19 3234 9317 ibicamp@ibicamp.com.br

MALDIÇÃO OU DESOBEDIÊNCIA

A harmonia do Universo vem das leis de Deus

Deuteronômio, capítulo vinte e oito, versículo primeiro, diz aqui a Palavra do Senhor: Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos, que hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. Sobre esta poderosa passagem bíblica faremos a meditação deste capítulo. Estamos vivendo momentos muito importantes na vida da Igreja e na história da humanidade. O Apóstolo São Paulo adverte acentuadamente sobre os últimos tempos, sobre as doutrinas que seriam falsificadas e os homens que estariam torcendo a Palavra em seu próprio benefício. São pessoas que nunca experimentaram o novo nascimento, que nunca tiveram encontro real com Deus. Muitas pessoas, em nome de Deus, estão fazendo coisas terríveis, não é? Estão fazendo coisas horríveis. Mas quando abrimos a Bíblia Sagrada e começamos a meditar sobre a maneira como Deus trabalha neste mundo e na vida do ser humano, verificamos que Ele não está aqui patrulhando A ou B.

 

Leis espirituais e materiais têm um funcionamento similar

Antigamente existia, por exemplo, um corinho que se cantava “Cuidado, olhinho no que vê, cuidado mãozinha no que pega”, como se Deus fosse um carrasco, que estivesse todo o tempo com um chicote: você está andando direitinho, Ele está calmo; mas você fez a coisa errada, imediatamente o chicote bate em cima de você. Imagine se Deus se presta para isso. Imagine se é Ele que vai fazer essas coisas acontecerem na vida de alguém. Absolutamente, não. Então observamos que Deus tem uma forma própria de exercer a Sua ação; e a maneira que Deus tem para reger este mundo e o Universo, são as leis que Ele criou. As leis que Ele fez. Quando o homem começa a descobrir as leis de Deus e trabalha observando essas leis, o que ele intenta dá certo, funciona. Existem, portanto, as leis naturais, e existem as leis espirituais. Por que o homem consegue sair aqui da terra e chegar à lua? É porque ele trabalha observando as leis que Deus estabeleceu. Ele joga justamente em cima, ele se lança sobre as leis que foram deixadas pelo Criador, na natureza. A lei que você colhe aquilo que planta, a lei de que tudo o que sobe, a tendência é descer, é ser puxado para o centro de gravidade da terra, e assim por diante. Enfim, quando o homem descobre as leis, como as que presidem o fenômeno da energia, da eletricidade, e começa a trabalhar sobre esses princípios, o homem pode perfeitamente fazer coisas extraordinárias.

 

Mas quando as leis são quebradas, são rompidas ou não obedecidas precisamente, então o desastre é grande. Ora, não é também à toa que no mundo espiritual aconteçam coisas semelhantes. Deus estabeleceu leis espirituais, e quando o homem caminha dentro dessas leis espirituais, ele com toda a certeza vai ser feliz aqui na terra; mas desobedeceu, pisou, quebrou esta lei… É como o elemento que sabe de que modo um fio de alta tensão pode perfeitamente ser canalizado para fazer funcionar uma geladeira, um fogão microondas e muitos outros aparelhos. Ele sabe; mas sabe também que, se ele pegar naquele fio de alta tensão, com a mão, sem uma proteção, ele inevitavelmente está perdido. Por que? Porque ele sabe que ali opera uma lei, e que lei é essa. Então nas leis espirituais também ocorrem estes fenômenos de causa e efeito. Quando Deus fez o homem e o deixou aqui na terra, deixou também as Suas leis. As leis de Deus estão na Sua própria Escritura, assim como estão no próprio coração do homem. Se o homem atenta para aquilo que Deus está dizendo, com toda a certeza vai ter a felicidade na sua vida.

 

Deus, Criador e Pai, corrige Seus filhos

Observe que o amor de Deus é tão grande que Ele trabalha na nossa vida de maneira a nos manter sempre pertinho Dele. Ele não quer nos perder. Ele quer que você esteja sempre ao Seu alcance, ao alcance da Sua mão. Mas quando o homem começa a se afastar da presença de Deus, Deus tem também uma maneira especial de agir. Você como pai, você como mãe, que deu à luz um filho e o cria, você orienta, você quer o bem estar dessa criança. Você quer que o seu filho seja aquele estudante que tenha um curso profissionalizante, para mais tarde vir a usufruir de uma vida não pesada, que se sustente da sua profissão, dos seus estudos, do seu diploma, do esforço a que se dedicou. Mas o que é que acontece com você, pai ou mãe, quando de repente vê esse filho sair do caminho? E você observa assim: “Olha, não é isto aqui que a nossa família ensina, não é este o projeto que nós temos para a sua vida!”, e aquele filho começa a entrar no caminho da delinqüência. Você vai ficar sorrindo e achando graça, porque você está vendo o filho indo para um precipício? Não, eu creio que o amor que você tem pelo seu filho, fará com que você o oriente e discipline. Você vai cortar algumas coisas que ele gosta, justamente para que ele sinta que existe um caminho na vida, que existe um projeto na família; e você quer que o seu filho ande naquelas normas estabelecidas pela casa. Então, quando esse filho exorbita, torna-se passivo de uma disciplina, de receber um castigo e a orientação apropriada, e etcétera e tal.

 

Às vezes impõe-se o deserto!

A Bíblia contém muitas ações de disciplina aplicadas por Deus. Encontramos, por exemplo, aqui no Livro do Profeta Oséias, capítulo dois, versículo catorze, o seguinte: Portanto eis que eu te levei para o deserto para ali falar ao teu coração. Eu te levei para o deserto, para poder ali falar ao teu coração. Veja só: deserto não é coisa boa. Deserto é algo que ninguém quer. Quem quer morar no deserto, hein? Eu já tive a oportunidade de atravessar o deserto, ali do Egito até a terra de Israel, pelo caminho que o povo de Israel pisou. Você olha aquele deserto em que não nasce uma planta, não há um igarapé, não há lugar algum em que você possa dizer, “vou me assentar aqui e me abrigar nesta sombra”… Você não vê absolutamente nada, deserto é coisa horrível! E diz aqui a Bíblia, o Senhor falando com Israel: “Eu te levei para o deserto, para poder falar ao teu coração!” Ora, dentro da cidade Deus está falando com o povo, Deus está falando com a Sua nação, Deus está falando com os Seus filhos, Deus está orientando: “não caia na idolatria, não pratique a imoralidade, não faça coisas corruptas”; mas o povo continua se atolando cada vez mais. Até que chegou o ponto em que Deus, tendo falado, orientado e eles não ouviram, nem atentaram, então sobrevem uma coisa: “Eu vou levar-te para o deserto”. Porque lá você está fora do circuito, longe dos problemas da grande metrópole, distante das influências das companhias e de outras coisas mais. “Eu vou levá-lo para o deserto, para ali poder falar ao seu coração! Talvez no deserto você Me ouça!” O que acontece é justamente isto: Deus está falando a muitas vidas hoje, Deus está falando com você. Mas acontece que você prefere dar ouvidos a outras coisas, à voz do mundo, à voz do amigo, à voz do companheiro, à voz da televisão, à voz da novela; e Deus está falando, e você está vendo o mal entrando na sua casa. Aí chega uma hora em que Deus começa a tirar tudo o que você tem. Se o problema é essa televisão, ela vai queimar. Se o problema é este carro, que só o leva para a praia, e tirou você do caminho da igreja, Ele vai tirar esse carro da sua vida; se o problema é justamente essa casa que você tem, essa bonita mansão, Ele vai tirar isso –– porque Ele o quer na Sua casa. Então Deus começa a levá-lo para o deserto, porque Ele não o quer perder, Ele não quer que você pereça eternamente. Por isso, muitas vezes, Ele vai quebrando toda a mordomia, até que chega um ponto em que você está só, você e Ele; e então Ele pode falar ao seu coração.

 

E isso não é inevitável!

Meu conselho nesta manhã é que você aprenda a ouvir Deus sem a necessidade Dele levá-lo até o deserto. Que você aprenda a ouvir a voz do Senhor no seu coração sem que haja a necessidade Dele usar estes meios para poder falar ao seu coração. É preciso que você entenda isto. Aqui em Ageu, capítulo primeiro, versículo onze, diz assim: Eu mandei vir a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo, e sobre o mosto, e sobre o azeite e sobre a terra que o produz; como também sobre o homem, sobre o gado, e sobre todo o trabalho das tuas mãos. Olhe bem: “Eu mandei vir a seca! Eu mandei vir a seca!” Aqui Deus está falando por intermédio do Profeta Ageu, justamente numa época em que o povo havia esquecido de Deus, havia se esquecido do templo, e estavam cuidando de coisas exclusivamente suas. Aquele povo que havia sido chamado por Deus da terra da servidão, para ser o porta-voz da Sua Palavra, para ser o condutor dos oráculos divinos neste mundo, aquele povo havia abandonado essa extraordinária missão para cuidar das mesquinhas coisas materiais, de seu interesse imediato! Estavam no mesmo nível das demais nações da terra!

 

Saiu do plano de Deus, sofre conseqüências

Então o que nós observamos aqui? É justamente isto: Deus, de repente, pára, não manda mais a chuva, não manda mais a semente, não manda mais absolutamente nada. E aí o povo começa a sentir a necessidade, quando passaram a observar o que estava acontecendo com eles. A pobreza e a miséria surgiram naquele exato momento, justamente porque haviam saído do plano de Deus, e estavam caminhando na direção das demais nações da terra. E então Deus fechou a torneira da chuva, a lavoura não dava mais a sua semente, as plantações não cresciam mais, o gado lá no campo começou a minguar. E muitas vezes, quando observamos estes problemas na nossa vida, você que é um empresário, você que é um alto comerciante, você que é uma ou um funcionário público, ou profissional liberal de sucesso, de repente você começa a ver o declínio das suas coisas. Você começa a ver a sua empresa dar prejuízo; então você se dedica a verificar diligentemente o que está acontecendo. Aí, conclusão, você diagnostica: “Uma maldição caiu no meu território. A maldição, olha, foi aquele macumbeiro que esteve por aqui, e jogou uma praga; foi o Fulano de Tal que passou por aqui e jogou um mau-olhado”.

 

E lá vamos culpando os outros. Identificamos um tipo qualquer  de maldição e aí insistimos em convidar o pastor: “Pastor, vá lá em casa para ungir o prédio, ungir a minha família, ungir os meus bens, porque, olha… uma maldição caiu sobre a nossa família, sobre a nossa casa!” Que maldição coisa nenhuma! Você simplesmente se esqueceu de Deus e Deus não o quer perder! É preciso que você se lembre de onde caiu e volte a praticar as mesmas obras [ [1] ]! É isso que nós precisamos entender! É isto que você precisa compreender!

 

Bênção ou maldição, nós é que escolhemos

Quando você começar a observar esses sintomas, que as coisas não estão indo bem para a sua vida, quero que você entenda, Deus quer falar ao seu coração! Não é nada de maldição, você não precisa quebrar coisa nenhuma, você precisa simplesmente é ordenar a sua casa, os seus bens, continuar fazendo aquilo que você fazia quando você começou, e você vai ver a bênção de Deus sobre a sua vida! Vou mostrar aqui para você que esta questão de bênção ou de maldição não é uma questão, por exemplo, que vem lá de fora: muitas vezes somos nós que propiciamos esses efeitos na nossa vida. Vamos abrir em Deuteronômio. Deuteronômio é um dos livros do Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio. No capítulo vinte e oito. Olhe só. Você quer ser abençoado por Deus? Você quer a bênção de Deus na sua casa e na sua família? Então atente aqui para o que diz o capítulo vinte e oito. Se atentamente ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. Você quer ser exaltado por Deus? Você quer ser aquele empresário bem sucedido na vida? Você quer ser aquele profissional liberal bem sucedido neste mundo? Você quer ser aquele pai de família bem sucedido? Diz aqui a Bíblia, se atentamente ouvires a voz do Senhor! – é aqui que está a chave do sucesso, é aqui que está o caminho para você ser bem sucedido em todos os empreendimentos da sua vida! Deus é fiel! Deus é fiel e Ele está disposto a abençoar a sua vida!

 

A  ligação entre vida espiritual e sucesso material

Mas é preciso que você entenda que a sua vida material, o seu sucesso material é um reflexo, está intimamente ligado às suas atividades espirituais. E é justamente este ponto que você precisa entender: quando você está em harmonia com o Céu, quando você está em harmonia com Deus, com toda a certeza você vai sentir poderosamente a mão do Senhor abençoando-o, rica e maravilhosamente! Aqui diz o versículo dois: se ouvires a voz do Senhor teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos, todas estas bênçãos. Você que quer bênção na vida, que quer ser abençoado: então eu quero dizer-lhe, meu querido irmão, não fique orando para que Deus te abençoe, não; a bênção Dele está disponível, é simplesmente você ter um fator na sua vida que se chama obediência! Se você está disposto a obedecer à voz do Senhor, você não precisa andar pedindo bênção de Deus, não, porque diz aqui a Bíblia que estas bênçãos o alcançarão, você vai ser perseguido pelas bênçãos de Deus. Você não vai correr atrás de bênção, porque é a bênção que vai correr atrás de você!

 

A promessa de bênção

Como diz aqui a Bíblia, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos! Ouça como continua a Bíblia: Bendito serás tu na cidade, bendito serás tu no campo, bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas, bendito o teu cesto e a tua amassadeira, bendito serás ao teu entrar e bendito ao saíres. O Senhor fará que sejam derrotados na tua presença os teus inimigos que se levantarem contra ti: por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença. O Senhor determinará que a bênção esteja nos teus celeiros, e em tudo o que colocares a mão, te abençoará na terra que te dá o Senhor teu Deus. O Senhor te constituirá para si em povo santo, com te tem jurado, quando guardares os seus mandamentos, do Senhor teu Deus, e andares nos seus caminhos. E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor, e terão medo de ti. O Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre e do fruto de teus animais, e do fruto do teu solo, da terra, que o Senhor, sob juramento, deu a teus pais, e prometeu dar-te. O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado. O Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir. Não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita e nem para a esquerda, seguindo outros deuses, para os servires.

 

Meu querido irmão, está lida a Bíblia! Eu sequer preciso comentar este assunto, porque está mais do que claro: o caminho da bênção é o caminho da obediência à Palavra de Deus. Se você anda em harmonia com Deus, com toda a certeza Deus está em harmonia consigo. E quando nós estamos em harmonia com o próprio Deus, o que é que ocorre, hein? Ocorre que todas as Suas leis estão trabalhando em nosso benefício! A própria lei da natureza, que é uma serva de Deus, estará completamente à nossa disposição. Veja bem: você está sendo fiel a Deus onde? Lá na sua casa, e Deus está abençoando o seu campo; você está sendo fiel a Deus no seu serviço, e Deus está abençoando o seu animal lá no campo, o seu gado, a sua lavoura, o seu serviço bendito na cidade, as suas empresas, o seu comércio, o seu escritório –– tudo estará sendo abençoado, e por que? Porque você está em harmonia com Deus e as Suas leis, e com toda a certeza tudo isto estará trabalhando em seu benefício. Então você precisa entender que o caminho para o sucesso, para você ser bem sucedido na vida, é justamente você andar certo com Deus. Você ser fiel a Ele, procurar fazer a Sua vontade, em todos os sentidos da sua vida. Deus está disponível para abençoá-lo; não é que Ele ande atrás de você –– justamente você faz uma coisa boa, Ele abençoa; você faz outra coisa boa, Ele abençoa de novo –– não, a própria lei da natureza está disponível para você, está a seu serviço. Ela está a seu serviço.

 

José e Acã

Você se lembra, por exemplo, quando Josué subiu para conquistar a Terra Prometida, o que foi que aconteceu? Ele estava em harmonia com Deus. Meu filho, quando se está em harmonia com Deus, não há inimigo que se levante, os muros caem como caiu a muralha de Jericó, o adversário fica tremendo de medo lá no seu território, porque sabe que aí vem um povo grande! Mas de repente eles tomaram um caminho diferente. Quando Acã escondeu a capa dentro do acampamento [ [2] ], naquele momento o pecado veio e quebrou aquela harmonia com Deus e as leis que estavam à disposição de Israel. Os próprios seres celestiais queriam trabalhar, mas não podiam, porque o pecado faz separação [ [3] ]; e naquele momento, quando quebraram aquela harmonia com Deus, a derrota foi grande. Uma pequenina cidade chamada Ai colocou o povo para correr [ [4] ]. Romperam a harmonia com Deus, as leis de Deus foram quebradas, não havia possibilidade alguma do Senhor fazer mais nada por eles. Porque anularam justamente o poder de Deus através do pecado!

 

A bênção é incompatível com a prática do erro

E o que é que nós observamos em nossos dias, hein? Justamente pessoas que estão quebrando as leis de Deus! Você, que tem sido um empresário bem sucedido, um comerciante bem sucedido, você tem sido um profissional liberal bem sucedido; mas de repente você quer ter um acréscimo na sua renda e decide ir por caminhos que não deveria. Você faz aliança com pessoas que não têm a mínima idoneidade para isso, pessoas contaminadas pelo pecado; você dispõe-se a aumentar o seu lucro de uma maneira desonesta, você passa até a mentir, a fazer suborno e falcatruas, alguma coisa você começa a fazer de errado. Conclusão: você está é buscando uma bênção diabólica, uma bênção satânica, você não quer a bênção de Deus, porque a bênção de Deus vem através de um tratamento honesto, através de um procedimento limpo, correto. À medida que você age corretamente, não importa que o lucro seja pouco, não importa que o seu acréscimo venha sendo de conta-gotas; mas se você tem a bênção de Deus, você vai ser bem sucedido, e este pouco vai ser muito; mas quando você quer muito, usando o artifício que não é aquele estabelecido por Deus, infelizmente você está perdido, você está fadado ao fracasso. Porque quando você opta por uma aliança com o estranho, uma aliança com o pecado, Deus se afasta; pronto, ai você vai trabalhar com os seus próprios recursos, com a sua própria força, sem ter o auxílio divino!

 

Bênção e pecado não coexistem

É preciso que nós entendamos isso. O caminho de Deus é perfeito, o amor de Deus é grande. Ele quer abençoá-lo maravilhosamente, e como diz o versículo primeiro do capítulo vinte e oito, se atentamente ouvires a voz do Senhor teu Deus. Isto para que você possa proceder de acordo com aquilo que Ele disse; então as bênçãos o acompanharão, vão perseguí-lo, elas irão ao seu encalço, vão ajudá-lo, estarão sempre ao seu lado. Então precisamos entender justamente isso: quando você está em harmonia com Deus, Suas leis estão a seu serviço. Mas não adianta você começar a fazer as coisas de uma maneira errada e daqui há pouco ameaçar ir à falência, perder tudo, e então ter de correr para a igreja, fazer campanha, e implorar para o pastor, orando, quebrar a maldição. Não há maldição que seja quebrada quando você está em pecado!

 

Mas o que têm a ver bênção e obediência?

Muito bem. O nosso assunto de hoje é justamente maldição ou desobediência. Muitas vezes não entendemos bem o que significa isso. Quando lemos aqui em Ageu, capítulo primeiro, onde diz, Eu mandei vir seca sobre a terra, Eu mandei. A questão de mandar seca ou mandar chuva, isso está nas mãos de Deus. E todas as leis de Deus são regidas, neste mundo, de acordo com o procedimento do homem. Então o que acontece? Deus pode levantar o homem do monturo e fazê-lo ir assentar-se entre os príncipes, como pode pegar um príncipe e levá-lo lá para o monturo. Ele é soberano, Ele é Senhor. Mas acontece que tudo neste Universo é regido pelas leis que Deus estabeleceu. E o mundo material interfere muitas vezes no mundo espiritual, assim como o mundo espiritual interfere na esfera material. O procedimento de uma nação, de um povo, condicionando o seu sucesso ou a sua derrota, depende muito do procedimento dessas pessoas para com Deus e Suas leis.

 

A fonte da maldição

Voltando aqui a Deuteronômio, você vai ver de onde vem a maldição. O que traz a maldição. Não existe esse negócio de mau-olhado: contra Israel não valem encantamentos [ [5] ]. Não vale essa história de mau-olhado, de macumba, de feitiçaria, não vale! Ou você é guardado por Deus ou não é. Da mesma forma, se os seus bens todos também estão guardados debaixo da proteção divina. Mas aqui em Deuteronômio, no capítulo vinte e oito, versículo quinze, eu quero que você observe quem traz a maldição para dentro de casa. Diz o versículo quinze: Será porém que, se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos – veja bem – será porém que, se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos, e os seus estatutos que hoje te ordeno, então virão todas estas maldições sobre ti, e te alcançarão. Lá na primeira parte diz, “virão todas estas bênçãos quando você aprende a obedecer”, mas aqui diz que “virão todas estas maldições quando você for desobediente à voz de Deus!” É você quem atrai a bênção, é você quem pode atrair a maldição para a sua vida, para a sua família, para o seu negócio, e isto depende de você, é o seu procedimento que vai dizer a razão daquilo que você está passando!

 

A promessa de maldição

Do versículo dezesseis em diante diz: Maldito serás tu na cidade, e maldito serás no campo. Maldito o teu cesto e a tua amassadeira. maldito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Maldito serás ao entrares e maldito ao saíres. O Senhor mandará sobre ti a maldição, a confusão, a ameaça em tudo quanto empreenderes, até que sejas destruído e repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, com que me abandonaste. Você observou quantas vezes surge a expressão maldito? Maldito, maldito! E tudo isto em conseqüência da desobediência, de não se estar atento em fazer a vontade de Deus, em fazer aquilo que Deus quer que seja feito! Você entendeu o relacionamento que existe quando você está em harmonia com Deus e leva uma vida de seriedade, de sinceridade, uma vida honesta? Meu querido irmão, não é preciso você andar fazendo nada para quebrar maldição na sua vida, não; a maldição ou a bênção vai depender exclusivamente de você! É o seu procedimento, é a sua harmonia com as leis de Deus que vai determinar que tipo de bênção você quer . Mas é a quebra desta lei que vai determinar sob que tipo de maldição você corre o risco de incorrer! De repente você observa que a empresa não está dando certo, o negócio lá no campo não está funcionando, e a família está indo para um caminho errado. É o momento de você parar, é o momento de você parar e dizer assim: “o inimigo está furioso comigo, o inimigo está furioso, irmão, ore por mim, porque olha, o negócio não está bom para o meu lado!” É momento de você parar e deixar de andar pedindo oração para quebra de maldição ou qualquer outra coisa; porque, se você estiver correto, em harmonia com Deus, diz a Bíblia Sagrada: bendito serás na cidade, bendito serás no campo, bendito será o teu gado, bendita é a tua lavoura, bendito é o teu comércio, bendita é a tua família; mas se você começar a agir errado, saindo do plano e da vontade de Deus, não é Deus que o vai castigar, não, é a própria lei que você quebra!

 

Se você quebra uma lei material…

Tente pular de um prédio lá em baixo, tente! Há uma lei que diz que todos os corpos são atraídos para a terra; então, se você se lançar no espaço, vai ser atraído, é, vai ser atraído para baixo. É a lei da gravidade que vai puxá-lo lá para o chão! E você vai cair e vai se arrebentar todinho! Porque você está quebrando uma lei que você sabe que existe. O mesmo fato acontece quando você começa a praticar as coisas erradas. Deus sai do seu projeto, sai do seu plano. Procure agir de uma maneira correta que você vai ver que a bênção de Deus vai alcançá-lo. Aí você olha para mim: “Mas Pastor Jorge, veja, eu analiso minha vida, sou fiel no dízimo, sou fiel nas ofertas, independentemente disso ainda ajudo a obra missionária, faço isso e aquilo e aquilo outro”. Tudo muito bem, ótimo, isto é maravilhoso; mas não é apenas entregando o dízimo que não lhe pertence, mas é o seu procedimento, a sua vida de santidade, como é que está? A sua vida de pecado, como é que está? Como é que está a sua vida, o seu relacionamento com a sua esposa? Você é aquele homem exclusivo para ela ou é aquele tipo que tem um namoro clandestino, e depois quer a bênção de Deus na sua vida?

 

Uma lei quebrada e está instaurada a ruptura

Não adianta, meu filho, você pode dar o dízimo que você quiser, você pode dar a oferta que você quiser, mas se a sua vida lá adiante é aquela pequena capa de Acã que você escondeu dentro da sua tenda, é exatamente aquilo que vai quebrar a harmonia entre você e Deus, e as Suas leis, que estão à sua disposição! É aquele deslize que vai fazer com que você comece a perder tudo! “Ah, Pastor Jorge, olha, na minha empresa eu tenho que esconder isto, porque senão eu não vou poder fazer aquilo”. Muito bem, você começa a agir desonestamente, você está quebrando aquela harmonia com Deus. Eu quero que você entenda que o pouco com Deus é muito, o muito sem Deus não é nada, e quando você entende que se você fizer uma coisa que não está em harmonia com a Palavra de Deus, simplesmente você quebra uma lei. E você fica desprovido, você se torna como uma casa sem porta e sem janelas, sem muro de proteção, em que o adversário pode entrar e sair à hora que quiser; mas quando você anda de acordo com a vontade de Deus, todas as leis divinas estão ao seu redor, estão disponíveis para você, estão dispostas e prontas a ajudá-lo. Saiba disto: Deus está interessado no seu progresso!

 

Mas há dificuldades que não procedem do pecado pessoal

“Ah, Pastor Jorge, mas eu já olhei por todos os ângulos; eu sou fiel no dízimo, nas minhas ofertas, também procuro ser fiel à minha esposa e sou fiel nas minhas transações comerciais; mas estou passando por uma situação difícil!” Muito bem, você já fez uma auto-análise de todos os ângulos da sua vida, já observou que você está tendo algum problema na sua empresa, muito bem. Mas não é problema de pecado, não; não é uma dificuldade própria, não; eu quero que você entenda que o Brasil está passando por uma situação difícil, e não há um empresário que não esteja passando por dificuldades; agora eu quero dizer-lhe uma coisa: Deus é fiel. Deus é fiel. Você pode estar passando por uma crise financeira, uma crise empresarial agora; mas eu tenho plena certeza de que no momento em que o Senhor começar a abrir a torneira da bênção sobre a sua vida, isto tudo vai alcançá-lo, é a bênção que vai persegui-lo, ela vai correr atrás de você, porque Deus está vendo o seu coração, Ele está vendo é a sua sinceridade; Ele está vendo é o seu procedimento para com Ele, e Ele não vai permitir que nada de mal lhe aconteça! Você pode sofrer momentaneamente uma perda, mas Deus vai retribuir-lhe tudo quadruplicadamente!

 

Lembre-se de Jó!

Você lembra-se da vida de Jó. Lembra-se o que Jó passou? Jó perdeu tudo o que tinha na vida, mas ele era fiel a Deus. Quando sua mulher chegou e disse “amaldiçoa esse teu Deus e morre!”, ele simplesmente olhou para ela: “Deus deu, Deus tirou, glorificado seja o nome do Senhor!” Jó sabia que Deus está no controle de todas as coisas. E quando Deus começou a abençoar Jó, não houve quem segurasse! Ele passou a ter tudo multiplicadamente, porque Deus é fiel! Seja fiel a Ele e com toda a certeza Ele vai ser fiel para você! É justamente isso que nós precisamos entender: que quando estamos em harmonia com Deus e a Sua Palavra, obedientes à Sua vontade, olha, existe um batalhão inteiro ao seu serviço, ao seu dispor; existem naturalmente não apenas os seres celestiais, que estão ao seu redor, porque diz a Bíblia, que o Anjo do Senhor acampa-se ao redor daqueles que o temem, e os livra [ [6] ]; diz ainda o salmista, no salmo noventa e um, que nem um mal chegará à tua tenda, porque ele dá ordens a seus anjos a teu respeito [ [7] ] –– veja só que preciosidade, Ele vai dar ordem aos Seus anjos a seu respeito! Você pode imaginar lá no céu esta reunião entre Deus e Seus anjos, e o seu nome ser mencionado na Glória, justamente Deus colocando o Seu exército à sua inteira disposição?

 

Mas você pode imaginar este mesmo exército vindo e depois regressando e dizendo assim, “Deus, nós não pudemos fazer nada, porque o homem lá na terra abriu todas as guardas, fez coisas que não deveria ter feito, e aquela proteção que o Senhor colocou lá, ela caiu por terra!” Não permita que isto aconteça, não permita, porque quando você quebra esta guarda, aí sim, o inimigo pode entrar. Mas quando você mantém a fidelidade à Palavra de Deus, com toda a certeza, o poder e a graça de Deus estão à sua disposição. Não somente os seres celestiais, mas você observou o que o Senhor disse ali no Livro de Ageu, “mandei vir a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo” –– Eu mandei, é Deus quem manda. É Deus, é a lei de Deus que está à disposição Dele. Esta lei divina que está realmente a serviço de nosso Deus.

 

A solução é harmonia com Deus

Meu filho, se você proceder corretamente, você verá a chuva na sua lavoura e verá a maldição sair de cima do seu gado, que não vai morrer mais! Isto tudo é uma coisa que está intimamente ligada. Ao estudarmos a história de Israel, observamos que quando o povo estava em harmonia com Deus, Ele estava lá em cima; mas quando começavam a pecar, Deus se afastava e saía de lado. Lembra-se dos tempos de Davi, um homem segundo o coração de Deus? A nação alcançou o auge de sua existência neste mundo; mas quando veio Roboão, e depois surgiram alguns reis pagãos que começaram a cair na idolatria, Deus pôs-se à distância. Se você montar um gráfico poderá observar que quando o rei era bom, a nação crescia; quando o rei era idólatra, a nação declinava. Quando vinha um rei bom, a nação crescia, quando vinha um rei pecaminoso… Você observa que o mundo material está intimamente ao ligado ao mundo espiritual, e o mundo espiritual intimamente ligado ao mundo material? O seu procedimento no mundo material vai determinar como é que o mundo espiritual vai agir.

 

A harmonia vem pela obediência

Então precisamos entender isto: é o momento de uma análise, de uma reflexão. Você já observou todos os lados? Você já analisou a sua vida, está correto com Deus, sua família é uma bênção, tudo muito bem? Você sabe que uma pessoa chamada Acã foi um transtorno para toda uma família, para uma nação inteira; e muitas vezes uma pessoa desviada do caminho do Senhor dentro de casa pode trazer um transtorno muito grande para todo o empreendimento dessa família. É preciso que haja um altar na sua casa, na sua família, onde o nome do Senhor seja glorificado a toda hora, a todo o instante. Então é isso que nós precisamos entender. Deus está com a Sua mão aberta, disponível para abençoar. Mas diz aqui a Bíblia, Deuteronômio capitulo vinte e oito: Se –– observe o condicional –– se atentamente ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os seus mandamentos, que hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; mas no capítulo vinte e oito, versículo quinze em diante, quando chega no versículo trinta e sete, se você age de uma maneira errada, diz aqui: virás a ser pasmo, provérbio e motejo entre todos os povos a que o Senhor te levará. Virá a ser realmente uma fonte de galhofa! Mas se você age bem com Deus, irmão leitor, você vai ver os povos bendizerem a obra de suas mãos, as pessoas exaltarem o seu bom comportamento, porque você tem a bênção de Deus em sua vida, você tem. Não interessa quem se oponha ou quem se levante. Lembra-se de José no Egito? Podiam levantar-se contra ele seus irmãos, os adversários, a prisão, a cadeia, tudo bem – mas para o homem que estava ali, correto com Deus, até a prisão foi abençoada, uma nação inteira foi abençoada. Porque quando o homem está em harmonia com os céus, toda a natureza está à sua disposição. Toda a harmonia da natureza está ao seu dispor, e é isto que você precisa entender.

 

Você quer esta harmonia na sua vida? Você quer Deus à sua inteira disposição? Você quer que os céus estejam trabalhando em seu favor? Então cumpra o que diz a Bíblia Sagrada, ande nos caminhos do Senhor, e com toda a certeza Ele vai dar ordem a Seus anjos a seu respeito, para que você não tropece em pedra alguma; mas que você seja uma bênção para a família, para a igreja e para a nação em que você vive. Que a graça de Deus alcance cada vez mais o seu coração, e que você entenda que bênção e maldição dependem da nossa obediência a Deus. A maldição não vem de fora, não vale maldição contra o servo de Deus; mas é você que pode atrair a bênção, como pode também atrair a maldição. E como eu sei que você quer a bênção de Deus na sua vida, o caminho é esse, é ser fiel a Deus, é ser obediente à sua Palavra, e com toda a certeza a bênção de Deus vai alcançá-lo a cada passo que você der. As lutas vêm, mas as vitórias são maiores; porque, se Deus é por nós, quem será contra nós ? [ [8] ] Que Deus o abençoe e guarde para sempre.

 

[ [1] ] Apocalipse 2:5.

[ [2] ] Veja a meditação “A Capa de Acã”, capítulo cinco do Livro VI desta série.

[ [3] ] Isaías 59:2.

[ [4] ] Josué 7.

[ [5] ] Números 23:23.

[ [6] ] Salmos 34:7.

[ [7] ] Versículos dez e onze, parciais.

[ [8] ] Romanos 8:31.