19 3234 9317 ibicamp@ibicamp.com.br

VOCÊ É IMPORTANTE PARA DEUS

O Criador sabe

Queremos agora dirigir ao seu coração algumas palavras sobre o fato de que Você é importante para Deus. Cada uma de Suas criaturas o é. No Livro do Profeta Jeremias, capítulo primeiro, versículo cinco, encontramos a Palavra de Deus dizendo: Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e antes que saísses da madre, te consagrei e te constituí profeta às nações. “Antes –– veja só –– que Eu te formasse no ventre materno, Eu te conheci, e antes que saísses da madre, te consagrei e te constituí profeta às nações.” Através deste texto bíblico constatamos que dentro da omnisciência divina, Ele já nos conhece mesmo antes que tenhamos chegado a este mundo. Ele já sabia quem nós seríamos. Ele sabia o que você iria fazer na face da terra. E qual é o local, o lugar e o plano que Ele tem para a sua vida.

 

Há um propósito para cada criatura

Uma das coisas que eu quero declarar para você, neste momento, é que ninguém vem a este mundo sem um objetivo, sem um plano específico de Deus, sem que Deus tenha qualquer sentido ou significado para a sua vida. Deus jamais permitiria que você palmilhasse este mundo, que você viesse aqui à terra simplesmente para nascer, viver e morrer. Não, eu quero que você entenda que antes que você fosse gerado no ventre materno, você já fazia parte dos planos de Deus. Da vontade de Deus. No salmo cento e trinta e nove, o salmista declara algo realmente impressionante com respeito à nossa vida, com respeito àquilo que é o plano ou o projeto de Deus para a nossa vida. Tome a sua Bíblia, localize este salmo para habituar-se ou, se preferir, apenas acompanhe a leitura na transcrição a seguir. O versículo treze deste salmo diz: Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e entretecido, como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. Verifique novamente o que diz este versículo dezesseis: Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles ainda havia.

 

Qual é o propósito de Deus?

Meu prezado amigo leitor,  isto aqui nos mostra o plano e o projeto que Deus tem para a minha e para a sua vida, para a vida de todos nós, que estamos no mundo, aqui na terra. Isto nos mostra que Deus, antes que colocasse a você e a mim na terra, já tinha um projeto para nossas vidas. Agora, se você tivesse acesso a este livro de Deus, à página em que está o seu nome escrito ali, você poderia observar com toda a clareza que jamais Deus tem, nas páginas do Seu livro, algo de ruim escrito a seu respeito. Você não vai encontrar na página que Deus escreveu a seu respeito que você iria ser um miserável, um cachaceiro inveterado, um violento, e que você acabaria os seus dias atrás das grades. Ou que você seria um criminoso, um pária da sociedade, um desespero para a sua família, ou para a igreja, para as autoridades. Você jamais encontraria, no livro de Deus, qualquer coisa nociva ou ruim com respeito à sua vida. Porque quando nós lemos a Bíblia, encontramos o seguinte: Eu é que sei que pensamentos tenho a teu respeito [ [1] ]. “Eu é que sei que pensamentos tenho, Eu tenho pensamentos de vida para você! Eu tenho pensamentos e projetos de bênçãos para a sua vida!” Quando Deus projetou você e a sua vinda ao mundo, Ele projetou o melhor possível. Ele jamais traria alguém a este mundo para que viesse a ser um desespero para a sociedade e para a sua própria vida, jamais! A vontade de Deus é justamente a nossa santificação. O desejo de Deus é que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade [ [2] ]. Mas, por que é que você sofre? Por que o mundo sofre? Por que as pessoas vivem em desespero? Por que a sociedade está do jeito que está? Não é porque Deus tenha projetado isto, é porque os homens preferem viver à margem da vontade divina, os homens preferem virar a página que Deus escreveu e escrever a sua própria página. E quando o homem quer dar curso à sua vida, não tem a humildade suficiente para buscar a vontade de Deus para a sua vida, ele procura fazer a sua própria vontade. E a vontade do homem, sabe qual é? Grandeza, riqueza, glutonaria, estas coisas que o mundo oferece, os prazeres efêmeros deste mundo.

 

O que acontece quando o homem despreza o Criador?

Então o homem começa a querer escrever a página da sua própria vida, a dar curso ao seu próprio destino e traçar o seu caminho, e diz a Bíblia Sagrada que “há caminhos que a princípio parecem caminho de vida, mas no fim, são caminhos de morte” [ [3] ]. Se o homem andar sem a bússola divina, sem o mapa do viajor celestial, se o homem andar sem o norte estabelecido por Deus, ele jamais conseguirá chegar onde Deus quer que chegue! É preciso que você entenda que você não veio ao mundo para ser um perdido ou um sofredor, um trapo de imundícia, jogado debaixo de um viaduto, ou mesmo na mendicância, ou sofrendo atrás de uma prisão, de uma penitenciária, ou numa cama, doente, pelo resto da sua vida imobilizado numa cadeira de rodas. Isto nunca foi plano de Deus! Nunca foi projeto de Deus, mas infelizmente o pecado tem o seu prazer, o pecado tem o seu colorido, o pecado tem a sua atração, e as pessoas preferem dar as costas à santidade projetada por Deus, e fazer a sua própria vontade. Conclusão: aí está a dor, aí está o sofrimento. Aí estão as lutas, os dissabores da vida. Muitas pessoas na face da terra que hoje estão com vinte anos, trinta anos, quarenta, cinqüenta anos, alguns já estão terminando a sua existência aqui neste mundo e nunca tiveram a coragem de abrir uma Bíblia Sagrada, para conhecer qual é o plano de Deus para a sua vida, a vontade de Deus para o seu coração. Há pessoas que não sabem nem o que é uma Bíblia Sagrada. Apesar de vivermos num país como o Brasil, um dos maiores produtores de Bíblias do mundo, mesmo assim aqui vivem pessoas que nunca leram a Bíblia Sagrada. Para elas a Bíblia é um livro chato, é um livro ininteligível, um livro que não se compreende; preferem ler uma revista “Playboy”, ler um livro imoral, assistir a um filme obsceno, do que ir para páginas da Bíblia e procurar qual é a vontade de Deus para a sua vida. Não, isso ele não quer. Esse é um livro religioso, esse é um livro cheio de enigmas, é um livro cheio de ordens, e as pessoas jamais querem ouvir o que Deus tem para a sua vida. Qual é o projeto, qual é o plano, qual é a atividade que Deus tem para você. As pessoas não querem; então fecham a Bíblia, colocam-na na estante da sua casa, e ali fica empoeirada por toda a vida daquela pessoa. E haja sofrimentos, e haja lutas, e haja os dissabores da vida, porque os homens deram as costas para Deus.

 

Deus não é indiferente às ações dos homens

Eu quero que você observe aqui o que nós encontramos na Carta do Apóstolo São Paulo aos Romanos, no capítulo primeiro, a partir do versículo dezoito. Olhe só o que diz aqui a Bíblia Sagrada: A ira de Deus se revela do céu, contra toda a impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça. A ira de Deus! Por que é que Deus vai se irar contra uma pessoa dessa natureza, hein? Justamente porque deram as costas para Ele. Para a Sua vontade. O versículo dezenove continua: Porquanto, o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Deus lhes manifestou qual é o Seu plano, a Sua vontade, a Sua grandeza. Você sabe quem é Deus. Basta você olhar para a criação, basta você olhar para a natureza. Basta você olhar para esse universo e você vai ver que por trás dele existe a mão potente de um Criador. Em seguida, diz o versículo vinte: Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis. Não tem desculpa, meu filho. “Ah, eu não conheço Deus, eu não sei quem é Jesus” –– você não sabe, não porque você não pode, mas porque você não quer saber! Porque Deus Se manifesta em todos os lugares deste universo através da criação! Deus não é a natureza, Ele é o Autor da natureza. Então, pela natureza, você pode observar a potente mão de um Criador. Isto aqui não é obra de acaso. Deixe essa teoria de Darwin de lado, isso não passa de uma teoria sem fundamento, e verifique que por trás de tudo está a potente mão de um Deus sábio, inteligente e magnífico, que criou todas as coisas e as sustenta pelo Seu poder. Porquanto –– diz aqui o versículo vinte e um –– tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos –– olha o que diz a Bíblia –– e mudaram a glória do Deus incorruptível, em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. Veja só! Veja o que o homem acha que Deus é.

 

O pecado separa o homem de Deus

Você se lembra quando Deus, com potente mão, tirou o povo da terra do Egito? Que chegaram no Monte Sinai? Enquanto Moisés subia ao monte, o povo lá embaixo fazia um bezerro de ouro; depois que o bezerro foi feito, eles disseram: “Eis, Israel, aí está o vosso deus” [ [4] ], comparando Deus com um bezerro, com um quadrúpede. Isto é uma afronta a Deus! E ainda hoje muitas pessoas cambam para o meio da idolatria, colocam no andor um objeto e dizem: “Eis aqui o meu deus!” Deus não se troca por um objeto que tem boca mas não fala, tem olhos mas não vê, ouvidos mas não ouve, tem mãos mas não apalpa. O nosso Deus é um Deus que vê, ouve e age! O Profeta Isaías diz: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar, e nem agravado o seu ouvido, para que não possa ouvir, mas são os vossos pecados que fazem separação entre vós e o vosso Deus [ [5] ]”. Precisamos entender isso. Não mude, meu filho, não tente mudar. Deus é espírito, como Ele afirmou àquela mulher samaritana, Deus é espírito, e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade [ [6] ]. O plano que Deus tem para você é que você O glorifique, você O adore, porque você foi feito justamente para o louvor da Sua glória [ [7] ]. Entenda isso.

 

Como importa que os homens adorem o seu Criador

Agora observe aqui como os homens vão trocando as páginas daquele livro do salmo cento e trinta e nove. Aquela página que foi escrita a seu respeito. Está nas páginas da Bíblia todo o projeto que Deus tem para o homem. Tudo aquilo que Ele deseja para a Sua vida, encontra-se aqui nas páginas deste livro magnífico. Mas o versículo vinte e quatro do primeiro capítulo de Romanos diz o seguinte: “Por isso Deus entregou, por isso Deus entregou.” Deus entregou o que? Deus está mostrando o plano que Ele tem para a sua vida. Deus está mostrando a vontade que Ele tem para a sua vida. Deus está mostrando o projeto magnífico que Ele tem para você. Você que foi escolhido desde o ventre materno, tudo a seu respeito está escrito no livro de Deus. Como se dissesse: “Você não quer, meu filho? Você não quer andar de acordo com o plano que Deus tem para a sua vida?” Então diz aqui: Por isso Deus entregou tais homens à imundícia, pela concupiscência do seu próprio coração, para desonrarem os seus corpos entre si, pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo à criatura, em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! Deus fez você para o louvor da Sua glória. Deus declara que Ele é espírito, e importa que aqueles que o adorem, adorem-No em espírito e em verdade. Mas você prefere pegar um pedaço de gesso, ou de pau, e colocar debaixo do seu braço, levar para sua casa, fazer um andor e começar a adorar aquele objeto de ferro, de pau, de bronze, de ouro, de prata, de qualquer coisa; ou um quadro, uma figura. Quando a Bíblia declara simplesmente que Deus é Espírito; mas você prefere adorar um pedaço de pau, um pedaço de gesso, alguma coisa qualquer! Isto aqui está na Bíblia, meu filho! Os homens mudaram.

 

Efeito da orientação desprezada

É como aquele caso que o pai orientou: “Meu filho, vá para a escola porque, estudando, você pode ser um advogado, um engenheiro, um médico –– você vai ser aquilo que acha que deve ser.” Mas o menino sai de casa e não chega na escola, fica no meio da rua jogando bola, jogando “snooker”, indo para o “videogame”, e o tempo passa. E daqui há pouco se torna um mendigo, aí pela rua, por que? O pai dele que quis assim? Não, foi ele que escolheu esse caminho. Deus o fez para o louvor da Sua glória. Deus tem planos magníficos para a sua vida. Mas você abandona Deus. E diz aqui: Deus entregou. Quer viver na idolatria, quer? você quer fazer papel de tolo, quer? Você quer fazer um sacrifício de tolo [|[8]|], quer? Ajoelhando-se diante de um pedaço de pau, quer? O problema é seu, meu filho. O problema é seu, você que quer assim.

 

Eu presenciei algo interessante num destes dias, quando uma pessoa chegou-se a um irmão nosso, em cujo veículo estava um adesivo dizendo assim: “Cem por cento Jesus”. A pessoa perguntou àquele irmão: “Por que você colocou aqui cem por cento Jesus?” Ele respondeu: “Ah, é porque vocês dão dez por cento para o Fulano, dez por cento para o Joaquim, dez por cento para o Antônio, dez por cento para o Pedro, dez por cento para o Paulo, e nós vamos diretamente cem por cento em Jesus Cristo.” A nossa oração é canalizada diretamente ao nosso Deus. Nós não precisamos de intermediários, não precisamos de intercessoras, porque diz a Bíblia que só existe um intercessor entre Deus e os homens, que é Jesus Cristo, o homem [ [9] ]. Ele sim, é este intercessor que desceu do céu, glória a Deus! Mas os homens mudaram, e querem viver na idolatria. Então Deus entregou, diz aqui a Bíblia.

 

O julgamento vem!

O versículo vinte e seis do capítulo primeiro de Romanos também declara: Por causa disso os entregou Deus –– veja, pela segunda vez, hein? –– os entregou Deus; no versículo vinte e quatro, “Deus entregou”; no versículo vinte e seis, por causa disso, os entregou Deus a paixões infames, porque até as suas mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outra contrária à natureza; semelhantemente os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo em si mesmos a merecida punição do seu erro! Veja o que a Bíblia está dizendo para nós, está dizendo aqui para você! Quando você olha para a Bíblia Sagrada, no Livro de Gênesis, ali está escrito que Deus os criou macho e fêmea, a família começa com um homem e uma mulher. E prossegue na procriação, vindo filhos. Ninguém jamais há de ver um homem gerar uma criança na vida de outro homem, tendo relações sexuais com esse outro homem. Isto é abominação a Deus, é abominação ao Senhor! Isto aqui significa pisar na Bíblia Sagrada! E nós estamos vivendo numa época em que os homens estão querendo formalizar o casamento homossexual. Eu jamais votarei numa pessoa que venha a sancionar uma lei como esta! E você sabe quem começou esse projeto de casamento homossexual. Você sabe qual foi a deputada que elaborou esse projeto; e o escangalho começou na casa dela, desmantelou sua família, aí está o marido para um lado, está a mulher para outro, estão os filhos jogados em outros lugares por aí, por que? Ninguém zomba de Deus, queridos! Ninguém zomba do Senhor! Aquilo que o homem semeia, isso também ele ceifa! Nunca foi projeto de Deus que homem se casasse com homem, e que mulher vivesse com mulher. Ele criou macho e fêmea, Ele criou o casal, Ele criou a família, mas os homens criaram a abominação a Deus, que são essas uniões homossexuais. Este mundo está prestes a passar por um julgamento muito grande, muito severo. o primeiro grande julgamento da História aconteceu no Dilúvio, você se lembra? E sabe por que veio o Dilúvio? Sabe por que veio aquele julgamento? Porque toda a carne havia se corrompido. A cidade de Sodoma e Gomorra foi destruída, justamente por que? Porque todos os homens haviam se corrompido na sensualidade, no homossexualismo, e Deus não aceita isto. E o mundo em que estamos vivendo está caminhando para este funil; mas o julgamento divino está se aproximando. Porque a imoralidade campeia, e isto é uma afronta, é uma abominação a Deus. O nosso apelo às autoridades é que abram os olhos para estas coisas, não se deixem levar por uma ação pecaminosa de pessoas que querem viver na sua sensualidade. Quer viver, vá para sua casa e se amancebe com alguém; mas sancionar uma lei, ratificando um pecado, isto é trazer juízo sobre a nação. Essas coisas nunca foram projeto de Deus, nunca. Estamos vivendo dias difíceis, dias cruéis, precisamos ter um cuidado muito grande.

 

Agora veja o versículo vinte e oito, mais uma vez. Diz aqui a Bíblia que o próprio Deus os entregou: E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda a injustiça, malícia, avareza e maldade, possuídos de inveja, homicídios, contenda, dolo e malignidade, sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem. Jamais estas coisas terão o respaldo de crentes sinceros. Jamais a abominação destas leis receberão o endosso de homens que têm um compromisso com Deus, como você e eu. Não é esse o plano que Deus tem para a vida do homem. Não é esse o plano de Deus, jamais será possível formar uma família de homem com homem e de mulher com mulher. De onde é que vem a procriação, de onde é que vem a disseminação da espécie? Isto é abominação, diz a Bíblia Sagrada, por haverem desprezado o conhecimento de Deus.

 

O que lhe diz sua consciência?

Como você pôde observar aqui no versículo vinte e oito da nossa meditação no primeiro capítulo de Romanos, que por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou –– o próprio Deus os entregou por haverem desprezado o Seu conhecimento. Irmãos queridos, meus prezados amigos leitores, vocês que têm um problema desta natureza na sua vida, seja de homossexualidade, seja de idolatria, você que tem um problema de falta de santidade na sua vida –– você sofre isto, não é porque você não saiba da verdade; você conhece o que é certo, o que é correto, sua própria consciência lhe mostra a abominação que você está cometendo. Eu duvido que você faça qualquer prática homossexual e saia dali gritando “glória a Deus, aleluia!” Jamais! Você sai dali com uma depressão, você sai de um ambiente ou de um ato desta natureza deprimido, porque você sabe que está cometendo um ato pecaminoso na sua vida. Você sabe que está causando vergonha para a família, para a sociedade e para a sua própria vida, você sabe disso! Não sou eu que estou falando, é a Bíblia, neste versículo vinte e oito. Se você quiser falar contra mim e me condenar, você vai ter que condenar Quem me mandou falar ou quem escreveu o que está registrado aqui na Bíblia, no versículo vinte e oito: E por haverem desprezado o conhecimento de Deus. Você tem conhecimento das coisas e sabe o que é certo e o que é errado. Você está agindo errado, conscientemente. A isso pergunta a Bíblia: “Você quer viver errado?” E responde: “Então o próprio Deus os entregou –– Deus entrega; você quer viver assim, então viva –– a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes.” Os homens sabem o que estão fazendo. Eles sabem que estão incorrendo no erro, que estão se insurgindo contra Deus, que estão pisando na Palavra do Senhor, eles sabem qual é a vontade de Deus para a sua vida.

 

A opção errada do homem

Existe a vontade diretiva, a santidade, a purificação, o céu e a glória eterna; mas se o homem escolhe o pecado, a miséria e o inferno, é porque ele quer. Não que Deus o mande fazer isso. Nós encontramos Deus falando ali com Jeremias: “Antes que tu foste formado no ventre materno, eu te escolhi.” Isto aqui, meu querido, não é uma prerrogativa de Jeremias, não; é sua também. Deus escolheu-o desde o ventre materno, Ele o escolheu e tem um plano magnífico para você neste mundo. O plano que Deus tem para a sua vida, você não pode avaliar. É incalculável a grandeza daquilo que Deus tem para fazer por seu intermédio. Mas quem vive na lixeira, se você vive atolado no pecado, não significa que Deus o tenha empurrado para lá, não. Deus não mandou você ir para lá; você foi para lá porque você quis. A estrada ou o caminho que Deus lhe mostra é estreito, mas seguro; mas se você prefere a estrada larga do mundo, saiba que o fim é a destruição! Mesmo que você tenha escolhido a estrada larga, ainda existe a oportunidade de voltar ao verdadeiro caminho que Deus traçou para você. O salmo cento e trinta e nove declara que tudo foi escrito a seu respeito naquele livro, e o que Deus escreveu sobre a sua vida, Ele só escreveu coisas boas. O projeto que Deus tem para você é magnífico. Se você tivesse acesso àquele livro divino, à página em que está o seu nome, você leria ali bênção, santidade, pureza, paz, tranqüilidade, sucesso em tudo, bênção na família, bênção no emprego, bênção nas finanças, bênção na sociedade –– isso tudo está traçado para a usa vida nesse livro de Deus. Mas você resolveu fechar a página e criar a sua própria página.

 

Estamos hoje na época da Internet, em que cada um cria a página que quer. E existem aqueles que criam páginas para beneficiar a sociedade, páginas científicas, páginas construtivas; mas há também aqueles que preferem criar páginas de pedofilia, cheias de imoralidade por todos os lados, de perversidade, e é justamente isso que está acontecendo com o coração de muitas pessoas. Que em lugar de ir para aquela página que Deus criou, para que fosse bem-sucedido, resolve criar a sua própria página. Então diz aqui o versículo vinte e quatro de Romanos, capítulo primeiro: por isso Deus entregou; verso vinte e seis: entregou Deus; versículo vinte e oito: o próprio Deus entregou. Você quer viver do jeito que bem entende? Então Deus entrega. Siga o curso da sua vida. Eu só quero porém dizer uma coisa. Aquilo que o homem semeia, isto ele ceifa [ [10] ]. O dia da colheita vem, e se aproxima, e esse dia está próximo. Você pode viver do jeito que quiser. A vida é sua, meu filho, o prazer é seu, meu caro. Depois que você completa os seus dezoito anos, você pode fazer da sua vida o que você bem entender. Você é maior de idade. Você é responsável perante as leis, perante a sociedade, então você pode fazer o que quiser da sua vida. Quer plantar bananeira no meio da rua, aí, quer? Você pode fazer isso, não tem problema. Você quer pular lá de cima de um prédio? Isso é problema seu. É você que escolhe o curso da sua vida. Você quer ter uma família abençoada? É você que escolhe. E também escolhe se quiser ter uma família pervertida, se preferir levar a vida no mundo da perversão, da imoralidade, do pecado. Agora, há uma coisa. Aquilo que você plantar, creia, com absoluta certeza, isso você vai colher. E o dia da colheita está se aproximando.

 

Sofrimento inevitável

Mas sabe qual é a vontade de Deus para a sua vida? É a santificação. Que você se abstenha da prostituição, esta é a vontade de Deus para a sua vida. E você precisa ter um cuidado e um carinho muito grande. Agora, aquelas pessoas que têm escolhido viver ao lado de Deus, aquelas pessoas que entenderam qual é o plano de Deus para a sua vida e querem agir de acordo com a vontade do Senhor, estas pessoas com toda a certeza estão seguindo o curso desta vida e, é claro, sujeito às intempéries próprias da caminhada, mas sabem que estão dentro de um plano previamente estabelecido por Deus. Não podemos evitar o clima que nos cerca, em essência a própria conseqüência do pecado. E isto não quer significar que os nossos irmãos na fé que estão sofrendo estejam em pecado, não. É porque nós estamos no meio de um fogo cruzado.

 

A esperança na proteção de Deus

Um dia desse observamos um cidadão que ia passando num veículo, num bairro, na hora que começou um tiroteio. Ele não tinha nem revólver no seu carro. Mas foi atingido pelas balas perdidas que passavam por ali no momento. Na caminhada da nossa vida estamos no meio de um fogo cruzado, e os problemas causados pelos outros muitas vezes nos atingem, na jornada da vida que vamos percorrendo. Um cidadão lá em Brasília faz uma desonestidade, pega o dinheiro e some com ele para outros campos, lá fora. Envia para o paraíso fiscal dele, bem entendido, e nós, que não temos nada com esse roubo, ficamos padecendo aqui. Vemos um INSS falido, um sistema de saúde pública falido. Quem foi que faliu? Eu, você? Não, mas a falência vem por meio daqueles elementos que desviam o dinheiro da sociedade. Então estamos no meio de um fogo cruzado, mas firmes a uma certeza: que estamos dentro da vontade de Deus. A Bíblia Sagrada declara em Hebreus, no capítulo primeiro, versículo catorze, que quem está dentro da vontade de Deus, a primeira coisa que acontece é a assistência celestial: Não são todos eles –– os anjos –– espíritos ministradores enviados para serviço a favor daqueles que hão de herdar a salvação? Olhe bem: nós temos, em primeiro lugar, que estar dentro do plano de Deus; quem está dentro de um projeto divino, é bem guardado, bem orientado, bem protegido, e bem guiado; porque diz ali Hebreus, capítulo primeiro, versículo catorze, “os anjos são espíritos ministradores encarregados de ministrar em favor daqueles que hão de herdar a salvação”. Você que é salvo, já aceitou Jesus como Salvador, você tem Jesus em primeiro plano em sua vida. Então fique certo que os anjos do Senhor ministram em seu favor. E o salmista, no salmo noventa e um, versículo onze e doze, diz que “Ele dá ordem aos Seus anjos, a teu respeito, para que não tropeces em pedra”. Aí estão os ministros de Deus, os anjos celestiais, guardando o Seu povo, os Seus filhos, os Seus obreiros, guardando os cristãos que querem fazer a vontade de Deus. Porque eles sabem que à medida que você quer fazer a vontade de Deus, o inimigo não vai descansar. Ele vai bombardear, vai largar os seus dardos inflamados contra todos aqueles que estão querendo fazer a vontade de Deus. Mas a Bíblia Sagrada afirma que “Ele dará ordem aos Seus anjos a teu respeito, para que não tropeces em pedra”; Ele dá ordem às regiões celestiais, às hostes angelicais para que guardem os filhos de Deus que estão palmilhando esta terra cheia de dados inflamados, mas guardados debaixo da potente mão de Deus. Louvado seja o nome de Jesus para sempre!

 

A trajetória de Jacó

O salmista ainda declara que o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra [I[11]I]. Estamos no meio de um mundo infestado. Os problemas estão por toda a parte, as forças malignas mobilizam-se, mas os anjos do Senhor estão acampados em nosso redor para nos guardar e livrar. Há horas que eu fico pensando naquela história de Jacó. Jacó, você sabe, era uma pessoa cheia de falhas e defeitos. Enganou a mãe, enganou o pai, enganou o irmão, enganou o tio, enganou todas as pessoas que encontrava pelo caminho. Ele queria usufruir dos seus lucros. Mas Deus tinha um plano na vida daquele homem. Aquele trapalhãozinho, Deus tinha um plano na vida dele. E aquele homem, onde chegava, quando colocava sua pedra para dormir, ao relento, na rocha, na montanha, o que é que acontecia? Imediatamente os anjos colocavam a sua escada e começavam a subir e a descer onde Jacó estava [ [12] ]. Veja só o cuidado que Deus tinha com aquele homenzinho. O plano que Deus tinha para aquele homem envolvia esta proteção especial da parte dos céus sobre a vida dele. Mais adiante Jacó vai passando e ele vê um exército inteiro, e ele chama aquele lugar de Maanaim [ [13] ]. Maanaim quer dizer o que? O acampamento dos anjos. Aonde Jacó estava, os anjos estavam acampados. Pois a Bíblia diz que “o anjo do Senhor acampa-se ao redor daqueles que O temem e os livra”. Justamente isso. Sabe por que? O cuidado que Deus tinha na vida de Jacó? O cuidado que Deus tem na minha vida e na sua? É porque Jacó trazia em si a semente das doze tribos de Israel. As doze tribos de Israel não teriam surgido no mundo se Jacó não existisse. Pois foi dele que surgiram os doze patriarcas, as doze tribos. E foi dele que surgiu a grande nação de Israel. Então Deus guardava aquele homenzinho com unhas e dentes, porque nada de mal poderia acontecer com ele.

 

Descubra o Plano de Deus para sua vida

Pois bem, você que também está dentro do plano de Deus, verifique que você traz dentro de si a semente divina, a semente para a implantação de uma igreja, para a salvação de uma alma, para um trabalho missionário, para um trabalho evangelístico, você traz dentro de você uma semente magnífica, que envolve o plano de Deus, e Deus não quer que nada de mal aconteça na sua vida. Louvado seja o Seu santo nome! Deus tem planos extraordinários para você, Deus tem planos grandiosos para a sua vida, louvado seja Deus! E Ele não quer que nada de mal lhe aconteça! Louvado seja o nome do Senhor! Você já descobriu a página do seu livro na Bíblia, já? Você já descobriu a página do Livrão para você? Já? Quando você lê a Bíblia Sagrada, você descobre o que Deus escreveu a seu respeito. E quando você descobre a vontade de Deus, você começa a caminhar dentro dessa vontade, que é a santificação. A vontade de Deus é a sua santificação. Que você se abstenha da prostituição. Esta é a grande vontade, este é o grande plano de Deus, porque o restante Deus vai fazer cumprir na sua vida.

 

Aceite a orientação do Espírito

Agora eu quero falar para você mais uma coisa. Que independentemente daquelas pessoas que estão observando a página desse livro e sabem qual é o plano que Deus tem na sua vida, estas pessoas procuram viver dentro da vontade de Deus. E a primeira coisa que nós temos é essa proteção especial, para que nada de mal lhe aconteça, pois Ele dá ordem a Seus anjos a seu respeito, para que você esteja guardado e não tropece. A segunda coisa que você vai observar está nos versículos dezesseis e dezessete do capítulo catorze do Evangelho de São João. Diz ali Jesus: “Enviarei o Consolador, o Espírito da verdade, que o mundo não conhece e nem pode conhecer. Mas vós o conheceis porque Ele estará convosco e em vós”. Veja, a presença do Espírito Santo na vida do homem, na minha vida, faz a diferença; a presença do Espírito Santo na vida do cristão vai fazer a diferença, porque o Espírito Santo nada mais é do que o próprio Deus na nossa vida, habitando na nossa vida. Verifique que isso significa que você agora é templo do Espírito Santo que habita em você! Independentemente dos anjos que o guardam, o Espírito Santo está na sua vida, habitando em você! Você agora é templo do Espírito Santo. E o projeto de Deus para a sua vida é um projeto magnífico, é um projeto lindo. Como disse Jesus, “quando Ele vier, Ele vos ensinará e vos guiará em toda a verdade.” Aqui está a terceira bênção magnífica para aqueles que já descobriram a vontade de Deus e procuram andar de acordo com o Seu plano: você agora passa a ser iluminado, guiado, dirigido, lembrado e… praticamente você vai receber as lições diretamente do Espírito Santo. “Ele vos guiará em toda a verdade e vos ensinará todas as coisas.” Você tem dentro de você este Mestre amado que nada mais é do que a presença do Espírito Santo de Deus na sua vida! Que bênção, não é? Que maravilha, não? Que coisa espetacular! É você procurar nesse livro, a vontade de Deus para a sua vida. E você vai ser altamente beneficiado e abençoado por Deus em todos os sentidos, e em toda a sua jornada, por toda a sua existência.

 

Uma advertência em amor

Porém eu quero voltar um pouquinho à minha mensagem aqui atrás. E falar com aquele grupo que está em Romanos, aquelas pessoas que, infelizmente, iludidas por Satanás, escolheram o caminho da idolatria, da homossexualidade, ou de outra coisa pervertida –– essas pessoas que escolheram esse caminho, observem esta pequena ilustração. Certa ocasião eu estava viajando, e quando cheguei em determinado ponto, notei que me achava numa estrada errada. Parei num posto da Polícia e perguntei ao oficial qual era a estrada Fulano de Tal. Ele explicou-me: “Olhe, o senhor tem de voltar naquela bifurcação lá atrás e pegar a estrada da direita.” Então dei marcha à ré e meia volta no carro e andei vários quilômetros até aquela bifurcação, para poder pegar a estrada correta. Para você que escolheu ou enveredou por este caminho errado, pelo caminho pecaminoso, por este problema que está existindo agora, veja, é hora de parar. É hora de parar e perguntar para alguém qual é o caminho certo. E essa pessoa vai apontar Alguém que, por Sua vez, vai lhe mostrar o caminho verdadeiro. Esse Alguém com quem você vai se deparar é Jesus, que vai dizer: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, e ninguém vem ao Pai a não ser por mim [ [14] ]! Sim, meu querido amigo, nem tudo está perdido, Jesus Cristo é a solução para a sua vida! Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido! Ele veio buscar pecadores arrependidos, que querem experimentar esta nova vida que Ele tem e que Ele dá! É Ele que diz: Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei; tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas [ [15] ]! Sim, meu amado irmão, meu querido amigo, a oportunidade ainda está aberta para você! Jesus Cristo está presente, aonde você estiver, agora mesmo. Dobre os seus joelhos e receba Jesus como seu Salvador pessoal. Ele o ama e Ele o aceita do jeito que você é. E pode lhe dar força e transformar a sua vida e todo o seu viver. Glória ao nome de Jesus para sempre!

[ [1] ] Jeremias 29:11.

[ [2] ] I Timóteo 2:4.

[ [3] ] Provérbios 14:12.

[ [4] ] Êxodo 32:4.

[ [5] ] Isaías 59:1-2p.

[ [6] ] João 4:24.

[ [7] ] Efésios 1:12.

[ [8] ] Eclesiastes 5:1.

[ [9] ] I Timóteo 2:5. Um só mediador (…)

[ [10] ] Gálatas 6:7.

[ [11] ] Salmos 34:7.

[ [12] ] Gênesis 28:12.

[ [13] ] Gênesis 32:2.

[ [14] ] João 14:6.

[ [15] ] Mateus 11:28-29.