19 3234 9317 ibicamp@ibicamp.com.br

A DRACMA PERDIDA

Uma ovelha, uma pequena moeda

A Dracma Perdida  é o nosso tema neste capítulo. No Evangelho que escreveu São Lucas, capítulo quinze, versículos oito a dez, consta a seguinte passagem: Qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente, até encontrá-la? E tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que tinha perdido. Eu vos afirmo que de igual modo há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. Estamos diante de mais uma lição extraordinária que nos foi dada por nosso Senhor Jesus Cristo neste capítulo, em que temos agora a Parábola da Dracma Perdida, que se segue à parábola anterior, da Ovelha Perdida. Você sabe que a Parábola da Ovelha Perdida se refere muito, muito mesmo, àquela pessoa que um dia foi crente, esteve na igreja, depois se desviou, foi embora; e qual é o papel do pastor? É ir buscar a ovelha que se perdeu, ou transviou. Isto realmente pertence ao ministério pastoral, àquela pessoa que Deus incumbiu de cuidar de Seu rebanho. Qualquer pessoa, não interessa a condição, a cor, a capacidade, o nível, a família, não; se você tinha dentro de seu aprisco uma ovelha, por mais manca que fosse, por mais franzina, por mais raquítica, por mais problemática que fosse, ela sempre é uma ovelha, e o nosso papel é justamente arrebanhar e cuidar das ovelhas do Senhor aqui na face da terra. Porque vamos prestar conta da responsabilidade que Ele nos tem dado, tem colocado em nossas mãos. Portanto, quando uma pessoa se afasta da igreja, o papel do pastor é procurar e ir buscar, até que a encontre e traga de volta para o seu aprisco. E volte realmente a alimentar-se daquele pasto, a ser cuidada; porque a ovelha, quanto mais problemática é, mais cuidado necessita.

 

Perante Deus as almas valem a mesma coisa

É como os filhos. Você não se preocupa tanto com aquele filho que está sadio como se preocupa com aquele que está doentinho; é com este que você corre para o médico, ou corre para o hospital e vai à farmácia em busca de medicamento. Por que? Porque está doente. O sadio não precisa disso, não é? De maneira que a ovelha manca, aquela que está doente, é esta que precisa de mais cuidado, de mais carinho, porque custou o mesmo preço que qualquer outra ovelha custou. Ninguém custou mais de que qualquer outra pessoa. Absolutamente, não. Não é porque eu sou o Pastor Jorge Valle, você é o Pastor Fulano e aquele fulano ali é o diácono e aquele outro lá é apenas um membro recém-convertido. O mesmo valor que custou a minha alma para Cristo custou a alma daquela pessoa simples que está acabando de chegar à igreja. Esse valor foi o precioso sangue de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Agora, ao ter dado a nós a responsabilidade de cuidar da Sua obra até que Ele venha, esta é uma responsabilidade que pesa sobre os ombros daquele a quem Deus chama. Então temos que prestar conta das ovelhas que se desgarraram e foram embora, e trazê-las de volta e sempre para o aprisco.

 

O valor que Satanás quer destruir

Mas a Parábola da Dracma Perdida traz outra conotação. Muito embora possa ser aplicada também naquele sentido da situação anterior, quando tratamos de dracmas estamos tratando de valor, de riqueza, de algo precioso que possuímos, mas sem autonomia ou, se podemos falar assim, sem vontade própria. Dracma é justamente valor financeiro, nome de uma moeda realmente utilizada naquele tempo. E diz a Bíblia Sagrada, qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa, e a procura diligentemente, até encontrar? O Apóstolo São Paulo declara que temos esse tesouro em vasos de barro [ [1] ]. Qual é o tesouro que temos em vasos de barro a que se refere o Apóstolo São Paulo? O tesouro, este valor imensurável que você tem na sua vida, nada mais é de que, em primeiro lugar, a salvação da sua alma. Não existe coisa mais valiosa neste universo do que o valor da nossa alma. Diz a Bíblia Sagrada que não foi com moeda corruptível que você foi resgatado da sua vã maneira de viver [ [2] ], mas com o precioso sangue de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Não há nada neste mundo que se compare ao valor que você tem dentro de você, o valor da salvação preciosa que Cristo conquistou para você, na cruz do Calvário. E verifique bem que esta preciosa salvação é um trabalho extraordinário do nosso Deus, usando praticamente pessoas e objetos do passado, cumprindo o plano da redenção, trazendo Jesus Cristo para morrer na cruz do Calvário. Isto tudo por que? Porque você tem um valor, a sua salvação é preciosíssima, é incalculável o valor da salvação da sua alma. Não existe o mundo inteiro sendo jogado para resgatar uma alma. Não adianta, a única moeda valiosa neste universo que pode comprar a alma de uma pessoa, a nossa salvação, foi o precioso sangue de Jesus. E esta moeda é única, não tem cópia, não tem clone, não tem algo igual, absolutamente não, este precioso sangue é único, sem máculas, sem manchas, sem defeito, sem qualquer problema. Aí está a preciosidade do sangue com o qual você foi comprado. Então você conduz em você mesmo, em seu ser, esta preciosa salvação, que é coisa que Satanás tenta tirar, é coisa que ele tenta roubar de você, da sua vida. Ele tenta afastá-lo da presença de Deus e levá-lo para o seu campo pecaminoso e minado, para que então ele possa roubar essa salvação que você tem no seu coração, na sua vida e na sua alma.

 

Uma interpretação para dracmas

Então, dentro desse vaso de barro, você tem esta preciosidade que é justamente a salvação com a qual o Senhor o aquinhoou e presenteou. E a segunda dracma que você tem dentro de você, sabe qual é? É justamente o batismo com o Espírito Santo. O batismo com o Espírito Santo. Veja só, o que é o batismo com o Espírito Santo? O que é o Espírito Santo? Quando analisamos a Bíblia Sagrada chegamos a verificar que o Espírito Santo é Deus, e se Ele é Deus, é o Soberano do universo, é Este que criou todas as coisas, que criou o universo e criou a nossa vida, é Este que preserva a nossa vida e preserva todas as coisas, é Este que mantém tudo sob Seu controle. Assim esta presença magnífica, rica, que está dentro de você, é o Espírito Santo. E você tem isso dentro de um vaso de barro! Primeiro, a sua salvação; depois, a presença do Espírito Santo dentro de você! Como disse João, o Espírito da verdade, que o mundo não conhece, mas vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós [ [3] ]. Então você tem a presença do Espírito Santo na sua vida! Você tem na realidade esta magnífica presença de Deus através da pessoa bendita do Espírito Santo. Quando Jesus Cristo partiu deste mundo, Ele disse, “não vos deixarei órfãos [ [4] ], enviarei o Espírito Santo [ [5] ]”, aleluia! O que é o Espírito Santo? É o parácleto divino, é aquele que veio para substituir Jesus Cristo na condução do homem, do pecado à presença de Deus! É Ele que nos convence, é Ele que nos fortalece, é Ele que nos ajuda. É Ele que intercede por nós, é Ele que nos conduz em triunfo, é Ele que nos dá poder para uma vida vitoriosa, é esta riqueza você tem dentro de um vaso de barro, que é a nossa própria vida. Então são dracmas preciosas, são riquezas imensuráveis que você tem na sua vida!

 

E você vai ter em terceiro lugar, das coisas preciosas que Deus tem dado para você, sabe o que? Os dons espirituais. Os dons espirituais que se encontram em Primeiro Coríntios, capítulo doze. Você vai encontrar ali, no capítulo doze da Primeira Carta de Paulo aos Coríntios, os nove dons do Espírito que você tem na sua vida! Você tem ali a palavra do conhecimento, a palavra da sabedoria, o discernimento de espírito, a profecia, variedade de línguas, interpretação de línguas, dons de curar, dons de operação de maravilhas, você tem esta preciosidade dentro de vaso de barro! São riquezas imensuráveis do Espírito que estão na sua vida. E nós observamos que Deus tem enriquecido a vida de muitas pessoas com os Seus dons espirituais. Com o Seu poder, com a Sua Graça divina, que está presente em nossa vida, e de que não somos merecedores… Não somos, mas aquele pobre e miserável pecador de repente recebe a riqueza da salvação, e são colocadas dentro do seu ser coisas ricas como essas de que estamos falando, como salvação, batismo com o Espírito Santo e os dons espirituais. E como se não bastasse, Ele coloca ainda na sua vida os dons vocacionais. Deus chamou-o, colocou nos seus lábios um novo cântico [ [6] ] e você agora é uma pessoa que glorifica a Deus através do cântico, do louvor; você canta seu solo na igreja, você edifica muitas vidas através do louvor, da oração, você conduz o povo de Deus na Sua presença, através do louvor. São riquezas que Ele tem colocado na sua vida: o dom para pregar, evangelizar, anunciar aos homens perdidos da terra que Jesus Cristo salva –– como é maravilhoso você ver uma pessoa que não sabia sequer falar direito, de repente Jesus salva, muda o seu viver, coloca dentro dela um novo cântico, dá o dom da palavra, e aquela pessoa de repente veste um terno novo, e começa a pregar o Evangelho; e do seu interior começam a fluir rios de água viva! [ [7] ] É isto, é esta riqueza que está dentro do coração do homem, colocada por Deus na vida de um pecador redimido, glorificado seja o Seu santo e precioso nome!

 

O vaso de barro abriga tesouros e alcança a salvação

Então diz o Apóstolo São Paulo que nós temos esses tesouros em vaso de barro. São coisas ricas que estão realmente dentro de você, colocadas por Deus na sua vida, e você ainda tem aquela possibilidade de produzir o fruto do Espírito. Você tem possibilidade de ser uma pessoa usada grandemente nas mãos do Senhor. E quantos não estão sendo aquinhoados com esta riqueza na sua vida? Quantas e quantas pessoas que eram perdidas, destituídas da glória de Deus, completamente afastadas da congregação dos santos, e foram alcançados pela bondade do Senhor, e estão hoje alegres, felizes, louvando e glorificando a Deus na sua casa, servindo com alegria ao Senhor, glorificando o Seu nome em todos os sentidos! Isto, na realidade, são coisas que somente Deus pode fazer: pegar um perdido e transformá-lo num verdadeiro cidadão do céu. Que coisa maravilhosa!

 

A fragilidade do recipiente

Mas a parábola diz para nós o seguinte: Qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, e varre a casa, e procura diligentemente até encontrá-la, à dracma perdida? Você tem toda esta riqueza em vaso de barro. Você tem toda esta grandiosidade na sua vida e, como diz aqui a própria Bíblia, vaso de barro. Você sabe o que é um vaso de barro? É um vaso frágil, que a qualquer momento pode cair e trincar, ou se fragmentar, porque é de barro; então você, quando ouve esta expressão, vaso de barro, precisa ter um cuidado muito grande, um cuidado extraordinário com a sua vida espiritual, porque este vaso, que é você, pode trincar a qualquer instante. E você sabe que o vaso, quando trinca, não presta para mais nada, porque não suporta mais água dentro dele. Ele não agüenta, não serve mais para ser colocado na sala de visita; qual é a pessoa que vai pegar um vaso quebrado, um vaso trincado, e colocar na sala de visita? Não, um vaso com trinca a primeira coisa que você faz é colocar lá no fundo do quintal. Quem sabe há alguma flor lá no quintal que esteja sendo plantada e possa ser posta naquele vaso. Ouça, vaso trincado, rachado, não importa o seu valor, quantos milhões tenha custado, se ele trincou, vai ser colocado lá no fundo do quintal; e quando se fragmenta, então você joga fora, porque você sabe que um vaso, quando já está pronto, não tem como recuperar; mas enquanto ainda é de barro, e barro mole, como o que Jeremias viu na casa do oleiro [ [8] ], o vaso que se estraga por qualquer motivo o oleiro o faz voltar à forma primitiva e molda um outro vaso. Mas um vaso, depois de ir ao fogo, se é quebrado, só serve mesmo para ser jogado fora.

 

Vaso inútil

O lugar que o oleiro utilizava para jogar os cacos dos vasos que se quebravam era chamado Aceldama, que significa campo do oleiro. esse era o destino daquele vaso que já estava assado, já tinha ido ao forno e se quebrava, se transformava em caco e não tinha mais como voltar à forma primitiva: joga lá no Aceldama, lá no campo do oleiro, é ali que é lugar de caco quebrado! É lá no campo do oleiro, porque não presta mais para colocar na sala, porque está quebrado, está trincado, não pode mais servir de adorno; e o Apóstolo São Paulo está dizendo que nós temos esta riqueza, estas dracmas gloriosas, em vaso de barro. Vaso de barro! Cuidado, irmão! Cuidado, irmã, porque Satanás pode trincar esse vaso a qualquer momento, se você permitir! Se você vacilar, se você não vigiar, você pode de repente sentir-se esvaziar daquele azeite que está dentro do vaso! Daquela água que está dentro do vaso! Se trincou, ele vai ficar completamente vazio, e não vai comportar absolutamente nada!

 

O tesouro dentro do vaso

Mas estamos falando aqui sobre a dracma perdida, que é o tesouro que está dentro deste vaso de barro. Você pode observar que muitas e muitas pessoas que têm sido alcançadas pela misericórdia do Senhor, pelo poder do Evangelho, que têm sido abrilhantadas com as riquezas espirituais em sua vida, de repente essas pessoas começam a vacilar. E ao começar a vacilar, na vida espiritual, começam a perder estas preciosidades que estão dentro delas. Voltando à parábola, observe que a mulher tinha dez dracmas, não é? Imagine que as pessoas também têm dez dracmas e, porque vacilam, começam a perdê-las. Você sabe qual é a primeira dracma que começa a sair da vida do crente, você sabe qual é? É a dracma do ânimo. Você sabe que um crente animado, cheio desta riqueza do ânimo, ele faz qualquer coisa na vida. Ele prega, ele canta, ele glorifica, ele louva ao Senhor, ele engrandece o Seu nome, ele quer estar no campo de batalha, ele quer estar na linha de frente, ele quer estar evangelizando, ele quer fazer alguma coisa! Mas Satanás sabe que, se conseguir tirar este ânimo da sua vida, ele começa a alcançar a vitória, e é justamente isto que ele coloca na vida da pessoa: é justamente o desânimo! Quando a pessoa não sente mais vontade de ir à igreja, de ir à casa do Senhor, de fazer absolutamente nada!

 

Ilustração: a arma satânica

Conta certa história que Satanás cismou de se aposentar. Mas antes disso resolveu leiloar todas as ferramentas que utilizava para destruir a vida do homem. Reuniu todos os demônios à sua volta e passou a leiloar as suas ferramentas. e colocou ali, em evidência, os dons que possui e são completamente nocivos ao ser humano. Mostrou o primeiro: “Quem dá mais a este aqui? –– Eu quero!”, dizia o outro demônio ali; depois outro, e outro dizia, “eu quero”, e ele foi distribuindo assim as suas ferramentas entre os demônios. Até que não existia mais nada, só uma caixa; uma caixa muito bem preparada, uma caixa que indicava que dentro dela estava uma ferramenta muito preciosa para Satanás. Aquilo parecia indicar que, para ele, a ferramenta que se achava lá dentro era realmente infalível! Quando só restava aquela caixa, Satanás fez um suspense: “Eu tenho aqui uma ferramenta especial: quando todas as outras falharam, esta aqui nunca falhou. Esta nunca falhou. Quando qualquer ferramenta falhava, esta aqui jamais falhava”. E todos os demônios ali olhando, “o que será que está naquela caixa?” Uns já preparavam a sua importância para pagar o preço que fosse exigido naquele leilão; e a caixinha estava ali atrás. Um demoniozinho muito curioso foi por trás dos bastidores, levantou a tampa da caixa assim com todo o cuidado e quando olhou lá dentro daquela caixa, viu e reconheceu a ferramenta, ele disse: “Realmente, esta ferramenta aqui é infalível! Ela é infalível!” Sabe qual era a ferramenta que estava ali dentro daquela caixa? Que Satanás dizia que, quando todas as outras falhavam, aquela não falhava? Era justamente a ferramenta do desânimo, a ferramenta do desânimo. Nas mãos de Satanás, é realmente algo infalível. E, na realidade, você sabe que um crente desanimado, um crente que perdeu totalmente o desejo de fazer a obra de Deus, esta pessoa fica totalmente impossibilitada de fazer alguma coisa, porque o desânimo é uma arma miserável que Satanás utiliza para tirar o crente da frente da linha de batalha, para tirar o crente daquilo que ele está fazendo. E muitas vezes ele usa uma fofoca, uma intriga, um mal-entendido, algo que entristeça alguém, algum mecanismo tal que a pessoa vá recebendo e aceitando o desânimo na sua vida! E daqui há pouco este crente não quer mais ir à igreja, não quer mais pregar o Evangelho, não quer mais cantar no coro da igreja ou no conjunto musical, ou mesmo fazer o seu solo na igreja, ele não quer mais escrever, não quer mais dirigir um culto, começa a entregar os pontos –– porque o desânimo é uma arma do inferno que tem atingido muitas pessoas. Mas Deus é poderoso para resgatar e restaurar este desejo de servir a Deus!

 

Pois busque a dracma!

Como diz a parábola, se você perdeu esta dracma, se você perdeu o ânimo na sua vida, se esta dracma valiosa está perdida, veja o que diz a Bíblia Sagrada: “Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma” –– uma, UMA: você perdeu a dracma do ânimo, do desejo de servir a Deus com alegria? Diz aqui, “se perder uma dracma, não acende a candeia, varre a casa, procura diligentemente, até a encontrar?” Para que é que serve a vassoura? É para varrer. Para varrer o que? O lixo! Varrer a imundície! Varrer a podridão que está dentro de uma casa ou no fundo do quintal! Estamos procurando a dracma perdida, a dracma do ânimo, ela está perdida! Você que está fora da igreja, você que se afastou dizendo: “Ah, o pastor não olha para mim; aquele irmão falou mal de mim; olha, eu perdi todo o desejo de ir à igreja, eu não quero mais ir, eu não posso mais, eu não sinto mais vontade de estar ali naquela igreja, porque os irmãos ali são muito isso, e aquilo, e aquilo outro!”

 

Acerte o foco, esforce-se!

Meu querido irmão, enquanto você estiver olhando para as pessoas, enquanto você estiver observando os homens, você jamais vai poder se firmar na presença de Deus. Mas olhe para Jesus Cristo! Ele é o padrão, Ele é o Autor e Consumador da fé, foi Ele que veio salvá-lo, foi Ele que derramou o Seu sangue para que você hoje fosse salvo pela infinita misericórdia do Senhor! Varre a casa, varre, tire esse lixo de cima do ânimo da sua vida! Não deixe que o desânimo tome conta! Comece a varrer, vai para o monte de oração, vai para o lugar do perdão, busca a presença de Deus, não dê descanso a seus olhos enquanto esta dracma que está perdida não for achada; faça como esta mulher que varreu, tirou a mobília do lugar, puxou a cama para o outro lado, tirou o criado-mudo dali –– ela não descansou enquanto não achou a dracma perdida! Não deixe, não deixe que o ânimo que você tinha simplesmente se vá; você se lembra do primeiro amor, você se lembra de como você estava disposto a fazer tudo na vida. Mas de repente a dracma foi perdida? Mas nem tudo está perdido, porque aquilo que se perde dentro de casa, com facilidade você pode achar. É uma questão de força de vontade, é uma questão de querer, é uma questão de você pegar a vassoura e começar a mover o palheiro, varrer o quintal, mexer no lixo, e tirando e limpando, porque a dracma está aí mesmo, está dentro do seu coração. ela precisa é vir à tona! Ela precisa é reacender! Ela precisa é aparecer! Mas não fique com nenhuma dessas dracmas perdidas. reabilite-as todas!

 

O valor do retorno

Muito bem, estamos falando sobre a Dracma Perdida, em Lucas quinze: Qual a mulher que tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, e varre a casa, e procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo achado, reúne as amigas, as vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. Como é bom, como é bom você ver um crente que havia esfriado na fé, como é bom você ver um crente que havia perdido o dom da salvação, como é bom você ver um crente que havia, na realidade, perdido a presença do Espírito Santo em sua vida, ou os dons espirituais, de repente voltar à linha de frente, louvando a Deus, glorificando o Seu nome, pregando o Evangelho, anunciando Jesus Cristo entre as pessoas, sendo realmente uma bênção nas mãos do Senhor! Como é bom, como é maravilhoso! Como é precioso você ver quando um crente volta para casa! Quando ele volta e traz também consigo os dons que havia perdido! Como é maravilhoso, como é precioso! Querido irmão, não fique de forma nenhuma se apegando ao desânimo quando Deus tem ânimo! Quando Deus tem todo o poder que está à sua disposição, que Ele pode ajudá-lo, perfeitamente!

 

Então nós observamos aqui uma das formas para você reaver a salvação, considerada como uma dracma perdida. você que está aí fora hoje, lembra-se daquele dia que você foi à frente, que aceitou Jesus como seu Salvador pessoal, lembra-se como você se sentiu com os seus pecados perdoados, e tendo a certeza que o seu nome está na Eternidade? Lembra-se daquele dia tão magnífico, quando a igreja toda orou por você? E você se sentiu parte integrante desta família e do Corpo de Cristo aqui na terra, lembra-se? E hoje está distante? Está longe, está desviado, está distanciado do caminho do Senhor? Olhe, meu filho, não fique aí, volte para procurar esta dracma que está perdida em sua vida!

 

A ilustração da  porta que não se fecha

certa ocasião um jovem cometeu um desatino na sua cidade e envergonhou o nome da família. o que foi que ele resolveu? Ficou tão envergonhado que fugiu, foi embora, desapareceu do mapa, e passou muito tempo fora, muito tempo distante de casa. Depois de muitos anos, lá onde se encontrava, ele começou a lembrar da sua casa, do seu pai, da sua mãe, da sua família, que haviam ficado para trás. então tomou o trem e veio para a sua cidade. E quando chegou ele notou que continuava tão envergonhado que não tinha como aparecer de dia, e assim esperou o anoitecer. ele esperou o sol se pôr para que conseguisse reunir coragem e entrar na cidade, podendo então chegar à casa de seu pai. Quando anoiteceu, portanto, foi se aproximando da casa; e no instante em que ia bater à porta, observou que estava aberta, apenas encostada; ele empurrou-a e entrou; e foi entrando, e percebeu que alguém estava assentado na sala. era seu pai. Ele, meio surpreso, meio aflito, sem saber bem o que falar, dirigiu-se para o pai e disse: “Pai, o senhor não fecha a porta quando vai dormir?” O pai respondeu-lhe: “Filho, desde que você saiu desta casa eu nunca mais fechei esta porta: a porta continuou aberta esperando você a qualquer momento!”

 

A misericórdia mantém a porta aberta

É justamente isto que Deus faz com o desviado. Desde o dia em que você saiu de casa desanimado, triste, abatido, a porta nunca se fechou, mas continua aberta! Você que está distanciado do caminho do Senhor, você que deve estar desviado por uma tristeza, por uma incompreensão, por alguém que não o entendeu, você se afastou, foi para o mundo, voltou para o pecado, e hoje, aonde você está, você sabe que não existe salvação em nenhum outro, a não ser na pessoa bendita de nosso Senhor, Jesus Cristo: é hora de voltar, porque a porta continua aberta para você! Ele nunca fechou a porta para você! A porta continua aberta e o pai continua na entrada, dizendo: “Filho, desde o dia que você saiu de casa, eu nunca mais fechei esta porta!” Não fique distanciado, não fique perdido, não fique fora do aprisco, não fique fora de casa, busque esta preciosidade da dracma da salvação e da reconciliação, comece a varrer hoje mesmo a casa, e tire o lixo, e você vai ver que a salvação está presente aí! A reconciliação com Deus continua presente onde sempre esteve; basta você ter essa vontade, essa disposição de varrer a casa, porque a dracma caiu dentro de casa. Não está na rua, ninguém a levou, ela continua onde ficou, a misericórdia do Senhor dura para sempre!

 

A restauração é completa

“Ah, Pastor, mas eu não vou ser mais o mesmo que eu era!” Eu quero dizer para você que os dons e a vocação divina são irrevogáveis [ [9] ]. A salvação, o batismo com o Espírito Santo, os dons espirituais, que um dia você recebeu, sabe onde é que estão? Estão aí dentro da sua vida, simplesmente adormecidos, porque você quis, porque se afastou, porque você deixou que o lixo tomasse conta; mas hoje mesmo pegue a vassoura, comece a varrer e coloque esta dracma em evidência, e você vai ver a glória do Senhor tomar conta da sua vida novamente! Louvado seja Deus, a misericórdia do Senhor é a causa de não sermos consumidos! [ [10] ] O amor de Deus está derramado em nossos corações, Ele veio buscar e salvar aquele que se havia perdido! [ [11] ]

 

Portanto, meu querido irmão, você que está distanciado do caminho do Senhor, você que está triste, você que se desviou, volte; a salvação está no mesmo lugar. Pegue a vassoura e venha em busca desta dracma perdida. Jesus Cristo está de braços abertos esperando-o, a qualquer momento, a qualquer instante. A qualquer momento você pode voltar e Ele está aqui disposto a encontrá-lo.

 

Mais um alvo de Satanás

Outro agente aliado de Satanás que encontramos ainda é a frieza. Você sabe que dentro do ânimo você naturalmente faz qualquer coisa, mas quando a frieza toma conta do coração de uma pessoa, torna-se difícil… Mas o Senhor, diz a Bíblia, é um fogo consumidor [ [12] ]. o Espírito Santo tem como simbologia o fogo [ [13] ]: você volta hoje, e essa frieza que toma conta da sua vida pode ser aquecida e dissipada; e o fogo pode ser reaceso, basta você querer. Eu não posso decidir por você, o seu pastor não pode decidir por você, a sua mulher, ou o seu marido, o seu pai ou a sua mãe, ninguém pode decidir por você: a salvação, o retorno, a volta, isso depende do filho pródigo, que está na pocilga, disputando as bolotas com os porcos [ [14] ]; ninguém pode chegar naquela pocilga e, dizendo, “volte para a casa, meu filho, largue essa pocilga, sai desse chiqueiro”, fazer com que isso aconteça, não! Isto é uma decisão sua; e quando o homem decide: “Irei ter com o meu pai!”, ele está aqui esperando sua chegada, jubiloso; ele encontra-se na soleira, de longe pode ver os traços do seu passo, e vai sair ao seu encontro. Alegrai-vos, diz a Bíblia, matai o bezerro cevado, porque este meu filho estava morto, e reviveu, estava perdido e foi achado! Volta hoje mesmo que o Senhor está aqui, pronto para recebê-lo, de braços abertos. Ele quer que você volte. isso depende de você, é um ato que vai depender exclusivamente da sua vontade, e ninguém pode decidir em seu lugar! É você que tem que dizer: “Irei ter com meu pai, e vou dizer-lhe: Pai, pequei contra os céus e perante o senhor, faça-me um dos seus jornaleiros!” É preferível você ser um jornaleiro na casa do Senhor de que ser um milionário lá fora, no mundo; é preferível você ser uma pessoa simples aqui na casa do Senhor, de que ser um milionário lá fora. A presença do Senhor é que nos enche de alegria. o salmista diz: alegrei-me quando me disseram, vamos à casa do Senhor [ [15] ]. E o salmista diz ainda, “vale mais um dia nas tuas portas do que mil fora delas”! [ [16] ]

 

Então, volte!

Não fique de fora: comece a varrer hoje mesmo a casa, procure a dracma que você perdeu; eu não sei qual é essa dracma. eu só mencionei aqui praticamente duas, a salvação e a presença do Espírito Santo, o ânimo de fazer a vontade do Senhor. Mas você sabe qual foi a dracma que você perdeu. Não se esqueça, você a perdeu dentro de casa; então comece a varrer hoje mesmo, tire o lixo de cima e você sentirá a glória de Deus invadir o seu ser de uma maneira gloriosa e preciosa. Deixe Deus operar, deixe Deus agir. A minha oração, hoje e sempre é que, se você se afastou, volte, irmão, volte, porque há de ser muito bem recebido, para honra e glória de nosso Pai.

[ [1] ] ii coríntios 4:7

[ [2] ] I Pedro 1:18 (arc)

[ [3] ] João 14:17p.

[ [4] ] João 14:18.

[ [5] ] João 15:26.

[ [6] ] Salmos 40:3.

[ [7] ] João 7:38 (e 39), referindo-se a Isaías 44:3.

[ [8] ] Jeremias 18:1-4.

[ [9] ] Romanos 11:29.

[ [10] ] Lamentações 3:22.

[ [11] ] Lucas 19:10.

[ [12] ] hebreus 12:29.

[ [13] ] Atos 2:3; Zacarias 2:5 (modificado).

[ [14] ] Lucas 15:16 (arc).

[ [15] ] Salmos 122:1.

[ [16] ] Salmos 84:10.