19 3234 9317 ibicamp@ibicamp.com.br

A BATALHA ESPIRITUAL

Expondo uma falsa ambigüidade

Agora vamos refletir sobre A Batalha Espiritual, segundo a Bíblia Sagrada. Peço que você abra na Carta aos Efésios, capítulo seis. Diz assim o versículo doze: Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Agora quero ler um outro versículo, que encontramos em Gálatas, capítulo cinco, versículo dezessete, que diz o seguinte: Porque a carne milita contra o espírito, e o espírito contra a carne, porque são opostos entre si, para que não façais o que porventura seja do vosso querer. Como podemos entender simultaneamente estes dois textos bíblicos? Ao mesmo tempo em que Efésios diz que não temos de lutar contra a carne, Gálatas afirma que a nossa luta é a que travamos contra a carne, da carne contra o espírito. Como é que podemos entender esses dois trechos da Bíblia aparentemente contraditórios? Mas na Bíblia não existe contradição. Eventualmente pode haver um erro de copista ou tradução, mas no fundo, mesmo, somos nós que não estamos interpretando bem a Escritura Sagrada; e aqui estão dois textos que são altamente interessantes para a nossa vida, os quais vamos estudar e esclarecer quanto a qualquer ambigüidade.

 

Um ambiente influenciado pelo reconhecimento do inimigo

Você sabe que hoje em dia estamos vivendo num mundo totalmente tomado por forças diabólicas. A Bíblia diz que o mundo jaz no maligno [ [1] ]. Basta ter este texto bíblico em mente para saber que o mundo está dominado pelas trevas. Não adianta dizer, “eu não vou por aqui porque ali tem um terreiro de macumba; eu vou por ali, mas ali tem uma sessão de espiritismo; eu vou pegar aquele ônibus, não vou pegar aquele outro porque aquele ali pertence a um macumbeiro; nem aquele outro lá adiante porque pertence a um feiticeiro” –- enfim, se você for andar fazendo isso, você está perdido, compreende? Você está perdido. Porque infelizmente existem certos estudos sobre batalha espiritual que o indivíduo, quando termina de ouvir, ou de assistir a determinados seminários sobre batalha espiritual, ele sai vendo demônio em tudo quanto é lugar. Sai vendo demônio até na cabeça do prego que está pendurado na parede, lá na casa. Sai vendo demônio na folha de papel que está lendo. Enfim, torna-se uma vida totalmente acuada. As pessoas estão dando mais ênfase aos poderes diabólicos de que ao poder de Deus. Muitos se especializam em conhecer o poder do diabo em todos os seus ângulos, e se esquecem de conhecer o poder de Deus, que supera todas as coisas.

 

Mas o nosso Deus é mais poderoso!

Quando a Bíblia diz que maior é Aquele que está em nós do que aquele que está no mundo [ [2] ], isso significa que eu e você temos Alguém em quem nos escudarmos. Compreende isto, amado leitor? Alguém que pode perfeitamente nos ajudar. Então Alguém superior, com força superior: o que é que eu tenho de fazer? É me escudar! Estar escondido em Cristo! Colossenses, capítulo três, versículo três, diz que “se já morrestes, a vossa vida está escondida juntamente com Cristo, em Deus”! Leia Colossenses, capítulo três. “Se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são lá do alto”. Diz a Bíblia Sagrada, repetindo: “Se já morreste, a tua vida está escondida juntamente com Cristo, em Deus”!

 

A armadura de Deus é inviolável

Isto aqui, irmãos, é como uma lâmpada que está dentro de um abajur, e aparece um mosquito querendo chegar lá. Aquele mosquito para chegar ao filete que está dentro da lâmpada terá de quebrar o abajur, quebrar a lâmpada para chegar lá naquele fiozinho galvanizado que está dentro da lâmpada. Mas qual é o mosquito que vai romper um abajur, depois quebrar a lâmpada para, por fim, chegar lá no filete que está dentro da lâmpada? Pois é assim mesmo, preste atenção ao que diz a Bíblia: “Se já morrestes, a vossa vida está escondida em Cristo, e Cristo escondido em Deus.” Qual é o demônio que vai passar por cima de Deus, passar por cima de Cristo, para chegar em você, que está lá dentro, hein? Então, meu querido, nós temos que dar vazão, na realidade, ao poder de Deus, que é superior a toda e qualquer coisa, e deixar de andar com medo, acuado, vendo entidades demoníacas em toda parte. Coisas que você imagina, porque a sua mente ficou encharcada com esse tipo de batalha espiritual. A tal ponto que você nem vive mais, sob superstições que literalmente tomam conta de suas ações: você não pode mais atravessar uma esquina, quando um gato preto passa na sua frente, pule lá para trás, clamando “Ó sangue de Jesus!”–- Um gato preto? Poderia ser um branco, meu filho. “Ah, não passo por baixo de uma escada de jeito nenhum, porque isso dá azar. Eu não me olho, não me olho em espelho quebrado porque isso dá sete anos de azar.” Rapaz, você foi comprado pelo sangue de Cristo ou não? Você está oculto em Cristo ou não? Então vamos deixar destas besteiras, que isso só vai trazer transtorno para a sua vida espiritual! A Bíblia diz, “olhando para Jesus, que é o autor e consumador da fé” [ [3] ].  É Nele que está a nossa força, é Nele que está a nossa capacidade. É Nele que está o nosso poder. Sim, é Nele que se encontra toda a resistência!

 

Pequena ilustração – I

Certa ocasião, uma moça estava orando. Joelhos dobrados, lá dentro da sua casa. De repente alguém bateu na porta. Ela simplesmente perguntou, “quem bate?” E veio aquela voz fanhosa lá da porta: “Sou eu, Satanás”. A irmã que estava ali na comunhão com Cristo, disse: “Jesus, atenda-o, porque eu não tenho nada a ver com ele.” É isso, meu filho, nós temos Jesus conosco, nós temos a presença do Espírito Santo em nossa vida, nós temos. “Ah, agora eu não posso comer isso, não posso comer aquilo, não posso andar naquilo” –- enfim, a Bíblia declara que nós estamos no mundo, mas nós não somos deste mundo [ [4] ]. A Bíblia diz que o mundo jaz no maligno, e chama Satanás de deus deste século [ [5] ]. Acontece que Satanás tem domínio sobre os ímpios e sobre as coisas desta vida, mas Satanás não tem poder contra a Igreja de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, à qual eu pertenço e você também pertence! O que nós precisamos é dar vazão ao poder de Deus, que supera todas as coisas, louvado seja o Seu santo e precioso nome!

 

Não valorizar o inimigo não significa ignorá-lo

Porém alguém perguntaria: “Mas Pastor Jorge, e a luta que o crente trava, os problemas que enfrenta? Muitas vezes sabemos que são coisas horríveis que nós temos de enfrentar. E é possível que por trás de tudo isso exista uma pressão maligna.” É claro que existe. Nós não estamos aqui dizendo que não existe. E ele atua, e tem condição de fazer muita coisa, como de fato está fazendo neste mundo. Você vê as guerras no mundo? Você vê a destruição da família na terra? Você vê a degradação do ser humano, lançando-se nas drogas? Você vê a deturpação no mundo da política e da economia? Você vê o mundo social totalmente conturbado? É porque este mundo tem um péssimo administrador. Ele está por trás de tudo isto. Mas diz aqui a Bíblia Sagrada que a nossa luta não é contra a carne e o sangue, e sim contra os principados e potestades, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais! É aqui justamente que nós precisamos entender o sistema de atuação maligna, o sistema de operação do diabo.

 

Crente possesso?

Estamos observando hoje muitas campanhas feitas para a libertação de crentes. E haja libertar crentes que estão possessos de demônios! Eu quero dizer-lhe que não creio nisso, nem concordo com isso, porque no dia que você vir um crente possesso, esse crente não é cristão, não é nascido de novo. Alguma coisa aconteceu na vida dele para chegar a esse ponto.

 

O método, eficaz

Porque observe o seguinte: o passo inicial que o inimigo dá, sabe qual é? Primeiro ele age através da opressão; depois ele usa a tentação. A seguir ele se utiliza do pecado. Por fim, após o pecado, ele lança mão da possessão. A possessão é o último grau, quando uma pessoa já se atolou no pecado, e deixou a porta aberta para Satanás entrar e sair na sua vida. Mas se esse crente tem um deslize hoje, arrepende-se e pede perdão, ele fecha a porta. Satanás não tem por que entrar na sua vida. Aliás a Bíblia diz que nós somos o templo do Espírito Santo [ [6] ]. Se nós somos o templo do Espírito Santo, se o Espírito Santo habita na nossa vida, não existe lugar para demônio na nossa vida. O máximo que ele pode fazer, sabe o que é? Oprimir, tentar; depois que ele tenta, pode provocar em você o pecado; e se você pecar, então você deixa a porta aberta. Você está me entendendo nisto? Então quando vemos um “crente” possesso –– crente entre aspas ––, uma pessoa possessa, que já viveu na igreja, é porque caiu da graça e permitiu que Satanás entrasse em sua vida, de uma maneira tremenda –– ele pôde abrir as portas para isso.

 

Mas nós encontramos aqui em Efésios, capítulo seis, versículo doze, a afirmação de que a nossa luta não é contra o sangue e a carne. Você sabe que existem muitos conflitos hoje na família. Você sabe que existem maridos que não estão entendendo a sua esposa, existem esposas que não estão entendendo mais o seu marido, existem filhos que estão saindo de casa porque não estão suportando a pressão da família, a pressão do lar; existem famílias que estão se desintegrando devido à incompatibilidade que está acontecendo dentro de casa. É um conflito em todos os ângulos, ninguém se entende. Não existe diálogo, existe gritaria. A pessoa quando abre a boca já vem agredindo o marido, agredindo a esposa, agredindo o filho –– é agressão em cima de agressão. E este lar se transforma num verdadeiro ninho de confusão, um verdadeiro ringue de luta, um campo de batalha –– enfim, se transforma, se transtorna. Aí você pergunta muitas vezes: “Mas pastor Jorge, por que? O que é que acontece? Por que acontece uma coisa dessas dentro da minha casa? Eu amo a minha esposa e não a quero ferir de forma nenhuma!” A esposa diz: “Eu amo o meu marido, e não quero vê-lo triste, abatido, mas infelizmente, vira e mexe, nós estamos em verdadeiros conflitos. Estamos em situações realmente difíceis e degradantes.” Daqui há pouco estão separados, um dormindo num quarto, outro dormindo no outro; e quando vão dormir na mesma cama, um vira as costas para o outro, deixa aquele espaço grande no meio da cama, Satanás vem e se deita bem no meio. O que é que está acontecendo?

 

Discernindo a causa real

A primeira coisa que você tem de entender aqui neste trecho bíblico é que a nossa luta não é contra as pessoas. Você não tem de lutar contra a sua esposa coisa nenhuma, você não tem de lutar contra o seu marido, ou contra o presbítero da igreja, ou contra o evangelista ou mesmo contra o seu pastor. A sua luta não é contra pessoas, não é contra coisas, mas sim contra os principados e potestades. Existe na realidade uma interferência maligna no meio do relacionamento das pessoas, que provoca essa dissensão, a ponto de um não entender mais o outro; e quando se vêem, vêem-se como verdadeiros antagonistas. Como verdadeiros adversários. Ninguém olha nos olhos do outro, ninguém olha na face do outro; às vezes é mais fácil um pugilista, no boxe, olhar para o olho do outro na hora da briga de que muitas vezes o marido olhar nos olhos da própria esposa, num momento de desentendimento, de briga. E a Bíblia está dizendo que a nossa luta não é um contra o outro, não é contra as pessoas, não é você contra o seu vizinho, não é você contra aquele empregado ou contra aquele patrão; a sua luta não é uma luta conjugal. A Bíblia está mostrando aqui que existe uma interferência diabólica no meio das pessoas. E as pessoas não estão entendendo isso. O que acontece? Satanás joga um contra o outro, e fica dando gargalhadas lá no canto da casa.

 

Pequena ilustração – II

Certa ocasião eu observava uma cerca, uma cerca rústica de madeira, que estava mais ou menos a dez centímetros acima do chão, apoiada em estacas; mas existia uma brecha embaixo. E ali estavam dois gatos, um perto do outro, naquela cerca. E do outro lado da parede de madeira, estava um garoto. Aquele garoto via os gatos, mas os gatos não viam o garoto. O que foi que o garoto fez? Como todo o bom garoto, chegou lá, amassou o rabo de um gato. O gato simplesmente se viu com o rabo amassado, olhou para o colega que estava do lado e fez aquela cara feia para ele. Depois o garoto foi e amassou o rabo do outro gato. E já foi aquele outro gato que olhou para o primeiro com a cara feia. Então o garoto voltou e amassou o rabo dos dois gatos. Quando fez isso, naquele momento os gatos se pegaram, e foi aquele problema. Você sabe o que é briga de gato, não é? Pois bem, é assim que Satanás faz! Você não o está enxergando dentro de casa; você não tem ainda o dom de discernimento de espírito para ver o que está acontecendo na sua casa, na área espiritual; então Satanás chega e cutuca um, depois cutuca o outro, depois cutuca os dois, e daqui há pouco o casal está se digladiando, e ele dando gargalhadas lá adiante. E a Bíblia continua dizendo que a nossa luta não é marido contra mulher, pai contra filho, patrão contra empregado, mas é contra os principados e potestades, contra as hostes espirituais da maldade, nas regiões celestiais! Regiões celestiais é a região em que você vive. Paulo diz que nós estamos sentados nas regiões celestiais em Cristo Jesus [ [7] ]. Pois é na própria atmosfera espiritual que muitas vezes você é atingido pelas forças malignas, pelas forças diabólicas. Então, o que fazer nesta hora?

 

Primeiro testemunho dramático

Eu recordo que, quando me casei, Deus me deu uma esposa que é realmente uma preciosidade. Vivemos no primeiro ano numa bênção grandiosa. Quando nos transferimos para Campinas, a minha esposa entrou na igreja, começou a cantar no coral, formou um quarteto; e eu viajava pelo Brasil, fazendo serviços da entidade em que trabalhava, a EETAD. Depois de um ano que estávamos em Campinas, de repente as coisas não começaram a dar certo entre nós dois. Eu não estava entendendo a minha esposa, a minha esposa não estava me entendendo. E aquilo foi enfraquecendo a nossa vida espiritual. Aquela luta, aquelas intrigas estavam trazendo uma tristeza muito grande ao meu coração e ao coração da minha esposa; nós não estávamos nos entendendo de forma nenhuma. Perante a frieza espiritual, como mostra a Bíblia Sagrada, primeiro você sofre a opressão, depois você sofre a tentação; a minha esposa saiu do coral e abandonou o quarteto; eu ia trabalhar, mas numa tristeza muito grande. Um dia, lendo Efésios, capítulo seis, versículo doze, onde se mostra que a minha luta não é contra a minha esposa, naquele dia eu cheguei em casa e disse: “Raquel, eu quero falar com você, só que eu quero falar exclusivamente com você, sem nenhuma interferência”. Naquele momento dobramos os nossos joelhos, na sala do apartamento em que morávamos, aqui em Campinas; e eu abri a porta e disse: “Satanás, sai daqui agora mesmo com toda a sua bagagem, você não tem lugar aqui nesta casa, pode ir embora daqui agora mesmo, em nome de Jesus Cristo”. Quando acabei de repreender e fechei a porta, abracei minha esposa, pedi perdão para ela, perdoamo-nos mutuamente; e você sabe há quanto tempo isso aconteceu? Há vinte anos atrás; e a partir daquele momento o nosso amor cresce cada vez mais, há compreensão e entendimento entre nós, porque não existe interferência –- você está entendendo como é que ele atua? Qual é a nossa batalha? Não é um contra o outro, mas é quando os dois se reúnem para lutar contra este inimigo, que tenta tirar a sua paz, que quer tirar a sua tranqüilidade, que quer tirar você daquele círculo espiritual; depois que ele tira, aí ele oprime e tenta; se você cede, então ele entra e faz o escangalho que quiser.

 

A tentação precede a queda

No capitulo seis de Mateus, quando Jesus está ensinando a oração do Pai Nosso, Ele instruiu que você ore livra-me da tentação, não é livra-me do pecado; é livra-me da tentação. Porque a tentação não é pecado. Mas uma vez que você cede à tentação, pronto, você abriu a porta para Satanás e você estará inevitavelmente perdido se não despertar o mais rápido possível para esta realidade. É possível, meu querido irmão, que esteja acontecendo isto com você nesta hora. É possível, meu amigo, que você esteja se digladiando com a sua família neste exato momento; mas a orientação que eu lhe dou é: pare agora mesmo, não abra mais a sua boca contra a sua esposa; esposa, não abra mais os seus lábios contra o seu marido, e nem se levante contra o seu filho! Pegue a família, reuna no centro da sua casa, repreenda esse inimigo, abracem-se, e perdoem-se uns aos outros, e vocês vão ver a Graça de Deus tomando conta de suas vidas de uma maneira toda especial!

 

Segundo testemunho dramático

Satanás tem maneiras de atingir, formas de oprimir. Uma destas outras formas de opressão maligna, sabe qual é? É através das enfermidades. Através de doenças. Eu recordo que certa ocasião viajei para Vitória do Espírito Santo, fui realizar um trabalho naquela cidade. Viagens de Vitória do Espírito Santo para São Paulo têm uns horários muito irregulares. No dia em que voltei, cheguei em São Paulo, aqui em Campinas, aproximadamente às onze horas da noite. Quando entrei em minha casa e procurei Luciana, a minha filha, e fui lá ao quarto das crianças, olhei: cadê Luciana? Não estava. Eu pensei, deve estar com a mãe. Fui ao quarto da mãe e Luciana não estava. Então perguntei: “Raquel, onde está Luciana?” Raquel já se levantou chorando e disse: “Jorge, ela estava com uma tosse muito forte, e eu a levei à clínica infantil; quando cheguei lá, bateram uma chapa e ela está com pneumonia; e teve de ficar hospitalizada, teve de ficar hospitalizada”. Irmãos, eu não entendi aquilo naquela hora. Eu sou pregador de cura divina, eu creio no poder de Deus, nunca um filho meu estivera hospitalizado por questões de doença dessa natureza. Na mesma hora peguei o meu carro e fui para a Clínica Médica, querendo trazer a minha filha para casa. Quando eu cheguei lá e a vi naquela caminha de hospital, abracei minha filha; e quando eu a quis tirar, os médicos não deixaram porque o médico que a internara, naquelas horas, meia noite, não estava na Clínica, e somente ele podia dar a alta dela. Ali eu a fiz dormir. No outro dia, oito horas da manhã, eu estava lá na Clínica. Fui buscar Luciana. Mas quando estava ali solicitando a alta da Luciana, meu filho Júnior também estava com uma tosse muito forte, e nós pedimos que batessem uma chapa dele; quando fomos ver, o Júnior também estava com pneumonia. Eu disse: “Doutora, pode passar o medicamento que for necessário, que eu vou aplicá-lo em casa; eles não vão ficar aqui no hospital, eu vou aplicar a medicação em casa.” E enquanto estávamos ali, solicitando a alta da Luciana e clinicando o Júnior, no parquinho da clínica o Marcelo estava brincando e, de repente, o balanço veio e bateu em sua boca e cortou a língua dele bem no meio. Foi uma coisa horrível; como estávamos bem perto do Mário Gatti, eu disse: “Raquel, fique um instante aqui que eu vou ao Mário Gatti com o Marcelo” –– com a língua cortada bem no meio. Quando cheguei à clínica, o médico disse: “Olha, língua não se costura, a língua se refaz; mas do jeito que está aí nós temos de dar um ponto na ponta da língua, para segurar, para não ficar muito aberto, assim”. E o médico deu um ponto na língua do Marcelo, e dali nós voltamos. Pegamos as crianças e chegamos em casa. Quando chegamos em casa, eram três horas da tarde; e o Marcelo desceu do carro com aquele ponto incomodando demais; então ele meteu a mão na boca e puxou o ponto, e a língua abriu de novo. Lá tive eu de voltar para o hospital mais uma vez. Resumindo: olha, eu fui chegar em casa nesse dia às onze horas da noite. Uma batalha que tinha começado vinte e quatro horas antes. Às onze horas da noite eu estava chegando em casa com meus filhos. Um numa cama, outro noutra e outra noutra. A minha casa lembrava um hospital. E eis que eu estou ali, sentado; quando olhei em cima da geladeira, parecia uma farmácia. Era antibiótico, era aquilo, aquilo outro, antitérmico, analgésico. Eu disse: “Raquel, isto aqui não está certo, minha filha”. Traga aqui um saco de sanito. Ela trouxe um sanito. “Segure numa ponta que eu vou segurar aqui na outra”. Meti a mão em cima da geladeira, peguei aquele monte de remédios e joguei no saco de lixo, amarrei a boca e coloquei na área de serviço. E fui para os pés do Senhor. Comecei a orar. Primeiro dia. Quando terminou aquele primeiro dia de oração, que eu olhei para Luciana, a febre estava tão elevada que criou umas bolhas, umas bolhas d’água em todo o corpo dela, tal era o grau de febre. E todos delirando ali naquela hora. Segundo dia, as coisas se intensificavam cada vez mais. E eu ali nos pés do Senhor. Terceiro dia, quando olhei para aquele quadro, eu já abatido, e Satanás ali do meu lado, dizendo, “rapaz, você está maltratando os seus filhos, você não jogou o antitérmico, ainda está ali, dá um antitérmico para a criança que a febre vai baixar”; e eu ouvindo aquela voz do meu lado ali, me tentando para que eu fosse, cedesse, e trouxesse o remédio. No terceiro dia eu disse: “Senhor, Tu tens duas coisas para fazer aqui: ou levas essas crianças ou Tu, Senhor, cura-as; se as levares, eu vou glorificar-Te; se Tu, Senhor, as curares, eu vou glorificar-Te também!” Quando acabei de orar, os três estavam em pé, correndo e brincando, porque o Senhor é fiel! Ele é poderoso! Quando você cede à tentação, e começa a alimentar a enfermidade com remédios, com medicamentos, e não confia no poder de Deus, Satanás entra e sai, é uma batalha que você tem de travar; mas isto vai depender muito da sua fé. Eu não estou dizendo para você suspender o seu medicamento: você vai suspender o medicamento que você está tomando se Deus tocar no seu coração e se a sua fé for suficiente para você ser curado ainda hoje! Mas a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra as hostes espirituais do mal, nos lugares celestiais. É uma peleja.

 

Novamente, contra quem lutamos?

Agora, não adianta você lutar contra a sua esposa, não. Una-se com a sua esposa para lutar contra o inimigo. Para repreendê-lo. Sim, há um problema? Por que ficamos atacando um ao outro? Una-se com a sua esposa para atacar o problema, e não ficar digladiando um contra o outro. Tem marido que, quando o filho adoece, ataca a mulher: “a culpada é você, que não cuidou bem do menino”. Depois vem a mulher e diz: “a culpa é sua, que não trouxe o remédio certo”. E ficam se jogando um contra o outro, o que é isso? Unam-se os dois e vão lutar contra o mal que está ali no centro! Contra essa potestade, contra esse espírito maligno que tenta perturbar a sua casa, e perturbar a sua família.

 

Sempre as nossas duas naturezas!

Muito bem, vamos ler agora aqui, na Carta do Apóstolo São Paulo aos Gálatas, onde ele diz assim: Digo porém, andai no Espírito e jamais satisfareis as concupiscências da carne, porque a carne milita contra o espírito e o espírito contra a carne, porque são opostos entre si, para que não façais o que porventura seja do vosso querer. Procure perceber bem o que diz a Bíblia: porque a carne milita contra o espírito, e o espírito contra a carne, porque são opostos entre si, para que não façais o que porventura seja do vosso querer. Você sabe que nós temos uma dupla natureza, uma delas voltada para o que é terreno e a outra voltada para o que é espiritual e celestial. Esta nossa natureza terrena, na realidade, é um dos fortes aliados de Satanás. Porque quando Satanás encontra o indivíduo carnal, uma pessoa que não sabe dar glória a Deus, de ser grato em nada, não tem nada para ele que esteja certo, que esteja bom, que esteja correto, de tudo reclama na vida, esta pessoa se torna um forte aliado, por intermédio de quem Satanás tem possibilidade de operar e trazer transtornos para a sua própria família, para a sua própria casa. Um indivíduo carnal é aquele que entende que só ele tem voz, só ele pode falar, só ele manda, só ele é o bom, só ele é o entendido, só ele é inteligente; o resto todo é um bando de burros.

 

Diferença de comportamento

Isto é parte da natureza carnal, porque o homem espiritual age de uma outra forma. Ele sabe agradecer a Deus até por uma tragédia que aconteça na sua vida ou na sua família; ele sabe ser grato a Deus, porque a Bíblia diz que é para você louvar a Deus, agradecer a Deus em tudo, em todas as circunstâncias. Até pelo dedão do pé que você estoura numa pedra, diz a Bíblia que você tem que dar graças a Deus. É claro que não somos masoquistas, mas por que, o que foi que aconteceu? Diz a Bíblia que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam ao Senhor [ [8] ]. Então a carne milita contra o espírito, ou seja, a minha vida espiritual quer Deus, quer a presença do Senhor, quer viver uma vida de comunhão com o Pai Celestial; mas a minha carne quer o mundo, quer televisão, quer filme, quer futebol, quer novela, quer o que? –- quer bebida, quer o que é terreno. E à medida que o homem dá vazão a isto, atende às exigências de sua natureza carnal. Porque a questão da ira, discórdia, dissensões, facções, isso são realmente obras da carne, e Satanás se utiliza muito da vida de um homem carnal, um homem que não sabe se conter. Uma pessoa que não tem a espiritualidade suficiente torna-se um marionete na mão de Satanás; e Satanás faz uso dele para perturbar a família, a esposa, o filho, o empregado, o patrão. Enfim, ele vira um marionete na mão de Satanás. O que precisamos, diz aqui a Bíblia, é andar no Espírito. E andando no Espírito você vai eliminar essa força da carne, e vai colocar a sua vida a serviço de Deus, a serviço do Senhor.

 

A ação

Encontramos ainda na Carta aos Efésios, onde a Bíblia Sagrada diz para nós, aqui nesta hora, não deis lugar ao diabo. Olhe bem, não é para dar lugar. Como é que se dá lugar para o diabo? Diz aqui no versículo vinte e oito: Aquele que furtava, não furte mais. Você sabe, furtar é uma coisa que muita gente pensa que é só pegar alguma coisa, um objeto que não lhe pertence. Mas você pode furtar um direito que uma pessoa tem. Você pode furtar, por exemplo, o amor de uma moça. Você pode iludi-la e roubar o amor dela, causando um dano em sua vida. Você está furtando. Isso aqui é defraudar. Defraudar é tirar deixando danos. Então aquele que furtava, não furte mais. Antes trabalhe, fazendo com a própria mão o que é bom, para que tenha com que acudir aos necessitados.

 

A palavra

Segunda maneira que você tem para não dar lugar ao diabo, versículo vinte e nove: Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe. Palavra torpe, palavra degradante. Há elemento que não sabe tratar a sua esposa, seus filhos, seu empregado, seu patrão, ninguém. Ele trata todo mundo como burro, como idiota; saem da sua boca verdadeiras enxurradas de imundícia, para degradar as pessoas, para falar mal. Então diz o Apóstolo Paulo: Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem. E sim unicamente a que for boa para a edificação; se você não pode usar a palavra para edificar alguém, não abra a sua boca para amaldiçoar ninguém. Abra a sua boca para abençoar vidas! Abra a sua boca e abençoe aquela pessoa que o perturba, aquela pessoa que o maltrata.

 

Pequena ilustração –- III

Um dia desses o irmão chegou com um monte de cheques sem fundo. E naquele momento perguntou para o pastor: “Pastor, o que é que eu faço com isso aqui? O que é que eu faço com este monte de cheques? Eu vou meter no pau isso aqui, vou colocar no advogado, vou fazer isso e aquilo e aquilo outro!” O pastor observou: “Não, não faça isso meu filho. Sabe o que é que você faz? Coloque esses cheques sem fundo no chão, ajoelhe-se em cima e comece a pedir a Deus que abençoe essas vidas; eles não estão pagando, não é porque não querem, é porque não têm, a situação está difícil. Mas comece a pedir para Deus abençoar essas pessoas. Para Deus fazê-las prosperar, que dêem certo os seus negócios”. E aquele irmão atendeu essa receita. Dali há alguns dias, os donos daqueles cheques estavam procurando o irmão porque já tinham condições de pagar. Abençoe as vidas, não amaldiçoe, chamando aquele ladrão, porque lhe deu um cheque sem fundo. “Aquele bandido, aquele desonesto!” Não, abra a sua boca para abençoar. E diga: “Senhor, abençoe este irmão, esta pessoa que me deu um cheque sem fundo, para que ele ganhe dinheiro para si e que também possa resgatar este cheque.”

 

Ação, palavra, atitude

O versículo trinta mostra ainda o que não se deve fazer para dar ao diabo: Não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Aqui diz que você não deve entristecer o Espírito. “Longe de vós toda a amargura [ [9] ]” –– pessoa amarga: há pessoas que ninguém agüenta, tão amargas que ninguém suporta por perto. Cólera, ira, gritaria, blasfêmia, bem assim como malícia –– olhe só o que diz a Bíblia, isto aqui é o que acontece em muitos lares, e depois essas pessoas querem a bênção de Deus! Querem ser abençoadas, mas com gritaria, ira, blasfêmia, malícia, tudo isto? Como é que você quer a bênção de Deus?

 

Admoestação final

Mas o versículo trinta e dois diz: Antes sedes, uns para com os outros, benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros como também Deus em Cristo vos perdoou. Aqui está a receita do sucesso! Aqui está a receita para você ser bem sucedido na vida! Ande no Espírito e você jamais vai cumprir as concupiscências da carne! E como diz aqui, para finalizar, Efésios capítulo seis, versículo doze: A nossa luta, irmão, não é contra as pessoas, não é contra objetos, mas é contra os principados, contra as potestades, contra as hostes espirituais do mal, nas regiões celestes. É isto que você precisa entender. Revista-se destas armaduras e você vai ver que a vitória é nossa, pelo poder do nome de Jesus!

[ [1] ] I João 5:19.

[ [2] ] I João 4:4f.

[ [3] ] Hebreus 12:2.

[ [4] ] João 17:11-15

[ [5] ] II Coríntios 4:4.

[ [6] ] I Coríntios 3:16.

[ [7] ] Efésios 2:6.

[ [8] ] Romanos 8:28.

[ [9] ] Efésios 4:31.