a Bíblia, que conhecem o caminho da santidade, de repente viram as costas para Deus e a Sua Palavra e começam a se aprofundar na imoralidade, na perversidade, na devassidão do ser humano. Mas, você sabe, eu fico triste com isso porque sei que o juízo divino está se aproximando; mas por outro lado fico feliz porque a Bíblia já falou que isto iria acontecer. E se a Bíblia falou, e está se cumprindo, é porque a Bíblia tem razão; é porque Deus falou a verdade, e o cumprimento tem de acontecer, glorificado seja o nome do Senhor para sempre!

 

A Igreja, nesse panorama

Estamos aproximando-nos para este terceiro e grande julgamento da História. E como é que fica, por exemplo, a situação da Igreja, como é que fica a situação do crente, no meio desse contexto todo? Como é que fica aquela pessoa que está lutando para ir para o céu? Aquele que está se mantendo ali, seguro pelo um fio de cabelo, para se manter na presença do Senhor, diante de uma avalanche de tantos problemas? São pessoas acuadas em sua própria casa por uma família incrédula, são pessoas coagidas por colegas da empresa, que brincam com o seu nome, que o chamam de Bíblia, de Aleluia; enfim, você se vê muitas vezes coagido, e o que é que vai acontecer?

 

Esta é pois a pergunta: como é que fica o povo de Deus neste contexto? O que fazer para se manter diante de um meio e de uma geração corrompida? O que fazer para ser salvo como Noé e sua família o foram? Como agir, como fez Ló e suas filhas, quando saíram de Sodoma? O que fazer hoje, no século vinte e um, como proceder? Aqui diz o versículo sete: Ora, o fim de todas as coisas está próximo. sede portanto criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações.

 

A comunhão com Deus

O que mantém o crente na comunhão com Deus? O que mantém o crente ligado a Deus? São dois elementos interessantes. Através da leitura da Bíblia você ouve Deus falar com você. E através da oração, você fala com Deus. Você fala com Deus e Ele responde através da Sua Palavra. A Palavra de Deus pode vir ao seu coração através da leitura, ou ouvindo alguém expor, ou consultando o seu pastor ou alguém que possa esclarecer algum fato ou conceito daquilo que é a Palavra de Deus. Agora, quanto a estes dois canais, se porventura houver uma interrupção neles, você está inevitavelmente perdido. Se houver uma interrupção na sua oração ou na sua leitura bíblica, é como se acontecesse um apagão na sua vida espiritual. De repente você fica no escuro. Você fica sem entender nada. Então nós observamos que este apagão é o que Satanás está tentando fazer para roubá-lo. E de que forma? Como diz o autor de Hebreus, sede portanto criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações. Você sabe o que significa apalavra sóbrio, sobriedade. Sobriedade é o antônimo de embriaguez. Quem não está embriagado, está sóbrio. E quem não está sóbrio é porque está embriagado, automaticamente. Agora eu quero que você entenda que quando se fala de embriaguez, alguém leva imediatamente para a questão da bebida alcoólica, que embriaga. Não, não é somente a bebida alcoólica que embriaga, não; você viu por exemplo, no Pentecostes, quando se falava que aquele povo estava embriagado, e Pedro se levantou e disse, “mas como, sendo esta a nona hora do dia” –- é porque eles estavam embriagados do Espírito. Então você pode estar embriagado pelo Espírito Santo. Diz a Bíblia, “não vos embriagueis com vinho” [ [5] ], mas você pode se encher do Espírito Santo. Então você observa que você pode se embriagar com o Espírito, não apenas com bebida alcoólica.

 

Outro tipo de embriaguez

Mas há uma outra coisa que pode embriagar as pessoas. E qual é esta coisa? É justamente a questão dos prazeres do mundo. Pessoas que estão embriagadas com as coisas, com o colorido, com a fama, com a manchete deste mundo. Há pessoas que ficam totalmente embriagadas com a moda, com a fortuna, com a fama, e começam a correr atrás de uma coisa e outra, e isto provoca uma embriaguez tão forte que a pessoa perde até o seu raciocínio nas coisas espirituais, e não vê mais o mundo espiritual. Não vê mais aquilo que é certo, aquilo que é correto, por que? Porque o mundo começa a puxar para lá. Ele apresenta um colorido tão magnífico que você começa a perder a visão celestial, a visão divina, você começa a perder a visão das coisas sagradas, da Escritura, do céu, da glória eterna; você começa a perder esta visão. Por que? Porque você está embriagado com as coisas desta vida. A Bíblia Sagrada diz que o amor ao mundo nos distancia de Deus. Aquele que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus [ [6] ]. As pessoas que estão embriagadas com as coisas desta vida, infelizmente, não podem ver as coisas de Deus. Conclusão: diz aqui o trecho bíblico, portanto sede criteriosos e sóbrios, para benefício das vossas orações.

 

Recursos do inimigo

Satanás sabe que o canal de comunicação entre você e Deus é a oração. Ele sabe perfeitamente que, se ele puder afastar você de uma vida de oração, ele vai alcançar a vitória na sua vida. Ele sabe que se ele ocupar o tempo que você teria com oração, com coisas fúteis e banais, ele vai ganhar um terreno extremamente magnífico. E como ele faz para afastá-lo da oração? Ele embriaga. Ele embriaga você com as cores desta vida. Ele coloca diante de você aquela novela que é um verdadeiro novelo –– que é de onde vem a palavra novela, é de novelo; novelo de linha, que você puxa uma ponta e aquilo não tem mais fim, assim é uma novela; então vem da palavra novelo. Ele coloca aquela novela que você, esteja onde estiver, quando você ouve o sonzinho daquela música, preâmbulo da sua novela, você corre para chegar em casa, a fim de assistir ao capítulo da noite. E daquele capítulo, quando termina, você já vai para o telejornalismo; daquele telejornalismo passa para um filme com aquele ator ou aquela atriz de sua preferência, e você não quer perder; e você vai adentrando a madrugada. Daqui há pouco dorme no sofá, e quando acorda, está na hora de ir para o trabalho. Diz a Bíblia: sede criterioso e sóbrios a bem das vossas orações! Não se deixe levar, não se deixe embriagar pelas coisas desta vida e deste mundo, que o estão afastando, que o estão puxando, que o estão tirando da presença de Deus. Não permita que o vinho e a embriaguez deste mundo venham a ofuscar a visão que você tem da glória celeste! Da glória de Deus, do plano que Deus tem para a sua vida! E à medida que Satanás consegue ir colocando estes empecilhos na sua presença, você vai esquecendo a caminhada, você vai esquecendo a jornada.

 

Ilustração: a interferência

Certa ocasião, um rapaz muito simples do interior, mas de uma complexão atlética muito forte, um dia, lá no sítio, rachando lenha, limpando o quintal da sua casa, ele ouviu no rádio sobre uma competição que ia haver na cidade, de uma maratona, de uma corrida. Aquele moço disse: “Eu vou ser um atleta e vou ganhar essa corrida.” Aquele moço colocou isso no coração. E veio para a cidade grande, inscreveu-se na corrida, e no dia da prova, lá estava ele. Dada a largada, ele começou a tomar a frente. E ia com uma vantagem muito grande sobre os demais. De repente, um dos elementos da arquibancada, vendo que aquele moço ia ganhar a corrida, e que o seu atleta, que estava em segundo lugar, iria perder, o que foi que ele fez? Ele começou a jogar umas bolas douradas no campo, na caminhada; e aquele moço que vinha correndo na frente, tranqüilamente, de repente viu aquela bola dourada, e pensando que fosse um ouro, parou, se abaixou e tomou aquela bola. Segurou-a na mão; mais adiante outra bola; colocou-a igualmente na mão; mais adiante… Dali há pouco ele estava com as duas mãos ocupadas, cheias de bolas douradas, e o seu oponente começou a ultrapassá-lo; ele tentou correr mais fortemente, mas não podia, porque estava com as mãos impedidas. Muito embora se corra com os pés, as mãos acompanham o ritmo do corpo, proporcionando equilíbrio, e aquele moço foi ficando para trás, ficando para trás, até que perdeu a corrida. Querido irmão, quem sabe você não é este atleta, que vinha correndo tão bem na corrida espiritual, que vinha vencendo, conquistando os louros da vitória, que vinha prosseguindo realmente de uma maneira vitoriosa. E de repente os louros deste mundo, ou a glória deste mundo, começou a brilhar e passou a ofuscar a sua vista, e começou a colocar peso, e você teve a sua atenção desviada do verdadeiro roteiro da sua caminhada. E você deixou-se iludir. Achou que precisava primeiro ganhar dinheiro, buscar fama lá fora, como muitas vezes se diz: “não, eu quero ter um ministério autônomo, eu quero primeiramente ter o meu pé de meia lá fora, eu quero primeiramente ter o meu negócio, a minha empresa, porque eu não quero depender de ninguém”. Aí você começa na ilusão de ganhar dinheiro, adquirir fortuna, e vai adquirindo; e quanto mais você tem, mais você quer, e a sua visão espiritual vai ficando ofuscada, o brilho deste mundo vai fascinando você. Daqui há pouco você quer correr e não pode, porque está totalmente envolvido nas coisas desta vida, não há mais tempo. “Ah, Pastor, como eu gostaria de ajudar no seu ministério, como eu gostaria de cooperar com a igreja, como eu gostaria de fazer um curso bíblico, mas eu me levanto às seis da manhã, vou para a empresa e tenho que estar à frente de tudo porque, se eu não estiver, as coisas não vão, não caminham!” Muito bem, então continue, porque você vai perder esta corrida. E diz aqui a Bíblia, sede criteriosos e sóbrios, a bem das vossas orações!

 

Foi o seu caso?

Quando você era novo convertido, como você orava! Lembra-se? Você não saía das vigílias, você buscava os lugares onde as pessoas estivessem orando! Você procurava os grupos de oração, era de dia, era de noite, você sempre estava atrás de alguém para orar; você estava sempre na companhia de alguém. Mas de repente o brilho do mundo voltou a tirar essas coisas, você deixou-se ofuscar, começou a se embriagar com as coisas desta vida e dali há pouco perdeu o ritmo, perdeu o pique, perdeu a corrida e, conclusão, hoje, para orar, é a coisa mais difícil. Dobrar os joelhos, hoje, até parece que está tudo enferrujado. Não há como dobrar os joelhos. E Pedro está dizendo aqui que o fim de todas as coisas vem, portanto sede criteriosos e sóbrios, a bem, para benefício das vossas orações.

 

É o seu caso?

Satanás está colocando impedimentos na sua caminhada. Ele está colocando o brilho do mundo na sua presença. Você está se embriagando com o brilho desta vida. Está esquecendo do melhor, do essencial, daquilo que é eterno, daquilo que vai valer para toda a sua existência, você está esquecendo disso; tome cuidado, é tempo de voltar, é tempo de retornar, é tempo de você reanalisar a segunda palavra, que ele está dizendo aqui, “sede criteriosos”, tenha critério na vida, tenha uma vida que você possa fazer a sua agenda, e não transfira ao diabo o direito de tomar conta da sua agenda. Tenha uma agenda em que você coloque o maior tempo para buscar o Reino de Deus e a Sua justiça, e você verá as demais coisas sendo acrescentadas em sua vida. Precisamos ter cuidado, precisamos ter muito cuidado.

 

Você quer ver como ter critério na vida? Porque diz o trecho bíblico, sede criteriosos e sóbrios, a bem das vossas orações. E você precisa realmente atender aqui a palavra que está dizendo, para você ter benefício. O que Deus não quer é que a sua oração seja interrompida. Ele não quer que se quebre esse elo de comunicação que você tem com Ele; e uma das coisas que Satanás procura colocar são justamente impedimentos para que este elo simplesmente seja cortado.

 

Uma explicação do quotidiano

Eu estava hoje em minha casa, e minha esposa lia um artigo para mim. Em dado momento a minha mente começou a divagar, e daqui há pouco ela parou e perguntou: “Você entendeu o que eu li?” Eu respondi, “por favor, bem, repita, porque eu estava divagando”. Pois é o que acontece na nossa comunicação com Deus. Nós estamos nessa comunhão com Ele. Deus está falando conosco, através da Sua Palavra. Nós estamos querendo conversar com Deus através da oração. Mas o brilho do mundo, a embriaguez com as coisas da vida faz com que você desvie a sua atenção para outros focos. Desvie o seu pensamento para objetivos diferentes. Você fica olhando para o mundo e Deus está falando; então você se dá conta: “Ahn? O que foi que Deus disse? O que foi que Ele falou?” Na verdade Ele está falando o tempo todo. E você está deixando Deus falar sozinho. Porque a sua atenção está voltada para o brilho deste mundo, você está embriagado com as coisas desta vida. E a nossa palavra de alerta hoje, para todos os filhos de Deus, para os servos do Senhor, aqueles que são candidatos ao céu, é: fique na comunicação com Deus. Fique. Ande com Deus, caminhe com Deus.

 

Recomendações ao crente

Não se aparte da sua Bíblia um só momento, porque é esta forma, esta maneira, que você tem justamente para estar ligado com o Senhor. Existe um trecho na Bíblia Sagrada, no capítulo catorze, versículo catorze, da Primeira Carta aos Coríntios, quando Paulo está regulamentando ali sobre a questão do uso dos dons espirituais, ele diz assim: “aquele que fala em línguas estranhas edifica-se a si mesmo; aquele que ora em outras línguas, ele ora de fato; o meu espírito, ele ora de fato”. Se você não puder orar em português, mas puder orar em línguas estranhas, ore em línguas estranhas o tempo que você quiser. Orando em todo o tempo, esta é a forma que você tem o mecanismo que Deus deixou para você viver em comunicação com Ele, ininterruptamente. Porque à medida em que você anda em comunicação com Deus, que você se comunica com Ele, você simplesmente está disposto a ouvir e atender àquilo que Ele está falando, e você passa a entender.

 

Por que muitas pessoas têm dificuldades em entender o que Deus está falando? Porque estão totalmente absorvidas em outras coisas. “Ah, Pastor Jorge, mas eu não entendo, eu não compreendo!” Como poderia, se você não está em contato com Ele, não está em comunhão com Deus? Eu tive um professor –– que já está na glória –– cujo respirar dele, sabe qual era? Andando pela rua, estando dentro de casa, nos momentos que estava livre, o assunto dele era “Glória a Deus. Glória a Jesus.” Ele podia estar em casa, na rua, no veículo; no tempo dele, o seu respirar era esse: “Aleluia, glória ao nome do Senhor.” Era um homem que vivia praticamente, o tempo que ele estava acordado, ele estava em comunhão com Deus. E não foi à toa que esse foi um dos maiores mestres, um dos maiores professores que eu tive durante o meu seminário. Porque era um homem que recebia de Deus, ele ouvia Deus falar, porque vivia numa comunicação ininterrupta. Portanto, meu querido irmão, fique neste momento com o que está escrito aqui, em Primeira Pedro, capítulo quatro, versículo sete: “o fim de todas as coisas está vindo”.

 

Para que este dia não o pegue de surpresa, para que esta ocasião não o atinja desprevenido, para que este acontecimento não venha sobre si de uma forma drástica, e você venha a sofrer grandemente neste mundo, então diz a Bíblia: sede criteriosos e sóbrios, a bem das vossas orações. Tenha critério, tenha critério. Este critério aqui implica em você ter um planejamento na sua vida. Por exemplo: você separou tempo para orar? Você dispôs na sua agenda tempo para orar? É possível que você tenha na sua agenda horário marcado com o presidente da empresa, com o prefeito da cidade, que você tenha marcado aí um horário em que você vai receber alguém para fazer uma transação comercial. Na sua agenda você marcou tempo para isso, e aquilo, e aquilo outro; só não está na sua agenda aquele horário marcado com Deus. Aquele horário sobre o qual você diga assim: este horário aqui não está disponível para ninguém, a não ser Deus. Nem que sejam quinze minutos por dia, nem que seja um café pequeno que você tenha para tomar com Deus –– mas você tem de dispor na sua agenda um tempo de comunhão com Ele.

 

Porque o bom desta comunhão é você não se levantar sem dizer, “Bom dia, Espírito Santo!” É nesta ocasião que Ele vai começar a abrir as portas para tudo aquilo que você for fazer durante o seu dia. E, ao terminar o dia, manifeste-se: “Muito obrigado, Espírito Santo, porque o Senhor me guiou em mais um dia de vida e de batalha!” Dê pelo menos um lanchezinho para a sua vida espiritual, já que você não pode dar aquele jantar arregalado à luz de velas –– ou seja, horas e horas na presença de Deus. Você não pode fazer isso, mas pelo menos tenha critério, dê um cafezinho pequeno para a sua alma. Se você não puder fazer como Davi, que envolvia café, almoço e jantar –– pois é indispensável para a vida física –– também ele tinha um encontro com Deus três vezes por dia.

 

Lembrando o grande profeta Daniel

Daniel tinha esse encontro com Deus, naquele horário certo. Quando Daniel dobrava os joelhos naquele horário, Deus já sabia que ele estava de joelhos. Na hora que ele dobrou os seus joelhos, naquela ocasião em que ele se dispôs a buscar a presença do Senhor, na mesma hora a sua oração foi ouvida; mas o problema foi tão grave que demorou vinte e um dias para obter a resposta [ [7] ]. Mas na mesma hora que ele dobrou os seus joelhos, Deus estava ali, atento, porque sabia que aquele horário era o horário que Ele tinha na agenda de Daniel. Será que nós temos critério nisso? Será que nós temos critério justamente para dispensar um horário do dia para estarmos com o Senhor? Seja você um empresário, um faxineiro, seja você quem for, pare um momento, e coloque na sua agenda um horário que você tenha exclusivamente com o seu Deus.

 

E eis o que o versículo oito diz para você, ainda neste finalzinho: acima de tudo porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidões de pecados. E sede mutuamente hospitaleiros, sem murmuração; servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Fica aqui este nosso brado de alerta: o fim vem! O fim está se aproximando. Que Deus o abençoe, e que Deus o guarde para sempre.

[ [1] ] Mateus 24:38.

[ [2] ] Hebreus 10:31.

[ [3] ] Mateus 24:12.

[ [4] ] I João 5:19.

[ [5] ] Efésios 5:18.

[ [6] ] Tiago 4:4.

[ [7] ] Daniel 10.